Modelagem da emergência de convenções de compartilhamento de recursos: uma abordagem baseada em agente O. Thébaud e B. Locatelli (2001) GRUPO I Denilson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
organização de cartões
Organização, Método & Ambiente A3
ESTIMAÇÃO.
Diagrama de Objetos diagramas de classes: É um esquema, ou seja, um padrão ou gabarito que descreve as muitas possíveis instâncias de dados. diagramas.
Sessão 1- Introdução equipe.nce.ufrj.br/eber
Sistemas Baseados em Conhecimento
Modelos Baseados em Agentes
Modelos Baseados em Agentes
Modelos Baseados em Agentes
Modelagem e simulação de sistemas
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Sistemas Distribuídos
Carolina Fonseca Neumar Ribeiro
Desenvolvimento organizacional
1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.
Simulação e Modelagem de Sistemas
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
O Homem é um ser consciente
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O Marxismo de Adam przeworski
Agentes inteligentes e sistemas multiagentes
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Estilos educativos e comunicação
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Sistemas Inteligentes
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Influência de Parâmetros Ambientais na Variação Populacional de Moluscos Biomphalaria glabrata em Carne de Vaca - GO Baseado no artigo: Fu, S. C.; Milne,
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
Teoria geral da administração
MODELO CINÉTICO MOLECULAR E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Plano de Continuidade.
UFSC.PósMCI.FME.Inferências Envolvendo Variâncias. (8.1) 6 Inferências Envolvendo Variâncias.
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
Softwares Educacionais – Cód
Engenharia de Software e Sistemas
Modelos Baseados em Agentes Coordenação. Coordenação Coordenação = Coordenar ações distribuição + planejamento Resolução Distribuída de Problemas Problemas.
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Sincronização de Bases de Dados Uma abordagem sobre os meios de sincronização na ótica de eficiência energética CEATec Mestrando: Luiz Rodolfo Barreto.
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Engenharia de Software Orientada a Objetos
GESTÃO DE CONFLITOS. Premissa Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários.
Sistemas Distribuídos
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTÁBILIDADE
Produtos AYTY CRM Ayty Qualidade
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Cálculo do Tamanho da Amostra Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Grupo: Adriana Koumrouyan Felipe Siqueira Pacheco Juliana Paiva Nunes Kury Jogos em Espaços Celulares: O Impacto das Condições de Cooperação Disciplina:
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
GRUPO I Denilson Bezerra Luiz Gustavo Ricardo Siqueira São José dos Campos – SP 26 de julho de 2010.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Jogos de Empresas UNIP.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Modelagem da emergência de convenções de compartilhamento de recursos: uma abordagem baseada em agente O. Thébaud e B. Locatelli (2001) GRUPO I Denilson Bezerra Luiz Gustavo Ricardo Siqueira

Ordem Espontânea (Sugden, 1989); Surgimento de normas coletivas não conscientes (surgimento de convenções); Dificuldade de aplicação das premissas convencionais da teoria dos jogos; Caso do litoral da Inglaterra; Objetivo é apresentar um quadro de simulação baseado em agente para abordar tais questões.

Componentes do modelo Um espaço celular (“praia”); Objetos passivos (“troncos”); Os agentes (“coletores de troncos”)

Figure 2. General structure of the model

Hipóteses a serem testadas Fase de Pesquisa – Suposições são testadas quanto à maneira pelo qual os agentes definem o conjunto de ações possíveis em termos de avanço para troncos observáveis; Fase de coleta - Suposições são testadas quanto à forma como os agentes se comportam quando se encontra uma célula contento troncos.

Atributos dos agentes Podem se locomover em todo o espaço celular; Podem enxergar troncos e outros agentes; Tem uma capacidade de visão pré-fixada; Podem se tornar proprietários de pilhas de troncos; Capacidade para resolver conflitos;

Adoção de uma postura

Experimentos Modelo básico: 25 agentes; 300 pedaços de troncos; Espaço celular de 900 células; Os agentes são pré-definidos em agressivos e conciliatórios; Não há a figura do “proprietário”

Experimentos (cont.) Pressão dos colegas: Há figura do proprietário; O agente só vai pegar um tronco se ninguém está observando; Há duas variações neste experimento:

Variações para o experimento “Pressão dos colegas” Os agentes proprietários não respeitam a propriedade dos outros se o agente não está vendo; O status de proprietário é respeitado de qualquer forma.

Imitação: O agente compara o tamanho das pilhas dos agentes proprietários visinhos, se suas pilhas forem maior que a sua, o agente adota a estratégia de seus visinhos; O agente compara a estratégia dos agentes que estão a seu redor, sendo que o agente vai adotar a estratégia que mais da metade dos seus visinhos realizam. Experimentos (cont.)

Variante 1 da Simulação do Padrão de Simulação

Variante 2 da Simulação do Padrão de Simulação

Contudo se o Espaço Celular Diminui