Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.

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Transcrição da apresentação:

Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS

Objectivos da Sessão → Apresentação da Profissional de RVC e do Grupo; → Formalização de entrada em processo – assinatura do compromisso; → Apresentação do Processo de RVCC – Etapas e Metodologias;

RVCC Escolar Nível Básico 4º Ano 6º Ano 9º Ano Nível Secundário 12º Ano

RVCC É… Educação Não-Formal de Adultos Referencial de Competências-chave Profissionais de RVC Formadores Áreas Adultos Sessões de Grupo Atendimentos Individuais PRA – Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

RVCC NÃO É… ESCOLA PROFESSORES AULAS ALUNOS/FORMANDOS PROGRAMAS TESTES NOTAS

EIXOS DE ACÇÃO R econhecimento (B.C.) V alidação C ertificação Competências

COMPETÊNCIA - conjunto de conhecimentos, capacidades, aptidões e atitudes adquiridas em situações específicas: - Sempre ligada à pessoa; - Articula-se sempre com a acção; - Transferível para novas situações.

PRINCÍPIOS DO PROCESSO RVCC  Confidencialidade  Respeito pelo ritmo próprio do adulto;  Aprendizagem ao longo da vida (em diversos contextos):  Formal  Não formal  Informal;

Etapas do Processo RVCC - Reconhecimento  Início de Processo : Formalização da entrada em processo; Apresentação das Etapas e Metodologias; Apresentação da estrutura do Referencial de Competências-chave;  Sessões para cada área de Competências-chave (CP, STC e CLC)  Sessão de Balanço das sessões de Reconhecimento  Balanço de Competências  Sessões de Formação Complementar (50h por adulto)  Atendimentos individuais  Validação de competências  Júri de Certificação (Parcial ou Total) Encaminhamentos

ETAPAS DO PROCESSO RVCC Validação de Competências Validação de Competências Encaminhamento PPQ FORMAÇÃO CERTIFICAÇÃO RVCC PARCIAL TOTAL FORMAÇÃO MODULAR PPQ FORMAÇÃO COMPLEMENTAR CERTIFICAÇÃO PDP

APRESENTAÇÃO DO REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE NÍVEL SECUNDÁRIO Referencial de Competências-Chave:  Instrumento a partir do qual se identificam as competências adquiridas em diferentes contextos de vida com vista à atribuição de uma certificação.  Permite estabelecer a ponte entre as experiências de vida dos adultos - traduzidas em competências - e uma certificação escolar.

Informações Úteis Duração do Processo: Não há um período de tempo definido. Língua Estrangeira: Obrigatoriedade de demonstração de domínio de língua estrangeira nos seguintes núcleos geradores: Equipamentos e Sistemas Técnicos; Saúde; e Saberes Fundamentais. Toda a documentação referente ao processo (contrato; Compromisso; Cronograma; Reflexão Autobiográfica; Referenciais de Competências-chave, etc.. ) Todos os que escolherem para a elaboração do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. Outros…

Informações Úteis  CNO-ESL –   https/cno.es-loule.edu.pt https/cno.es-loule.edu.pt  