CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Plano de Trabalho Docente
Fundamentação teórica e o Estado-da-Arte em Gestão do Conhecimento
Máscaras Africanas.
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Disciplinas do curso 06mar2008
ARQUITETURA E URBANISMo
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Curso Técnico em Meio Ambiente
ARQUITETURA E URBANISMo
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Currículo por Competências e Habilidades.
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONTEÚDOS: 1º BIMESTRE O Feudalismo
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Autoavaliação Institucional e a CPA
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Ciência e tecnologia no ensino médio
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
Perguntas de Modelação
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
Origem do Museu Moderno
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação ( ) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.
Patrimônio cultural.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Documentos e Propostas legais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA

CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos -Formação em: a)Tronco comum em Ciência da Informação (em conjunto com Biblioteconomia e Arquivologia) b) Tronco específico em Museologia c) Formação específica em museus de arte, museus históricos e museus de ciência

Atividade profissional A atividade profissional em museologia é regulamentada pela Lei 7287 de 18/12/1984. O profissional tem, como campos de atuação, os mais variados tipos de museus: museus de arte, museus de ciências e museus históricos são os mais comuns. Há ainda a possibilidade de atuação em museus etnográficos, museus temáticos, museus étnicos, museus de empresas, museus comunitários. É possível trabalhar em instituições museais (os museus propriamente ditos) ou na musealização de determinada atividade, território ou bem cultural. É possível ainda se trabalhar na perspectiva de museus com ou sem acervos, museus públicos e privados. As possibilidades de atuação são enormes.

Competências e habilidades Compreender o Museu como fenômeno que se expressa sob diferentes formas, consoante sistemas de pensamento e códigos sociais; Interpretar as relações entre homem, cultura e natureza, no contexto temporal e espacial; Intervir, de forma responsável, nos processos de identificação, musealização, preservação e uso do patrimônio, entendido como representação da atividade humana no tempo e no espaço; Realizar operações de registro, classificação, catalogação e inventário do patrimônio natural e cultural; Planejar e desenvolver exposições e programas educativos e culturais.

Habilidades e competências em Ciência da Informação 1. Fundamentos teóricos e metodológicos, com o objetivo de dar o adequado embasamento conceitual para a vivência científica do aluno nas diversas atividades do curso; 2. Fundamentos sociais e culturais, que busca a formação crítica e humanística dos alunos e a importância de se considerar os contextos culturais e a função social dos museus e das atividades museais; 3. Gestão de unidades de informação, que visa à formação de competências para o gerenciamento dos recursos, organização das atividades, desenvolvimento de exposições, planejamento e avaliação, entre outras;

Habilidades e competências em Ciência da Informação 4. Tecnologia da informação, com objetivo de possibilitar experimentos com museus virtuais e outras aplicações tecnológicas; 5. Estudos de usuários da informação, voltada para a compreensão dos públicos dos museus; 6. Fundamentos em organização da informação, voltada para a discussão dos critérios de catalogação, classificação e indexação dos acervos museais.

Campos de atuação – a diversidade da museologia

Museu de Artes e Ofícios

Museu Casa Guimarães Rosa

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Museu do índio

Instituto Cultural Inhotim (centro de arte contemporânea)