A República das Oligarquias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CORONELISMO, UM TIPO PARTICULAR DE CLIENTELISMO.
Advertisements

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE
Crise da República velha e Revolução de 1930
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
República Velha.
ALUNOS=THIAGO,JOÃO,FERNANDO,CLEITON
A República Velha Brasileira ( )
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) 3 - República Oligárquica (1894 – 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil.
PRIMEIRA REPÚBLICA.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Voto e cidadania.
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
Primeira República.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
Revisão República!.
Revolta de Juazeiro.
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
3 - República Oligárquica (1894 – 1930):
IMPERIALISMO. IMPERIALISMO -Dever Moral de levar a civilização e o Desenvolvimento aos povos atrasados.
República Oligárquica
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
República Velha 1889 – 1930.
República da Espada e República Oligárquica
Introdução à Filosofia Aula 10
O Domínio Oligárquico na República Velha
REVISÃO REPÚBLICA VELHA.
“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”
PRIMEIRA REPÚBLICA (PARTE I) Natania Nogueira
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA JENNIFER RYDER INÉS DE LIMA.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
História do Brasil – 5º ano
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA) acontecem somente em 8 de novembro, mas a campanha eleitoral já está a todo vapor. Desde o início de.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
Em 1655 na cidade de Lisboa o Padre Antonio Vieira pregava na Igreja da Misericórdia o que ficou conhecido por Sermão do Bom Ladrão. Para ter perdoado.
Atividade racional que transforma o meio natural
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Profa. Daniele G. de Moura.  Poder Legislativo: Composição, funcionamento e atribuições do Congresso Nacional, prerrogativas e direitos. Tribunais de.
Terra entre rios..
Prof.: Eliandra Feitosa
Nascer e morrer são os dois únicos acontecimentos garantidos de que se tem noticia, porque as pessoas nascem e morrem e ponto final, sem espaço para.
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
I NSTRUÇÃO 70 DA S UMOC Luis Gustavo Baricelo. O BJETIVOS Compreender o contexto político e econômico anterior a Instrução 70 da SUMOC Analisar a instrução.
República Oligárquica (1894 – 1930):
Primeira República no Brasil
Transcrição da apresentação:

A República das Oligarquias Política dos governadores Coronelismo Voto de Cabresto Política do café com leite

Política dos governadores Esse mecanismo, criado pelo presidente Campos Sales (quarto presidente da República, que governou entre 1898 e 1892), garantia a harmonia entre o governo federal e os governos estaduais, sempre de forma a assegurar os interesses de ambas as partes.

Uma mão lava a outra governadores presidente deputados Os governadores apoiavam as iniciativas do presidente da República e pressionavam os deputados de seus estados para que também o fizessem. Em época de eleições para a Câmara Federal e para o Senado, atuavam para que, em seus estados, os candidatos leais ao governo federal saíssem vencedores. Caso se elegesse algum candidato leais de oposição, cabia ao governador “denunciá-lo” ao presidente, que podia impedir a posse por meio da Comissão Verificadora de Poderes. governadores presidente deputados

A confiança dos coronéis Em troca do apoio ao governo federal, os governadores recebiam verbas federais e indicavam seus partidários para cargos públicos ligados à presidência. Para que a política dos governadores funcionasse, era necessário que os chefes políticos locais (chamados coronéis) participassem do “esquema”. Essa prática deu origem ao chamado coronelismo.

Para entender melhor...

Coronelismo Os coronéis eram latifundiários que tinham grande poder sobre um vila, um município ou mesmo uma região do interior do país. Apesar do título, eles não eram militares. Recebiam esse tratamento por causa de uma prática antiga, herdada dos tempos do Império, quando os grandes proprietários de terra eram condecorados com a patente de coronel por participar da Guarda Nacional.Mesmo após a extinção da Guarda em 1918, a tradição foi mantida.

O funcionamento do coronelismo Os coronéis controlavam com mãos de ferro tudo que acontecia em sua fazenda e arredores. Apadrinhavam os filhos de seus empregados, prestavam favores aos amigos, arrumavam emprego para os parentes, faziam doações para as igrejas e sociedades beneficentes, etc. Em troca, exigiam total lealdade de seus protegidos, contando com grupos de jagunços que perseguiam,ameaçavam e, em alguns casos, surravam ou até assassinavam os desobedientes.

Voto de Cabresto Em época de eleições, o chefe local(coronel) anunciava o seu candidato, e todos aqueles que de alguma forma haviam sido favorecidos ou dependiam deste chefe tinham de seguir a sua escolha (lembremos que o voto não era secreto).Essa prática ficou conhecida como voto de cabresto, e o conjunto de eleitores sob tutela de um coronel era chamado de curral eleitoral. Muitas fraudes também foram praticadas para assegurar que as “pessoas certas” fossem eleitas.

Para entender melhor... https://www.youtube.com/watch?v=STNPWbsQSRg

Política do Café com Leite Essa política envolvia as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado. Assim, ora o chefe de estado sairia do meio político paulista, ora do mineiro. Era fácil concluir com isso que os presidentes eleitos representariam os interesses das duas oligarquias, mas não eram necessariamente de origem mineira ou paulista, a exemplo do último presidente eleito por meio deste esquema, Washington Luís, que nasceu no Rio de Janeiro, mas fez toda sua carreira política em São Paulo.

Monopólio Político O surgimento do nome "café-com-leite" batizando tal acordo seria uma referência à economia de São Paulo e Minas, grandes produtores, respectivamente, de café e leite. Os dois eram estados bastante populosos, fortes politicamente e berços de duas das principais legendas republicanas: o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro. São Paulo era a maior força política e Minas Gerais tinha o maior eleitorado do país, como acontece ainda hoje.

Concluindo... Como se vê, a política dos governadores e o coronelismo formavam uma rede de troca de favores, garantindo que os coronéis, as oligarquias estaduais (representadas pelos governadores) e as oligarquias federais (representadas pelo presidente) se mantivessem no poder. Assim, as ideias associadas à palavra “República” (participação popular, representatividade, respeito à “coisa pública”) ficavam mais distantes da realidade.