Comércio Exterior e Negociação Internacional II SEMINÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Advertisements

Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Redução da Carga Tributária;  Não depender só da demanda interna;  Diversificar negócios e riscos;  Fortalecer a marca;
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Energia Eólica no Brasil Elbia Melo Presidente Executiva 17/04/2013 Com a força dos ventos a gente vai mais longe...
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade EAD 765 – Profa.Adriana Marotti.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Inovação Tecnológica e Inserção Internacional das Firmas Brasileiras 3 a CNCTI – Painel Globalização de P&D 17 de novembro de 2005 Glauco Arbix Presidente.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS 9 de outubro de 2015 COMISSÃO DE.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
A americanização ( perversa) da seguridade social no Brasil
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Gestão Negócios Internacionais Profa. Valdnéa A Paula Santos
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Comércio Exterior e Negociação Internacional II SEMINÁRIO

COMO PREPARAR UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR

Para a empresa iniciar atividades de exportação e importação, é necessário estar HABILITADA no RADAR. Ou seja necessita de habilitação junto a receita federal para realizar operações no comércio Exterior

É cada vez mais presente a idéia de que a sobrevivência de uma empresa esteja relacionada com o grau de diversificação de suas atividades, não apenas para o mercado doméstico, mas, sobretudo, para o mercado internacional.

Desde a Roma Antiga até a atualidade, o nacional e o internacional sempre interagiram entre si.

HAVAIANAS - A BRASILEIRA QUE CONSTRUIU UMA MARCA GLOBAL Com uma engenhosa estratégia que tornou sua Havaianas um ícone de moda mundial, a Alpargatas conquista o prêmio Empresa do Ano, de EXAME Ao completar um século de existência, em abril de 2007, a São Paulo Alpargatas, maior fabricante nacional de calçados e acessórios esportivos, já terá fincado sua bandeira em Nova York, a meca mundial do consumo. Trata-se da porta de entrada no processo de transformação da Alpargatas, controlada pelo grupo Camargo Corrêa, numa das novas multinacionais brasileiras. Quando chegar a Nova York, a companhia, que foi criada em 1907 e produzia encerados e um rudimentar calçado de lona, terá se equiparado a nomes como Votorantim, Gerdau, Natura e Vale do Rio Doce — as poucas empresas nacionais que já ultrapassaram as fronteiras do país para conquistar o mercado mundial.

A dura construção de uma imagem global Elas querem conquistar o mundo, Empresas de países emergentes trabalham para colocar suas marcas entre as mais valiosas do mundo. O caminho é longo Por Daniel Hessel Teich EXAME As empresas globais de países emergentes já se provaram capazes de competir em escala mundial e de operar com um grau de eficiência muitas vezes superior ao de suas concorrentes dos países desenvolvidos. Apesar de todas as conquistas já realizadas, ainda resta um desafio a essas companhias o de construir marcas de projeção internacional que reflitam a riqueza, o potencial competitivo e que, principalmente, se transformem em parte relevante de seus ativos.

Estrutura

Globalização

O que é Globalização? É um fenômeno emergente ainda em construção.

O processo de integração e de circulação de mercadorias para além das fronteiras nacionais existe há muito e não é suficiente para caracterizar algo de novo.

“ a intensificação de relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira, que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa.” Definição de Globalização por Anthony Giddens

História da Globalização em três fases: 1 a Fase: Grandes Navegações (séc. XV e XVI)

2 a Fase: Revolução Industrial (séc. XVIII)

3 a Fase: Atual ( até os dias atuais)

Cinco Dimensões da Globalização  Econômica;  Política;  Social;  Ambiental;  Cultural.

Dimensão Econômica Os agentes mais dinâmicos da globalização não são os governos, mas os conglomerados e empresas multinacionais que dominam a maior parte da produção, do comércio, da tecnologia e das finanças internacionais.

Dimensão Política  Os problemas econômicos (inflação, desemprego, desorganização social em decorrência do êxodo rural ou urbano) são problemas políticos muito graves para os dirigentes dos países pobres ou em desenvolvimento.

Dimensão Social  Desigualdades da Globalização: 1/4 da população mundial (Norte) consome 3/4 da produção mundial; Os EUA tem um consumo per capita: 20 vezes maior que o da Índia; 80 vezes maior que o da África Subsaariana.

Dimensão Ambiental - Padronização; - Reciclagem; - Responsabilidade das Organizações Após a década de 1950: desequilíbrios globais; Conseqüências da “Indústria da Chaminé”: chuva ácida, diminuição da camada de ozônio; aquecimento global; rápida desertificação de mares e lagos; perda da biodiversidade, dentre outras.

Dimensão Cultural -“Americanização” do mundo; -A velocidade das novas técnicas de comunicação eletrônica levou à unificação dos espaços; -Nos EUA, os americanos convivem hoje com carros japoneses, produtos europeus e roupas asiáticas.

Globalização é um processo de integração mundial que está ocorrendo há pelo menos duas décadas nos setores de comunicação, economia, finanças e comércio. A queda das barreiras alfandegárias, a formação de blocos econômicos, a velocidade nas comunicações, os avanços tecnológicos e o fluxo dos capitais internacionais são as principais forças que criaram uma nova “ordem mundial”.

MEGATENDÊNCIAS Telemática O impacto dos avanços tecnológicos nas comunicações, aliado ao desenvolvimento e a reduções nos preços de equipamentos e informática, transformou o gerenciamento dos negócios internacionais. A transmissão e o processamento das informações a velocidades sem precedentes diminuíram o tempo de maturação das negociações, ampliaram as possibilidades de um melhor planejamento, coordenação e controle de operações internacionais e tornaram mais rápida a tomada de decisões.

Finanças O setor financeiro é o segmento que atingiu o maior nível de integração mundial pois os capitais fluem com velocidade entre os países e mercados, sempre em busca de alternativas para aplicações especulativas ou investimento, tornando as economias nacionais altamente vulneráveis aos movimentos financeiros internacionais.

Economia As duas principais megatendências são a formação de blocos econômicos regionais, como Nafta, Mercosul, União Européia etc., e a queda, na maioria dos países, das barreiras alfandegárias. Do ponto de vista das empresas, a integração da economia mundial é a tendência de maior impacto, uma vez que a queda das barreiras alfandegárias e os acordos entre os países permitem que um número maior de competidores internacionais passe a exportar seus produtos com menores preços finais e melhor qualidade, alterando a estrutura dos mercados nacionais.

Economia brasileira A industrialização foi implantada dentro do que se denominou “modelo de substituição das importações”. A cronologia nos mostra que:  De 1930 a 1970, no ambiente de proteção ao mercado interno, dá-se a implantação da indústria brasileira.  Nos anos 1970 se dá a ampliação do parque industrial, fortalecida pelas exportações, época chamada de “o milagre brasileiro” ou “os anos dourados”.

Economia brasileira  No início dos anos 1980, o modelo de substituição das importações sofre o primeiro abalo em razão da crise do petróleo. Como única alternativa de curto prazo, o governo inicia um programa de incentivos às exportações de produtos semi-elaborados e manufaturados.  Na década de 1990, a partir do governo Collor, inicia-se o processo de redução das alíquotas de importação. Um dos principais aspectos positivos da integração do Brasil à economia internacional foi a retomada dos investimentos internacionais diretos a partir de 1994.

COMO PREPARAR UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR