Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ - 21-25/2/99 1 Direitos no Trabalho e Seguridade Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
Advertisements

MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Os Motoristas e a Previdência Social BRASÍLIA, JULHO DE 2005 Programa de.
RODA DE CONVERSA REUNIÃO CAMS
Aposentadoria no INSS.
LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
O ARTESÃO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASÍLIA, MARÇO DE 2005
Benefícios Inss Joelcio Flaviano Niels - Advogado - tel
O Futuro da Previdência Social no Brasil
SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Regimes de Previdência no Brasil 2. Regimes de Previdência no Brasil 2.
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
Siglas de Interesse: SESMT CIPA SIPAT
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Conversando com a Previdência PEP – Programa de Educação Previdenciária Ana Cristina Rodrigues Dutra Membro do Comitê Regional do Programa de Educação.
Segurança do Trabalho no Ordenamento Jurídico Brasileiro
Os Estudantes e a Previdência Social
Auxílio Doença..
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1ª AULA 2015 Direito Previdenciário
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Fator Previdenciário Em 1998 o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional (EC) n° 20, que alterou regras da Previdência Pública. Um dos pontos.
7ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Ronilson Fonseca Vincensi Advogado –oab/pr
Micro Empreendedor Individual
Breve análise das mudanças trazidas pela Medida Provisória nº 664/2014
Rotinas de Departamento de Pessoal
A PREVIDÊNCIA NO BRASIL
Conquista Concursos Apresenta : http: // bit.ly/1FT09KQ.
Conceito, classificação e causas de acidentes
Ministério da Previdência Social
Programa de Educação Previdenciária
Jaguariúna/SP Junho/2015 “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar.
CONTRIBUINTES DA SEGURIDADE SOCIAL
- Pessoa física maior de 16 anos de idade;
BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Salário-Família & Salário-Maternidade.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
Benefícios Previdenciários em Espécie
Direito Previdenciário
CARÊNCIA.
Secretaria Municipal de Assistência Social -2009
AULA 2015 Direito Previdenciário
AUXÍLIO-RECLUSÃO É o benefício a que têm direito, nas mesmas condições da pensão por morte, o conjunto de dependentes do segurado recolhido à prisão, caso.
AULA 2015 Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
NOÇÕES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Plano de Seguridade Social
Auxílio Doença Autoras: Lícia Magalhães Raphaele Mestre Sueli Bedendo.
CF/88 art. 194 a 204 – DA SEGURIDADE SOCIAL
MANUTENÇÃO E PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO
APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
MEDIDA PROVISÓRIA Nº /12/14 Altera as Leis 8213/ / / /2003 MARIA JOSÉ ROCHA.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária Condições essenciais para ter direito aos benefícios da Previdência Social.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária Todo(a) brasileiro(a), a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 63ª e 64ª Aulas: 21/10/2011 Pensão por Morte.
DIÁLOGOS SOCIAIS Resumo das regras das Leis nºs /2015 (MP nº 664/2014) e /2015 (MP nº 665/2014) relativas ao Ministério da Previdência Social.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Folha de Pagamento Introdução.
1 Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte II Carlos Alberto Pereira de Castro 2009.
Legislação Previdenciária Aposentadoria por Idade.
1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO  Benefícios Previdenciários.
Transcrição da apresentação:

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 1 Direitos no Trabalho e Seguridade Social

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 2 Introdução: O Valor do Trabalho O valor do trabalho na sociedade moderna vem sofrendo um processo de redução de seu significado para a existência humana. Trabalhar, em um mundo de excluídos pelo neoliberalismo e capitalismo perverso, é mais luta pela sobrevivência do que realização pessoal. Reformas tem levado a redução e perda de direitos sagrados dos trabalhadores, conquistados em lutas históricas. As novas formas de trabalho incorporaram tecnologias que conduzem ao desemprego, extinção de clássicas carreiras, desmotivação, assedio moral e a pouca identificação com o produto final do trabalho. B rasil!, há 500 anos, nossa gente padece da exploração, agora sob a égide da globalização, novas formas de dominação levam a redução de efetivos, arrocho de salários e aumento de impostos. Em termos do valor social do trabalho nada temos a comemorar. A s mudanças na legislação previdenciária e trabalhista vem impedindo as aposentadorias e o reconhecimento das doenças profissionais. L egiões de trabalhadores brigam na justiça para receber seus direitos. H oje, o lema “trabalhadores uni-vos para combater a opressão” é mais que uma bandeira de luta. O trabalho deve ter como maior objetivo a felicidade humana.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 3 Previdência: quem está sob proteção da seguridade social? n Conceitos: n Seguridade Social: “É o conjunto de medidas de proteção à saúde, previdência social e assistência social.” n Previdência Social: é uma forma de substituir o salário, quando você fica impedido de trabalhar (doença, velhice, etc.). n “A previdência é um seguro obrigatório, de contribuições individuais, as quais geram uma poupança coletiva e pública.” n Segurados: - Empregados (do setor privado e do serviço público). - Empregados Domésticos - Empresários - Autônomos - Cooperativados - Avulsos ou Temporários - Especiais ou Facultativos

