Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Accountability
Advertisements

Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
Pensando a governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo de Diálogo para a Macrometrópole Cid Blanco Jr Assessor Técnico para o Brasil Escritório.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
1 INESC: Principais Estratégias de Atuação para 2012 Assembléia Geral Brasília, 16 de abril de 2012.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
A atuação da/o Cientista Social na Defensoria Pública da União: Desafios e Perspectivas Socióloga Laura Zacher.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Programa de Cidadania Tributária Parceria Governo do Estado do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Audiência pública MP 684/2015 (Lei , de 31 julho de 2014)
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Oficina de planejamento das atividades do NEPEME para 2009 Florianópolis, novembro de 2008.
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Coordenador: Me. Guilherme Arruda Santos Chefe da Coordenadoria de Controle Interno Controladoria Geral do Estado – CGE/Pr.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Projeto

Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar

Contexto nacional e internacional: movimento pró-transparência Mapeamento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Florianópolis Fragilidade institucional, falta de profissionalização e pouca articulação entre elas Programa de Desenvolvimento Institucional para 32 OSCs Necessidade de reforçar avaliação, comunicação e prestação de contas Antecedentes Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar

O que é ? Portal de informações para promover a transparência de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que está sendo construído e será alimentado pelas próprias OSCs. Busca-se, assim, conceber uma plataforma interativa que apóie tanto as organizações participantes no seu desenvolvimento institucional, quanto os diversos interessados na sua atividade. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar

Para que está sendo criado? Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar Fornecer para a sociedade informações válidas sobre as OSCs e o setor, em interface com outros portais (tripé). Ampliar e melhorar o relacionamento e comunicação das OSCs com seus diferentes interessados (melhorar o diálogo). Contribuir para o desenvolvimento institucional das OSCs, promovendo reflexão e provocando mudanças nos seus valores e práticas em direção a uma maior transparência.

Para que está sendo criado? Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar Tornar as OSCs, suas causas, seu trabalho e resultados mais conhecidos e reconhecidos pela sociedade. Fortalecer a articulação e a atuação em rede entre os diferentes usuários da plataforma. Fazer da transparência no espaço público um ideal convocante (movimento pró-transparência).

Onde se inspira? Mecanismos de promoção de accountability já existentes: GRI, Indicadores Ethos, IBASE Portais já existentes em outros países: Guidestar: Charity Navigator: Keystone: Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar

Como está sendo criado? Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar Momento 2 Formação Construção de transparência (temas, meios e indicadores) 5 oficinas temáticas 8h cada Momento 1 Mobilização Sentido da transparência, para que e para quem 1 oficina de mobilização 16h Momento 4 Difusão Portal Transparência Concepção da plataforma Sistema de acompanhamento Momento 3 Assessoria e levantamento de dados Reuniões de acompanhamento e visitas Momento 5 Reconhecimento Marca Transparência Evento de lançamento Mídia

Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar “Não tenho um caminho novo, tenho apenas um novo jeito de caminhar” Thiago de Melo

Mobilização e envolvimento de diferentes parceiros: Instituto Guga Kuerten, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Instituto Voluntários em Ação, Unisul e Instituto Fonte, OAB/SC, CRC/SC. Articulação em curso com Ministério Público e Parceiros Voluntários. Envolvimento de 25 Organizações da Sociedade Civil e 50 gestores participantes. Essas OSCs pertencem a diferentes áreas de atuação e municípios da Grande Florianópolis. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar

Realização de oficina de mobilização e construção do marco conceitual e da matriz de transparência da plataforma e validação da mesma com as OSCs em encontros de acompanhamento: Apresentação do Portal Tansparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar Quem somos – identidade: De onde viemos, qual a nossa causa, quem nos governa e como? Como fazemos – gestão: Como gerimos nossos recursos, nossas pessoas e os nossos serviços? Com quem fazemos - parcerias: Com quem nos articulamos e qual a qualidade dessa articulação? O que fazemos – resultados: Quais os nossos principais resultados e impactos?

Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar Realização de 2 Seminários temáticos abertos ao público 22/06 e 20/07 : A Transparência nas ONGs: desafios e perspectivas. Participação de 68 pessoas. A Transparência na Prestação de Contas das ONGs. Participação de 60 pessoas.

Criação e implantação do blog do projeto no endereço: Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar

Realização de 03 Oficinas temáticas e criação em conjunto dos indicadores de identidade (causa, trajetória e governança) e gestão (recursos, pessoas e serviços) e do instrumento de coleta de dados. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar Concepção/programação da plataforma.

Apresentação do portal transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar MarcosDatas Lançamento do projeto09 de março Oficina de Mobilização22 e 23 abril Devolutiva às ONGs e diagnósticoMaio a julho Seminário temático 122 de junho Oficina temática 123 e 24 de junho Seminário temático 220 de julho Oficina temática 221 e 22 julho Seminário 3 Empresas & Comunidade 10 e 11 de setembro Oficina temática 326 de Agosto Oficina temática 430 de Setembro Oficina temática 528 de Outubro Visita para validação de indicadoresNovembro Oficina 4 de fechamento e avaliação24 e 25 novembro Treinamento portalA definir Programação

Apresentação do portal transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar Sendo um voluntário do projeto (Basta acessar procurar pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis) Acessando o Blog e participando das discussões Ou simplesmente... Divulgando a iniciativa. Como participar

Conheça e faça parte! Informações MUITO OBRIGADO!