Ética em Psiquiatria Dr. Daniel Martins de Barros Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas - USP Núcleo de Psiquiatria Forense Laboratório de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Advertisements

A ética (como teoria) Ética é uma argumentação,
Análise do ambiente empresarial
Comunicação Empresarial
algumas considerações
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
A àguia de Haia e o ladrão de patos
Análise do ambiente Profº Adm. Cláudio de Almeida Fernandes
DEONTOLOGIA.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Bioética e Cirurgia José Roberto Goldim abril/2002.
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
ÉTICA E BIOÉTICA PROF. MAÍRA BELO.
1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
1º Encontro Catarinense dos Comitês de Ética em Pesquisa Florianópolis – 10 e 11 de agosto de 2006 Susie Dutra CEP da Fundação Hemominas.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
4ª. Igreja Batista Identidade. História Para falarmos sobre quem é a nossa igreja, precisamos conhecer um pouco de sua história. Não somente sobre seu.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Curso de Segurança Alimentar e Rotulagem de OGM em Alimentos Segundo módulo: Biossegurança BIOÉTICA: Bioética, Arte e Biogenética Prof. Dr. Bruno Schlemper.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
O ser humano é capaz de:. 2.1 Explica o significado da frase: “Eu até te agradecia, mas era preciso que as tuas mãos e a tua boca tivessem dito.
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Os sete saberes necessários à educação do futuro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Psicologia Jurídica: Contribuições da Análise do Comportamento
Profa. Daniele G. de Moura. Interferir em... Não intervenção.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
CIÊNCIA POLITICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
AULA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA.
Indicadores de Saúde Conceito
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
NORMAS JURÍDICAS. SANÇÃO LEIS PERFEITAS: NULIDADE AUTOMÁTICA OU POSSIBILIDADE DE ANULAÇAO DO ATO PRATICADO (ART. 235, CC/ ART. 9o. CLT) LEIS IMPERFEITAS:
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
Transcrição da apresentação:

Ética em Psiquiatria Dr. Daniel Martins de Barros Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas - USP Núcleo de Psiquiatria Forense Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria

Tópicos Ética, Moral e Direito Bioética Particularidade da psiquiatria Autonomia x paternalismo Condutas

Ética em Psiquiatria Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:

Ética em Psiquiatria - Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

Ética em Psiquiatria E o ladrão, confuso, diz: - Dotô, eu levo ou deixo os pato?

Ética em Psiquiatria Ética – (ethos = modo de ser, hábito, caráter)  Princípios, essência das normas Moral – (mores = costumes)  Regras, normas

Ética em Psiquiatria Deontologia – (deon + logos = estudo dos deveres)  Leis Derivadas umas das outras Mutáveis x perenes

Ética em Psiquiatria Bioética – princípios:  Inicialmente - Vida e ambiente  Posteriormente - Humanos e não humanos  Atualmente - Intervenções

Ética em Psiquiatria Códigos de ética –  Normas profissionais  Estabelecidos pelos Conselhos  Direitos  Deveres

Ética em Psiquiatria Deontologia médica – legislação  Constituição  Código penal  Código civil  ECA

Ética em Psiquiatria Evolução díspar  Acúmulo do saber Exemplo: definição de morte  Transformação social  Inadequação de leis e normas Exemplo: EEG para pilotos

Ética em Psiquiatria Surgimento de dilemas  Conflitos legais (ex.: sigilo – ECA x CPP)  Conflitos éticos (ex.: tratamento involuntário – necessidade ou não)  Contextos diferentes – dilemas próprios

Ética em Psiquiatria

Bioética - Princípios  Propostos por Tom Beauchamp e James Childress Principles of Biomedical Ethics, 1978 Beneficência Não maleficência Autonomia Justiça

Ética em Psiquiatria Beneficência  Ativo  Proatividade benéfica  Independe de mérito  “Fazer o bem sem olhar a quem.”

Ética em Psiquiatria Não maleficência  “Primo non nocere”  Beneficência negativa? Justiça  Individual  Social  Eqüidade

Ética em Psiquiatria Autonomia  Liberdade Independência do controle de influências  Ação Capacidade de ação intencional  Significados diversos: Auto-determinação, direito de liberdade, privacidade, escolha individual, livre vontade, de acordo com o contexto

Ética em Psiquiatria Particularidades da Psiquiatria Esferas de atuação:  Social – parâmetros médicos de normalidade  Populacional – projetos, populações, pesquisas  Individual – internação, medicação, consentimento

Ética em Psiquiatria Armadilhas Sociais:  Padronização de comportamentos  Medicalização da sociedade  Psiquiatrização de desvios

Ética em Psiquiatria Populacionais:  Consentimento livre esclarecido  Real benefício  Droga ativa x placebo

Ética em Psiquiatria Individuais:  Intervir ou não  Decidir condutas  Dilemas “customizados”

Ética em Psiquiatria Autonomia sub judice  Risco de tender ao paternalismo Tratamento involuntário Controle de comportamento Instituições totais Realização de pesquisas  Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE)

Ética em Psiquiatria TCLE Normatização do princípio de autonomia  Informar que se trata de pesquisa  Explicar os riscos  Garantir sigilo  Dar liberdade de não participação

Ética em Psiquiatria Condutas éticas:  Avaliar a autonomia  Evitar o paternalismo  Conhecer regras  Conhecer leis  Identificar os princípios

Ética em Psiquiatria “Sempre que ensinares, ensina a duvidar do que ensinas.” José Ortega y Gasset