Um estudo sobre as formas de preconceito contra homossexuais na perspectiva das representações sociais Marcos Lacerda (UFPB), Cícero Pereira (UCG), Leoncio.

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Transcrição da apresentação:

Um estudo sobre as formas de preconceito contra homossexuais na perspectiva das representações sociais Marcos Lacerda (UFPB), Cícero Pereira (UCG), Leoncio Camino (UFPB) Psicologia Reflexão e Crítica, 15(1), , 2002.

Introdução Normas que coíbem discriminação explícita Os avanços não são semelhantes para todas as minorias sociais –descriminalização das relações entre pessoas do mesmo sexo –variedade de tratamento aos homossexuais –condição aflitiva no Brasil

Que fatores sustentam este preconceito na cultura brasileira? Este artigo, tentando respondera a esta pergunta, analisa, na perspectiva das representações sociais, os fatores do preconceito contra homossexuais e sua relação com as explicações da homossexualidade.

Estudo do preconceito 1. Uma característica psicológica do indivíduo 2. Cognição social = um erro no processamento das informações Todas as teorias enfatizam a origem psicológica e individual do preconceito

As relações intergrupais: –teoria da identidade social –Perspectiva societal: preconceito relacionado a relações de poder

De que maneira os processos de discriminação se expressam nas teorias do senso comum e nas representações cognitivas? Indesejabilidade social do preconceito O preconceito racial na Europa apresenta-se aberto e encoberto –aberto: a rejeição as relações íntimas e a percepção de ameaça econômica –encoberto: a negação de emoções positivas; a percepção que o exogrupo não adere aos valores do trabalho e do sucesso –acentuação das diferenças culturais

Pettigrew e Merterns (1995) p. 166 O preconceito flagrante o preconceito sutil o igualitarismo

Estudos sobre o preconceito contra homossexuais A psicologia omitia-se O CFP publica a resolução 001/1999 A pesquisa sobre a resolução: quem rejeita?

RS e o preconceito contra a homossexualidade Doise propõe um modelo de análise quantiitativa das RS: –a organização do campo representacional –os princípios organizadores das diferenças individuais - variabilidade das RS –ancoragem social dos princípios organizadores - como as rs se organizam para definir as representações que as pessoas constróem

Com base na abordagem proposta por Doise e colaboradores foi estudado o preconceito entre universitários de João Pessoa contra homossexuais. Foram abordadas a rejeição à intimidade e a expressão emocional.

Classificaram os estudantes de acordo com a tipologia de racismo foi feita análise do papel das explicações sobre homossexualidade no preconceito contra homossexuais Buscou-se confirmar as explicações em cinco modelos explicativos

Pretende-se: analisar como a expressão do preconceito ancora-se nas explicações dadas à homossexualidade, no tipo de curso, no sexo e na pertença religiosa dos estudantes.

Participantes 220 estudantes de uma universidade de João Pessoa: psicologia, engenharia civil, medicina e outros. Idade média = 21 anos 54% sexo feminino 73% católicos 9% evangélicos

Instrumentos Dados sociodemográficos Escala de rejeição à intimidade Escala de expressão emocional Escalas de explicação da homossexualidade

Escala de Rejeição a intimidade Encontrei duas moças se beijando na escada do prédio 1 (não me incomoda) 2 (me incomoda pouco) 3. (me incomoda as vezes) 4. (me incomoda sempre) 5. (incomoda-me muito)

Resultados Fatores: –ético-morais: 14% –referências religiosas: 13% –itens que não atribuem causas determinadas a homossexualidade - psicossocial: 11% –explicações biológicas: 9%

Todas as diferenças entre os grupos são significativas –grupo 1 não preconceituosos –grupo 2 preconceituosos sutis –grupo 3 preconceituosos flagrantes –analisou-se a adesão as explicações e as características sociodemográficas

A expressão de emoções positivas e negativas são utilizados pelos estudandtes para organizarem seus afetos em relação aos homossexuais Os estudantes são classificáveis nos três grupos de preconceito 3/4 preconceituosos entre sutis e flagrantes Os estudantes organizam seu posicionamento segundo os cinco tipos e explicações obsevadas na literatura- saber científico em senso comum