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 4 Previdência: benefícios, quais são e como requerer ? Tipos de Benefícios  Auxílio-doença  Auxílio-acidente  Salário-família  Salário-maternidade  Aposentadoria por invalidez  Aposentadoria especial  Aposentadoria por idade  Aposentadoria por tempo de serviço  Pensão por morte  Auxílio-reclusão Como requerer:  Onde? Posto do INSS próximo à residência do segurado.  Documentos? Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certidão: Nascimento ou Casamento.  Exame Médico? Laudo/ Declaração de médico do serviço público atestando o problema de saúde.  Tempo para Concessão? No máximo 45 dias a partir da apresentação dos documentos necessários.  Pagamento? Deve ser efetuado até o 10o. dia útil do mês seguinte ao da competência.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 5 Auxílio-doença: quais são as condições ?  Trabalhadores regidos pela CLT:  Segurado incapacitado para o trabalho.  Carência: 12 meses de contribuições mensais.  Concessão: após perícia médica do INSS.  Valor: 91 % do salário de benefício, mensal.  Duração: A contar a partir do 16o. dia de afastamento da atividade, dura até segurado recuperar a capacidade de trabalho.  Situação na empresa: é considerado licenciado e, a empresa é obrigada a pagar os primeiros 15 dias.  Autônomos/Cooperativados  Mesmas condições (exceto a última) + requerimento de benefício por incapacidade.  Servidores Públicos: pelo RJU.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 6 Benefícios por Acidente de Trabalho: quais são as condições ?  Trabalhadores regidos pela CLT:  Incapacidade para o trabalho por acidente ou doença profissional. Carência: não apresenta.  Registro: CAT preenchida em 3 vias. LEM-Laudo de Exame Médico + Documentação completa.  Concessão: após perícia médica do INSS, para caracterização do nexo técnico(causal).  Valor: 91 % do salário de benefício, mensal.  Duração: A partir do 16o. dia de afastamento até recuperar a capacidade de trabalho.  Situação na empresa: licenciado, empresa é obrigada a pagar os primeiros 15 dias.  Retorno: Estabilidade de 1 ano.  Autônomos/Cooperativados  Não tem direito a este benefício.  Servidores Públicos:  Pelo RJU, emissão de CAS-Comunicação de Acidente em Serviço, Perícia, benefício igual ao salário da ativa.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 7 Previdência: Lei Orgânica da Assistência Social a quem se aplica n Conceitos: n Benefício de Prestação Continuada: “É o benefício de um salário mínimo pago a pessoas com 67 anos ou mais e a pessoas portadoras de deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem tê-la provida por sua família e que não seja amparado por nenhum sistema de previdência”. n LOAS - Lei 8742 de 07/12/93. n Como requerer:  Onde? Posto do INSS próximo à residência do segurado.  Documentos? Certidão: Nascimento ou Casamento, CTPS, T.Eleitoral, Reservista.  Exame Médico? Laudo/ Declaração de especialistas: médico, terapeuta ou educador. Será submetido a exame médico pericial no INSS.  Comprovação de renda e grupo familiar? Declaração do INSS que será assinada pelo requerente ou seu representante legal.  Cessação? Em caso de morte e nas revisões periódicas do INSS.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 8 Previdência: As novas Regras da Aposentadoria  Aposentadoria por tempo de contribuição :  Exige 35 anos para homens e 30 para mulheres. - Valor recebido: média das contribuições modificada pelo “Fator Previdenciário”. - “O fator previdenciário é calculado para cada pessoa, em função da idade, tempo de contribuição e expectativa de vida”.  Aposentadoria por idade:  Segurado que completar 65 anos de idade e 60 anos (mulher).  Trabalhadores rurais: redução de 5 anos para homem e mulher. - Além da idade, é necessário cumprir uma carência mínima. Aplicação do fator previdenciário é opcional. O cálculo do benefício também é a média de contribuições. Somente no serviço público é exigida idade mínima. Funcionalismo público continua sob regras estabelecidas pela reforma da previdência.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 9 Previdência: As novas Regras da Aposentadoria  Aposentadoria de professor: Professor de I e II Grau: cinco anos mais cedo, desde que passem toda a vida em salas de aula, porém são também atingidos pelo fator previdenciário. Tempo trabalhado até 16/12/98, será contado inclusive para professores universitários, com acréscimo de 17% para professores e de 20% para as professoras.  Aposentadoria especial: Segurados que trabalham em condições insalubres ou prejudiciais à saúde. O Governo apresentará lei regulamentando o benefício. O preenchimento de um modelo DSS-8030, com dados sobre o trabalho em areas insalubres e exigido pelo INSS.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 10 Previdência: As novas Regras da Aposentadoria  Aposentadoria proporcional: Extinta para quem entrou no serviço público após 12/98. Quem está, precisa atingir idade mínima (53 para homem e 48 para mulher), cumprir tempo de 25 para mulher e 30 para homem e um período extra de 40% do que faltava para aposentar.  Aposentadoria dos Militares: Tem um regime de previdência próprio e alguns direitos exclusivos, como deixar pensão para filhas. Hoje, contribuem com apenas 1,6% da remuneração.

Semana de Saúde Ocupacional, HUCFF-UFRJ /2/99 11 Elaboração: Programa de Medicina Ocupacional do HUCFF-UFRJ - A. S. Dayse Maria Pinheiro da Silva - Estagiárias da Escola de Serviço Social da UFRJ: Renata La Roque e Luciane Motta - Alberto Araújo, Médico do Trabalho, Coordenador. n Apoio: SESSAT - HU INSS- Jacarepaguá Escola de Serviço Social