CAPACITAÇÃO EM SÍFILIS DA APS DOS MUNICÍPIOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS F ILIPE DE B ARROS P ERINI Infectologista DIVE - GEDST Prefeitura de Florianópolis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
Advertisements

Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Conceitos e Modelos de Saúde e Segurança
Equipe Técnica: Gladys I. Gonsales Maria G. Valente Milton S. Lapchik
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Doenças sexualmente transmissíveis
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Epidemiologia e Saúde Ambiental
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
MANEJO CLÍNICO BÁSICO DAS DST-HIV-AIDS
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS
Projeto de Pesquisa Fatores Associados aos Desfechos do Tratamento da Tuberculose em um Centro de Atenção Básica de Saúde: Uma Análise Sob a Ótica Antropológica.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Impacto da atuação do farmacêutico na atenção à prescrição médica
Sífilis Comp: Elica Barreto Eliene Oliveira Gilciene Pereira
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Prefeitura do Município de Catanduva-SP Secretaria Municipal da Saúde de Catanduva Resultados obtidos pelo Programa de Cessação do Tabagismo após a implantação.
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
VIGILÂNCIA DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO(VEAPV)
Antonio Garcia Reis Junior
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
Mas como medir a saúde da população?
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
MEDIDAS EM SAÚDE COLETIVA
Medidas de Saúde Coletiva
PORTARIA 183/2014.
Assistência Farmacêutica
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Vigilância Epidemiológica
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Um ensaio clínico controlado da isoniazida em pessoas com anergia e infecção pelos vírus HIV que estão em alto risco à tuberculose Gordin, 1997.
Medida da Saúde Coletiva Prof. Claudia Curbani V. Manola.
Controle da HAS na Pessoa Idosa Aspectos importantes que devem ser considerados.
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Vigilância DST/HIV/HV Nota Técnica 001/2013/DIVE/SC Utilização dos testes rápidos para infecção pelo HIV, hepatites.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFPE
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Medidas de ocorrência de eventos em saúde Agosto de 2011 Prof. Marcia Furquim de Almeida e Zilda Pereira da Silva Prof as. Marcia Furquim de Almeida e.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Secretaria de Vigilância em Saúde 27 de dezembro de 2013 Panorama das ações da Rede Cegonha.
Transcrição da apresentação:

CAPACITAÇÃO EM SÍFILIS DA APS DOS MUNICÍPIOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS F ILIPE DE B ARROS P ERINI Infectologista DIVE - GEDST Prefeitura de Florianópolis - SMS PENICILINA NA APS: O MITO E A SÍFILIS

CENÁRIO ATUAL AUMENTO na INCIDÊNCIA DA SÍFILIS – especialmente em HSH e portadores de HIV Recrudescimento da SÍFILIS CONGÊNITA A sífilis contribuindo de forma significativa nas taxas de MORTALIDADE INFANTIL.

Detecção: “evento marcador” de programas de Doenças Sexualmente Transmissíveis e do sistema de atenção ao pré-natal. Constitui um parâmetro de avaliação da qualidade da atenção à saúde da mulher. SÍFILIS CONGÊNITA

TRATAMENTO SÍFILIS/GESTANTE/CRIANÇA Fonte: Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita – 2006 – MS/PNDSTAIDS

TRATAMENTO SÍFILIS/GESTANTE/CRIANÇA AUMENTO DE FALHAS AO TRATAMENTO LIMITAÇÕES TERAPÊUTICAS REFORÇO DO USO DA PENICILINA Dessensibilização se necessário Eritromicina “último caso”

O MITO “A reação alérgica a Penicilina Benzatina é algo comum” “A administração da Penicilina G Benzatina gera um grande perigo de anafilaxia/choque anafilático” “A administração da Penicilina G Benzatina na Atenção Primária traz um risco ao paciente e a equipe de saúde assistente, que supera os benefícios do seu uso”

P ENICILINA Apesar de as penicilinas estarem disponíveis desde 1940, são medicamentos que constantemente têm sua segurança questionada. Estima-se que cerca de 90% dos indivíduos que se dizem hipersensíveis à penicilina não são alérgicos¹ Muitas vezes, o relato de reações refere-se a distúrbios neuro-vegetativos ou reações vaso-vagais: – Ansiedade, medo, sudorese, associados à dor ou à possibilidade de dor 1. Solensky R. Allergy to penicillins. In: Basow DS, editor. UpToDate. Waltham: UpToDate; 2013.

