Capacitação BVS para Sao Tome e Principe São Paulo (SP), 4 Junio 2008 Espaço Colaborativo BVS BIREME/PAHO/WHO Latin-American and Caribbean Center on Health.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Plano Básico de Comunicação Interna
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Tecnologia da Informação e a Sociedade
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Sala de Aula Virtual para Professores
Biblioteca Virtual em Saúde:
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Maestría en Cooperación Internacional Nuevos Enfoques La Paz, Bolivia, de julio de 2012 Día: Miércoles 11 de julio de 2012 Materia: Experiencias:
CURRICULO +.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
INTRANET ENSP Endereço:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Capacitação BVS para Sao Tome e Principe São Paulo (SP), 4 Junio 2008 Espaço Colaborativo BVS BIREME/PAHO/WHO Latin-American and Caribbean Center on Health Sciences Information Pan American Health Organization (PAHO) World Health Organization (WHO)

Comunidade de Prática e Virtuais Comunidade de Prática (CoP) pode ser uma “comunidade que aprende”, pois são compostas por pessoas que têm compromisso de agregar as melhores práticas. Comunidade Virtual. Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios devirtual comunicaçãocomunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual. Um dos principais fatores que potencializam a criação de comunidades virtuais é a dispersão geográfica dos membros. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs minimizam as dificuldades relacionadas a tempo e espaço, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo.

Estrategia Com base na estratégia de implantação e na arquitetura de fontes de informação da BVS, tem-se elaborado este projeto de implantação de uma Comunidade Virtual que responde à fonte de informação número 5 da Biblioteca Virtual em Saúde.

Vantagens Toda a troca de informação na comunidade ficará documentada, e poderá ser disponibilizada posteriormente. Maior agilidade na comunicação interna e externa. Possibilidade de realizar as reuniões mensais entre os centros. Maior visibilidade nas ações das intituições.

Metodologia

2008, Abril: 20 espaços colaborativos 7,000 visitas/meses 8,000 registro usuario 14 espaços colaborativos em desenvolvimento Estatisticas

Regular196 Espaços ColaborativosSituaçãoUsuario Regular3.716 Regular71 Regular499 Regular2.264 Regular 15 Sub-Total>>>>>>>6.831

Regular28 Espaços ColaborativosSituaçãoUsuario Regular33 Regular20 Regular 4 8 Sub-Total>>>>>>>

Regular 75 Espaços ColaborativosSituaçãoUsuario Regular 31 Regular398 Sub-Total>>>>>>>754 Regular365 Regular54 T O T A L numero de usuarios >>>>>>>8.029 Regular23

Espaços ColaborativosSituação Concluido Desenvolvimento Concluido Desenvolvimento

Telessaude

Busca na BVS

Meios compartilhar a informação Forum Noticias Colaboração e construção dos documentos LILDBI integração Galeria de imagens Galeria de documentos Chat- Sala de bate papo Lista de participantes Area pessaol Blogs: Diarios de Bordo

Obrigado Fernanda Godoi Cintra Analista de Sistemas BIREME/OPAS/OMS, GA