APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO André Augusto Gavlak Geógrafo Análise Espacial de Dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Advertisements

Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Violência, morte de desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil: Uma história antiga e atual Marcelo Batista Nery Núcleo de Estudos da Violência/USP.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
ESTUDO TRANSVERSAL.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
Introdução a Pesquisa Científica
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
Análise espacial da distribuição do dengue no município do Rio de Janeiro e os fatores associados a ocorrência do Aedes aegypti. Izabel Cristina dos Reis.
O conceito de classe média no município de São Paulo: a utilização de indicadores para sua quantificação Leandro Blanque Becceneri.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Introdução ao Terraview AULA com Flávia Feitosa
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
DISCIPLINA: PADRÕES E PROCESSOS EM DINÂMICA DE USO E COBERTURA DA TERRA Maria Isabel Sobral Escada Professora: Maria Isabel Sobral Escada Juliana Paiva.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Relação do Desempenho Escolar e Sua Relação com Dados Socio-econômicos no Município de São Paulo.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
1 13 de novembro Brasília Projeção populacional dos municípios brasileiros por sexo e grupos de idade Consultoria RIPSA/OPAS Eduardo Santiago Rosseti Apresentação.
9º Ciclo de Palestras e Debates Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Senado Federal Contribuições para o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação.
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
Prêmio2010 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
A distribuição espacial dos imigrantes segundo o status educacional, no Município de Belo Horizonte: uma abordagem espacial Aluno: Járvis Campos Apresentação.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
ANÁLISE DE TESE: GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR RODOVIÁRIO BRASILEIRO: O CASO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR- 163 NO ESTADO DO PARÁ TESE DE VANESSA JOSÉ DA ROCHA MESTRADO.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Prêmio2012 Dados para Divulgação - Ranking. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Fiscalização em 3 Níveis Aplicando o Conceito de Diferenciação de Risco Regulatório na Fiscalização de Empreendimentos de Geração de Energia Issao Hirata.
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
PLATAFORMA SUPRA CONCELHIA DO PINHAL INTERIOR NORTE “Projecto de plano de desenvolvimento social” Vila Nova de Poiares Julho
DINÂMICA POPULACIONAL DO NECROMYS LASIURUS EM UMA PAISAGEM ALTAMENTE MODIFICADA M ICHELLE A NDRADE F URTADO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Martin Handford, Where´s Wally? Parte IV – Integração de Dados Silvana Amaral Antonio Miguel V. Monteiro CST.
O BRASIL URBANO.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Brasil Plano Estrategico e o desenvolvimento territorial rural Adaptado pelo prof. floriano.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
C RIAÇÃO, I NCORPORAÇÃO, F USÃO E D ESMEMBRAMENTO DE M UNICÍPIOS: Alguns aportes técnicos para o debate.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Frederico Roman Ramos. Cinco atributos chave para análise de Estrutura Espacial Urbana Extensão da Área Urbanizada: tipicamente medida pelo total de.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha PHIS-Porto.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO André Augusto Gavlak Geógrafo Análise Espacial de Dados Geográficos – SER-301

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS POPULACIONAIS Fonte:

COMO ESTÁ DISTRIBUÍDA A POPULAÇÃO DO DISTRITO FLORESTAL SUSTENTÁVEL DA BR-163? COMO REPRESENTAR ESPACIALMENTE ESTA DISTRIBUIÇÃO? COMO ESTA DISTRIBUIÇÃO SE MODIFICOU ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2007? -> PROBLEMA

D ISTRITO F LORESTAL S USTENTÁVEL DA BR-163 (C UIBÁ /MT – S ANTARÉM /PA) “Criado em 2006, o DFS/BR163 um é complexo geoeconômico e social capaz de promover desenvolvimento local integrado com atividades baseadas na exploração vegetal (MMA, 2006).” Adaptado de Alves et al (2008)

A LGUMAS CARACTERÍSTICAS DA ÁREA 400 km 750 km Maior setor km² População: 270 habitantes Densidade demógrafica: 0,02 Hab/Km² Menor setor: 390 m² População: 509 habitantes Densidade demógrafica : Hab/Km²

D ENSIDADE D EMOGRÁFICA DO DFS DA BR -163 (2000)

POPULAÇÃO NO DFS... Desagregação dos setores censitários Água e floresta (Restrição de células) Variáveis para indicar presença de população Relação entre as variáveis Redistribuição da população População em Células Limites Poligonais Modelo Superfície Adjacente Redistribuição Representação esquemática do procedimento para redistribuição da população nos setores censitários.