Inicia-se entre 2-4h após tratamento, podendo durar 24 a 48h Febre Calafrios Mialgia Cefaléia Hipotensão Taquicardia Acentuação das lesões cutâneas Não se trata de alergia Tratar com sintomáticos REAÇÃO DE JARISCH-HERXHEIMER mais comum na fase recente da sífilis (85%) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids.Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita Série anuais, nº 62

P ORTARIAS Portaria nº 156/GM/MS, de 19 de janeiro de 2006 – Medicamentos e instrumental mínimo para tratar eventuais reações adversas de anafilaxia – Aumento da insegurança dos profissionais Portaria GM nº 3.161, de 27 de dezembro de 2011 – Revoga a Portaria nº 156 – Administração da penicilina nas unidades de APS, – Receio permanece Necessárias informações corretas e atualizadas sobre os riscos dessa administração

P ARECER TÉCNICO

P ENICILINA 1. Solensky R. Allergy to penicillins. In: Basow DS, editor. UpToDate. Waltham: UpToDate; M AS QUAL É O RISCO ?

R ISCO – POSSÍVEL OU PROVÁVEL ? POSSIBILIDADE O risco, pensado como POSSIBILIDADE de ocorrência de agravo ou dano, pode ser considerado inerente à própria vida. – “tudo é possível” PROBABILIDADE A probabilidade é uma medida, é a relação existente entre o número de agravos/danos que poderiam acontecer em uma dada situação e sua real ocorrência. É, portanto, a PROBABILIDADE que pode ser avaliada e gerenciada, já que ela admite gradação.

Os alimentos são a maior causa de anafilaxia¹ A segunda maior é decorrente da picada de abelha ou vespa Instrução Técnica para a prescrição e a utilização de Penicilina s e Prevenção da Sífilis congênita

Os alimentos são a maior causa de anafilaxia¹ A segunda maior é decorrente da picada de abelha ou vespa Instrução Técnica para a prescrição e a utilização de Penicilina s e Prevenção da Sífilis congênita

Revisão sistemática (13 estudos) Objetivo: – avaliar a segurança da benzilpenicilina benzatina no tratamento da sífilis em gestantes Não foram observadas Reações Adversas Graves ou Mortes nas 1244 gestantes estudadas População Geral: – 54 casos de anafilaxia em pacientes tratados 0 a 3 casos de anafilaxia para cada 100 mil pessoas tratadas. CONCLUSÃO: A incidência de reações adversas graves relatadas nos estudos utilizados para a elaboração desta meta-análise foi muito baixa. A terapia à base de penicilina é conduta de escolha para importantes doenças prevalentes na atenção básica em saúde, o que sugere que os possíveis riscos não ultrapassam seus benefícios CONCLUSÃO: A incidência de reações adversas graves relatadas nos estudos utilizados para a elaboração desta meta-análise foi muito baixa. A terapia à base de penicilina é conduta de escolha para importantes doenças prevalentes na atenção básica em saúde, o que sugere que os possíveis riscos não ultrapassam seus benefícios

0,18% 1,89%

OUTROS MEDICAMENTOS AINE (ex. diclofenaco) – Mais da metade das anafilaxias induzidas por drogas são atribuídas ao AINEs » Rev. bras. alerg. imunopatol. – Vol. 32, Nº 1, Reações adversas aos AINEs Anestésicos Locais (ex. lidocaína) – reações anafiláticas entre 1:3.500 e 1: » Haugen RN, Brown CW. Type I hypersensitivity to lidocaine. J Dru Dermatol.2007;6(12):1222-3

D ILEMA

OBRIGADO!