Marketing Ambiental Carlos Freire 2016.1. Marketing Ambiental Carlos Freire 2016.1 Carlos Freire 2013 Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

Meio ambiente e desenvolvimento
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O que é Educação Ambiental?
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Empreendedorismo nas Empresas
Aula Inicial Carlos Freire 2013
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Profª: Cristiane M. Zanini
Faculdade de Educação de Costa Rica
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
Especialização em Gestão de Pessoas
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Ética e Responsabilidade Social
Gestão em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire 2013
Responsabilidade Socioambiental em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
  Bem vindos à Belas Artes  Bem vindos ao curso de Comunicação  Bem vindos ao 4º semestre  Bem vindos à disciplina  Administração em Publicidade.
Carlos Visão Global Social
Administração Mercadológica Programa de Pós-Graduação em Gestão Empresarial Copyright © 2010 Laury A. Bueno Labconsult™
DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Gestão em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire
Tópicos Especiais em Saúde
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE –
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Carlos Freire Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia
Práticas em Publicidade e Propaganda Carlos Freire –
Planejamento de Campanhas Publicitárias
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Economia e Análise de Mercado
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
Marketing Carlos Freire 2015
Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Planejamento de Campanhas Publicitárias Carlos Freire 2014
Marketing Carlos Freire Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação.
Tópicos Especiais Integradores I
Problema a resolver. Aula Inicial Carlos Freire 2013 Planejamento Estratégico de Marketing.
Aula Inicial Carlos Freire.
Marketing Carlos Freire 2014
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Professor Douglas Pereira da Silva
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Carlos Freire Aula Inicial. Carlos Freirewww.assessoriacommkt.wordpress.com Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Planejamento Estratégico
Carlos Freire Aula Inicial. Carlos Freirewww.assessoriacommkt.wordpress.com Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência.
Produtos, Marcas, Embalagens e Serviço. CARLOS FREIRE –
Competências Profissionais
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas CARLOS FREIRE –
-Aula 01- Conceitos de Design, Sustentabilidade e meio ambiente
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
Faculdade Piaget - Brasil
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Planejamento Estratégico Carlos Freire Planejamento Estratégico Carlos Freire Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/
Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM
Gestão de Marketing Carlos Freire
Transcrição da apresentação:

Marketing Ambiental Carlos Freire

Marketing Ambiental Carlos Freire Carlos Freire 2013 Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 –Hospital Santa Júlia – 2011 – 2013 Intrutor e Consultor SEBRAE Amazonas Professor Uninorte

Marketing Ambiental Carlos Freire

Marketing Ambiental Carlos Freire Ementa da disciplina Estudo conceitual do meio ambiente. Biosistema e ecossistema. Poluição e dimensão ambiental. Patrimônio histórico-ecologico. Desenvolvimento econômico versus desenvolvimento sustentável. Conservação de recursos naturais. Responsabilidade ecológica. Comportamento ambiental do ser humano.

Marketing Ambiental Carlos Freire Plano de Ensino Unidade I As questões Ambientais, a Sustentabilidade e o Marketing. A interface entre Consumo e Meio Ambiente. Sociedade, meio ambiente e desenvolvimento. Conceitos básicos do meio ambiente; Problemas ambientais globais (desertificação, desmatamento, erosão, etc.) e suas implicações no ecossistema; Ecossistemas mundiais, ecossistemas brasileiros e a questão ambiental;

Marketing Ambiental Carlos Freire Plano de Ensino UNIDADE II – A evolução do Conceito de Marketing. O conceito de Marketing Ambiental. Visão holística do planejamento e das variáveis do marketing ambiental;

Marketing Ambiental Carlos Freire Plano de Ensino UNIDADE III Agregando valor por meio do Marketing Sustentável: O produto Ecológico. O Preço dos produtos ecológicos. Distribuição no Marketing Ecológico. A comunicação Ecológica. Análise dos atributos do produto ecológico; variáveis do preço; diferenciais na distribuição; considerações especiais na promoção. Gestão Ecológica e Sistema de gestão ambiental - conceito e importância.

Marketing Ambiental Carlos Freire Plano de Ensino UNIDADE IV – A Marca Ecológica. Marketing Verde e os relatórios de Sustentabilidade. administrador e a problemática ambiental. O Marketing na Interface Empresa /Meio Ambiente. Análise do perfil do consumidor e suas características principais.

