Neoclássico em França.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Neoclassicismo.
Advertisements

Urbanismo, Arte e Romanização
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
Capítulo 5: O Neoclassismo
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
A Arte do Renascimento.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Arte Romana.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
Neoclassicismo e Romantismo
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
GRÉCIA GRÉCIA Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela.
CULTURA ARTE RELIGIÃO. Cultura Monástica O Clero era o grupo social mais culto Os monges copiavam a Bíblia e os livros dos autores antigos (decorados.
O RENASCIMENTO. Renascimento Antropocentrismo Humanismo.
A Arte do Renascimento L'art de la Renaissance. Características Gerais Classicismo – os artistas inspiram-se nos modelos clássicos (Grécia e Roma), mas.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Igreja aceita pelo Império Romano “In hoc signo vinces” Invasões bárbaras pela Europa Papa Leão Magno evita saqueamento de Roma Constantino 2.2 A Cristandade:
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
O Neoclassicismo e o anúncio da "modernidade" Docente: Ilídio sebastião Teoria da Arquitectura I Universidade Metodista de Angola Faculdade.
A Arte Bizantina.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
UMA CULTURA ABERTA À CIDADE : A ARTE GREGA
1 ART NOVEAU  Ferro, aço e vidro – materiais do art noveau  Papel de parede – industrialização  Conceito ligado ao romantismo – volta à natureza – usado.
Rostos de cantaria, cobertas de azulejos, forradas a talha dourada, na sua singeleza de matrizes ou monumentos nacionais, em estilos tão diversos como.
Ambiente do Retorno à Ordem, Classicismo, Realismo Aula VI – MAK 0142.
História da Música V CMU 244 Módulo II O estilo Pré-Clássico Prof. Diósnio Machado Neto.
Períodos Musicais na Idade Moderna Quais os seus principais compositores? Qual a relação da música e das artes plásticas neste período?
O QUE É ARTE?. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
O RENASCIMENTO RENOVAÇÃO NAS ARTES E CULTURA. A ARQUITECTURA Recuperam o conceito de ordem arquitectónica, já utilizado na Grécia antiga.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
ARTE GÓTICA.
Projeto: Vanguardas Europeias
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
As grandes regiões culturais
HISTÓRIA DA ARTE, ARQ. E URB. III CIDADES BARROCAS séculos XVI e XVII Mestranda: Anne E. R. Soto Professora: Gladys Neves da Silva Semestre: 2008/1.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
PORTOS DE CABO VERDE SUPORTE LOGÍSTICO NO ATLÂNTICO MÉDIO FIC - Feira Internacional de Cabo Verde
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Impressionismo. Manet, O almoço sobre a relva Impressionismo T: Final do século XIX E: França Aqui vemos a arte como expressão típica das rápidas alterações.
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
Profa.: Consuelo Holanda
Arte Românica.
Pitágoras – Filósofo grego
Neoclassicismo.
Arte ROMÂNICA.
Transcrição da apresentação:

Neoclássico em França

Introdução O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa (Itália) em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reacção contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó. Forte influência da arquitectura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades italianas de Pompéia , Herculano e Roma que, no ano de 79 a.C., foram cobertas pelas lavas do vulcão Vesúvio.

Arquitectura Neoclássica em França O estilo neoclássico na França teve como um dos principais exemplares: O Panthéon– antiga Igreja de Santa Génova, iniciada por Jacques G. Soufflot em 1758. O Soufflot procurou criar uma síntese entre a leveza das construções góticas e as formas da Antiguidade Clássica: a planta em cruz grega persegue os ideais do Renascimento. Os elementos de suporte já não são as paredes, mas as colunas. O betão armado, aplicado nas 22 colunas que formam o pórtico, é um elemento precursor da arquitectura moderna.

Panteon

Características: Planta de cruz grega, linguagem clássica , pórtico ao estilo dos templos romanos , gigantescas colunas, entablamento continuo , sobriedade , austeridade , harmonia e simetria 2 1 3 5 4

Arquitectura Neoclássica em França Em seguida, o neoclassicismo recebeu um grande auxílio dos ideais da Revolução Francesa de 1789 para se popularizar. Napoleão foi um grande incentivador do movimento, estimulando construções como: A Igreja de Maria Madalena, foi projectada por Pierre Barthelmy Vignon (1762 - 1828), com inspirações clássicas como os templos coríntios romanos.

Igreja de Maria Madalena

Principais Características do neoclássico Materiais nobres (pedra, mármore, granito , madeiras); Processos técnicos avançados; Sistemas construtivos simples; Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais; Formas regulares, geométricas e simétricas; Volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos; Uso de aresta abóbada de berço; Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade;

Principais Características do neoclássico Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade; Pórticos colunados; Entablamentos direitos; Frontões, triangulares; A decoração recorreu a estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque; Valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares; Decoração de carácter estrutural.

Sistemas construtivos simples ou complexos, estruturados a partir do arco redondo de inspiração romana e adoptados aos modernos processos técnicos

Aplicação da gramática formal clássica : - pórticos colunados; -Frontões triangulares com tímpanos esculpido; - Entablamento direitos, de frisos lisos ou decorados;

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França

Outros exemplos do Neoclássico em França Arc de Triomphe du Carrousel Arco do Triunfo em Paris

OBRIGADO PELA ATENÇÃO