________________________________

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
Advertisements

A importância e o poder da informação.
A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03.
TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Abordagem Sistêmica da Administração
Para abrir as ciências sociais:
Teorias contemporâneas da administração
1- É O CRIADOR DA TEORIA DA INFORMAÇÃO George Boole Blase Pascal V
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Teoria dos Sistemas Abertos
Teorias de Sistemas de Informação
Revisitando a investigação em educação
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
O modelo matemático comunicação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
8.1 © 2007 Eduardo Brião 0 0 Sistemas (Definição) Capítulo.
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Administração Teoria de sistemas Aula 13 Jorge Surian
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
In Investigação científica Campana,A.O. ; Organizador Editora Manole
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Teoria Geral dos Sistemas 2
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
Pesquisa: Conceitos e Definições
Pesquisa em Comunicação
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Teoria geral da administração
Teoria Geral da Administração
Introdução à Comunicação Catarina Duff Burnay 2013
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
GISA – Gestão Integrada de Sistemas de Arquivo
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Epistemologia e ciência da informação
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Marly T.Pereira -ESALQ/USP
Teoria Geral dos Sistemas
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Constatação subjacente a Teoria dos Sistemas:
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
ABORDAGEM SISTÊMICA DE ADM Prof. Ms. Adriano Rosa - FATEC GT
TEORIA DE SISTEMAS   .
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Fundamentação teórica da Análise da Informação
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Análise Estrutural do Turismo
Teoria Geral de Sistemas e Turismo
Comportamento Organizacional
PARADIGMAS DE PESQUISA
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
5. Comunicação e produção científica Área da CI que se desenvolveu após a II Guerra – contexto da competitividade científica, caos Preocupação com a transmissão.
Teoria Geral da Administração Prof. Rodrigo F. Belli
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Professor: Carlos Alberto Ávila Araújo Disciplina: Fundamentos Teóricos da Informação.
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Fundamentos da Ciência da Informação Claude Shannon e Warren Weaver Sistemas de informação:
O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais Carlos Alberto Ávila Araújo Escola de Ciência da Informação.
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Teoria Matemática e Teoria Sistêmica. Teoria Matemática Formulada em 1948 por dois engenheiros em telecomunicações Três níveis de problemas: técnicos,
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 08 de abril.
A consolidação de um paradigma
A consolidação de um paradigma
Transcrição da apresentação:

________________________________ Teoria matemática da comunicação Claude Shannon e Warren Weaver Sistemas de informação: nova abordagem teórico-conceitual Vânia Maria Hermes de Araújo ________________________________ Fundamentos da Ciência da Informação

Teoria matemática da comunicação Desenvolvida em 1948, publicada em 1949 por dois engenheiros de telecomunicações, Shannon (Bell Systems, AT&T) e Weaver (Rockfeller Foundation), envolvidos com pesquisas em criptografia e máquinas de calcular Reconhecida por muitos como fundadora do campo da CI ou seu prenúncio (PINHEIRO, LOUREIRO, 1995, P. 42; OLIVEIRA, 2005, p. 13) Também conhecida como “Teoria da Informação”

Três níveis de problemas: técnicos (exatidão do transporte), semânticos (sentido, significado), pragmáticos (efeitos no comportamento do receptor) Descrição do processo: Fonte, Transmissor, Sinal, Canal, Receptor, Destino (linearidade, fragmentação e papéis fixos) Definição de informação: a medida da incerteza, grau de novidade, de liberdade de escolha (não o que se diz mas o que se poderia dizer) Conceitos correlatos: repertório, estrutura, código, entropia, redundância, ruído Objetivo da teoria: quantificar a informação

Processo de comunicação como linha reta entre um ponto de partida e um ponto de chegada Informação como símbolo calculável Transposição do modelo de cientificidade próprio das ciências exatas Norbert Wiener, Cibernética (1948): informação como a medida do grau de organização da informação num sistema (informação como o negativo da entropia); introdução de um modelo circular (feedback)

Teoria Sistêmica Marco moderno: 1933, Modern Theories of Development de Ludwig von Bertalanffy Sistema: qualquer conjunto interdependente de elementos que podem ser considerados como uma unidade Método geral para se entender uma grande variedade de fenômenos Primado do todo sobre as partes, é o arranjo das partes que faz o todo ser como é (estudo dos “todos integrados”)

Características dos sistemas: elementos inter-relacionados entre si e com o ambiente Insatisfação com visão mecanicista Lógica sistêmica: objetivos do todo (medidas de desempenho), ambiente, recursos, componentes, metas, gerência Tipologia: naturais/artificiais, abstratos/físicos, determinista/probabilista, fechado/aberto Propriedades e características: totalidade, objetos, atributos, relações, processo, fronteiras, estado estável (homeostase), subsistemas, retroalimentação, sub-otimização

Processos: importação de energia (estímulos), transformação (execução de um trabalho), produto (exportado para o ambiente) Caráter cíclico SRIs – aplicação da teoria sistêmica no campo da CI SRI: função de dar acesso às informações contidas nos documentos Entropia e informação (Shannon, Wiener, Brillouin) – ordenação, controle, redução; “lutar contra a desordem, a feiúra, a entropia” Entropia = perda de energia, potencial de inf

Conceito de informação (Belkin): o que altera estruturas (concepção mental); algo só se transforma em inf se faz isso SI e SRI são termos inadequados, já que inf só existe no contexto da ação acabada Objeto da CI é a inf ou seus simulacros? Confusão entre objeto (docs) e seu efeito no R (inf) CI tem lidado com o reempacotamento e reembalagem de mensagens A hipótese da autora: SI atingiram limite de crescimento; solução seria reversão a tamanhos compatíveis No plano teórico: teoria do caos

A consolidação de um paradigma “CI – a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para a otimização do acesso e uso. Está relacionada com um corpo de conhecimento que abrange a origem, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização da informação. Isto inclui a investigação, as representações da informação tanto no sistema natural como no artificial, o uso de códigos para uma eficiente transmissão de mensagens e o estudo dos serviços e técnicas de processamento da informação e seus sistemas de programação” (BORKO, 1968)

A informação como coisa INTANGÍVEL TANGÍVEL ENTIDADE 2.Informação-como-conhecimento Conhecimento; aquilo que é percebido em (1), relativo a um fato ou assunto 3. Informação-como-coisa Dados, documentos; propriedade de proporcionar conhecimento de algo PROCESSO 1. Informação-como-processo Se tornar informado, aquilo que a pessoa conhece é alterado;o ato de informar, a comunicação do conhecimento 4. Processamento da informação Processamento dos dados; tratamento, manuseio e obtenção de novas formas ou versões de (3)

Teoria matemática e Teoria sistêmica estão na base (são os fundamentos) das primeiras conceituações de CI, participando da consolidação de um paradigma que ainda hoje é o hegemônico na área Muito ligados à idéia de pesquisa operacional, aplicações práticas Modelo “representacionista” do real – duplicação na mente Trata-se do “paradigma físico” (Capurro, Ellis), da “tradição racionalista e dirigida para sistemas” (Ingwersen), do “paradigma tradicional” (Dervin e Nilan) Ao mesmo tempo, relação com o “paradigma cognitivo”

Manifestações RI: os experimentos de Cranfield Bibliometria e seus similares Comunicação científica: fluxos e diferentes produtos informacionais Unesco: teorias difusionistas Teorias funcionalistas: as instituições e a informação no todo social Teorias críticas: acesso físico

Textos das próximas aulas Dia 22/11 – Capurro, Rendón Rojas, Frohmann, Marciano Dia 23/11 – Silva, Ribeiro, Nehmy et al, Wilson