Marketing Ambiental Carlos Freire Avaliação Nota 1 e 3 –Trabalhos em sala de aula valendo 1 ponto –Seminário valendo 2 pontos –Prova escrita valendo 7 pontos Nota 2 –Avaliação interdisciplinar em conjunto com as demais disciplinas

Marketing Ambiental Carlos Freire Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Aprovação Nota1 + Nota 2 + Nota 3 >= 15 pontos (média 5) Aprovado Nota1 + Nota 2 + Nota 3 < 15 pontos (média < 5) Reprovado

Marketing Ambiental Carlos Freire Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Bibliografia Básica DAHLSTROM, Robert. Gerenciamento de Marketing Verde. São Paulo:Cengage Leraning, DIAS, Reinaldo. Marketing Verde: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas, BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2º. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

Marketing Ambiental Carlos Freire Bibliografia Complementar ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Gestão Ambiental: para o desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Thex, DIAS, Genebaldo Freire. Educação e Gestão Ambiental. São Paulo: Gaia, DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade ; Gestão ambiental responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação ; Educação ambiental uma metodologia participativa de formação. 2. ed. Petrópolis: Vozes PHILIPPI JR, Arlindo. Curso de Gestão Ambiental. São Paulo: Manole, 2004.

Marketing Ambiental Carlos Freire Premissas Básicas

Marketing Ambiental Carlos Freire Missão Adquirir conhecimentos sobre meio ambiente e qualidade de vida que possam ser aplicados ao Marketing Ambiental no cenário atual. Visão Os alunos egressos deste curso poderão competir no mercado de trabalho de forma diferenciada em função dos conhecimentos adquiridos. Valores Interesse, participação, comprometimento, interatividade, proatividade.

Marketing Ambiental Carlos Freire Blog: Conteúdo Acadêmico Uninorte/ Laureate Disciplinas Marketing Ambiental – Aulas Textos de Aulas Textos para leitura

Marketing Ambiental Carlos Freire Um pouco de história.

Marketing Ambiental Carlos Freire O Capitalismo surgiu paralelamente à Revolução Industrial que ocorreu na Inglaterra em meados do século XVIII. Marketing surgiu em meados do século XX, por volta de 1950, em consequência do fim da Segunda Guerra Mundial. As empresas que produziam armamentos passaram a produzir bens de consumo causando o desequilíbrio entre a oferta e a procura. Os capitalistas, donos das empresas, começaram a realizar estudos e desenvolver técnicas para reduzir o risco de encalhe de mercadorias e, consequentemente, de prejuízo.

Marketing Ambiental Carlos Freire Assim temos que os conhecimentos da área de Marketing foram desenvolvidos, a princípio, para solucionar problemas das empresas capitalistas, reduzir os prejuízos e aumentar o lucro. Com o passar do tempo percebeu-se que as ferramentas desenvolvidas pelo Marketing podiam ser utilizadas de inúmeras maneiras, inclusive de forma a obter, ao invés de lucro financeiro, lucro ambiental e/ou lucro social.

Marketing Ambiental Carlos Freire Na década de 1970, do século passado, o mundo passou pela primeira grande crise do petróleo, caracterizada pela escassez do produto em decorrência das divergências político-ideológicas com os produtores e pela constatação da limitação das reservas.

Marketing Ambiental Carlos Freire Com isso, a finitude dos recursos naturais que era, até aquele momento, de interesse exclusivo da comunidade científica, passa a ser assunto também das rodas de empresários e capitalistas.

Marketing Ambiental Carlos Freire Neste cenário, o marketing passa a ser visto como conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para as causas sociais. Chamado, a princípio, de Marketing Social, sofre adaptações para atender às necessidades de instituições sem fins lucrativos.

Marketing Ambiental Carlos Freire “ O marketing social é um dos novos desenvolvimentos promissores, pelos quais se espera aumentar a eficácia de agentes sociais de mudança, no sentido de proporcionarem as mudanças sociais desejadas.” (KOTLER, 1980, p. 569) Nesse cenário, também, passa a existir a polarização entre Capitalismo e Ecologismo.

Marketing Ambiental Carlos Freire Ambientalismo

Marketing Ambiental Carlos Freire Ambientalismo: 1962 – Rachel Carlson – Silent Spring – Primavera Silenciosa 1987 – Conferência Estocolmo – Desenvolvimento Sustentável – ECO 92 – RJ - Agenda 21. Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.( Carta da Terra – 1982)

Marketing Ambiental Carlos Freire Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.( Carta da Terra – 1982)

Marketing Ambiental Carlos Freire Enfim, o que é Sustentabilidade? “O conceito de sustentabilidade é o reconhecimento da função da Natureza como suporte, condição e potencial do processo de produção. (LEFF, 2000 p. 261) Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. (Wikipédia)

Marketing Ambiental Carlos Freire É possível a co-existência de Sustentabilidade e Capitalismo?

Marketing Ambiental Carlos Freire Capitalismo. Aspectos econômicos à frente;. Lucro a qualquer custo;. Exploração indiscriminada dos recursos;. Consumo exacerbado, constante e crescente;. Benefícios individuais. Sustentabilidade. Qualidade de vida;. Planeta limpo;. Sociedade mais justa;. Rendimentos equitativos;. Redução do fosso social.

Marketing Ambiental Carlos Freire Próxima Aula Baixar e ler o texto: Estamos à beira da autodestruição – Noam Chomsky_auto destruição Para discussão em sala de aula e elaboração de texto sobre o tema. Qual o Marketing que iremos praticar no atual cenário em que vivemos?