V ARIÁVEIS ESCOLHIDAS -> baseada em exemplos encontrados na literatura e em informações históricas sobre a região (AMARAL, 2003)

GERAÇÃO DAS GRADES Células de 3x3km Declividade Média (%)Floresta (%)Distância a Vias Distância a Localidades Distância a Rios

M ÉTODO DASIMÉTRICO Dados do PRODES Classes : Desmatameto Água Floresta Exclusão de células com mais de 95% de floresta, água ou Floresta/Água e que não possuiam localidades

CONTRIBUIÇÃO RELATIVA DAS VARIÁVEIS PREDITORAS Distância a Rios Limite inferior [ Limite superior [ Freqüênci a Freqüência relativaDensidade Para o relacionamento entre as variáveis, optou-se por avaliar relações empíricas definidas por operadores de média e de inferência Fuzzy (AMARAL, 2003). VariávelMínimoMáximoMédiaDesvio padrão Distância a Rios

PARÂMETROS UTILIZADOS NA DEFINIÇÃO DAS FUNÇÕES DE PERTINÊNCIA FUZZY Onde z é o valor da variável para quando f(z) = 0,5.

FUNÇÃO DE PERTINÊNCIA FUZZY PARA CADA UMA DAS VARIÁVEIS SELECIONADAS.

GERAÇÃO DAS GRADES DE VARIÁVEIS FUZZY Declividade Média (%)Floresta (%)Distância a Vias Distância a Localidades Distância a Rios

O PERADORES PARA RELACIONAR AS VARIÁVEIS INDICADORAS OperadorExpressão Média Simples (Dvias + Drios + Decl + Dlocal + Pflor)/5 Fuzzy Mínimo Mínimo (Dvias, Drios, Decl, Dlocal, Pflor) Fuzzy Máximo Máximo (Dvias, Drios, Decl, Dlocal, Pflor) Fuzzy Gama (1-( (1-Dvias)* (1-Drios)* (1-Decl)* (1 Dlocal)* (1-Pflor))) 0,2 * (Dvias * Drios * Decl * Dlocal * Pflor) 0,8 Média Ponderada* Dvias*0, Drios* Dlocal* Pflor* Decl*0.03 Desta forma, há um valor potencial da ocorrência de população para cada célula, baseado nas variáveis definidas e nas relações entre elas. Ex. Superfície potencial gerada pela Média Simples * Razão de consistência de 0.083

0,9 0,5 Pop = ,71 64,28 REDISTRIBUINDO A POPULAÇÃO...

R ESULTADOS

Fuzzy MínimoFuzzy GamaFuzzy Máximo Média Simples Média Ponderada

Fuzzy MínimoFuzzy MáximoFuzzy GamaMédia SimplesMédia Pond.

CONSIDERAÇÕES As superfícies resultantes da Média Ponderada quando comparadas as superfícies de Média Simples, apresentoram setores com valores de densidade mais homogêneos que os da Média Simples; As superfícies resultantes do operador Fuzzy Mínimo e Fuzzy Gama superestimaram a densidade em algumas áreas (presença de zeros invalida a célula); Fuzzy Máximo tem um aspecto geral semelhante ao mapa temático da densidade demográfica dos setores censitários (baixa heterogeneidade) As superfícies obtidas pela Média Simples das variáveis indicadoras foi a que mais corretamente incorporou variação para distribuir a população nos setores censitários.

DINÂMICA POPULACIONAL

J ACAREACANGA - Taxa de crescimento: 54,31% - Taxa de crescimento no DFS: 42.1%

N OVO P ROGRESSO - Taxa de crescimento: % - Taxa de crescimento no DFS: -11.5% - Razão entre gêneros (2000):1.51 h/m - Razão entre gêneros (2007): 1.13 h/m

TRAIRÃO - Taxa de crescimento: 16.09%

CONCLUSÕES A metodologia proposta se mostrou satisfatória para quantificar a densidade populacional. Das técnicas empregadas, a média simples apresentou a superfície mais coerente. A exclusão das células com mais de 95% de floresta trouxe um déficit de 3000 pessoas nas superfícies finais, de um total de 262 mil em Necessidade de trabalho de campo e verificação dos resultados

OBRIGADO! APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO A NDRÉ G AVLAK { DPI. INPE. BR }