Dinâmica de Grupo Problemas (e soluções) para a Navegação Fluvial

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Transcrição da apresentação:

Dinâmica de Grupo Problemas (e soluções) para a Navegação Fluvial STT0403 – Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis Prof. Antônio Nélson Rodrigues da Silva Prof. Edson Martins de Aguiar Semestre 2006.1 Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Transportes

Problema: Bancos de areia Solução: 1 - Retirada de material depositado, principalmente nas curvas, utilizando-se máquinas adequadas. 2 - A solução para o problema seria a dragagem do material depositado. 3 - Demarcação da região em questão e, em último caso, a dragagem desses bancos.

Problema: Estiagem Solução: 1 - Para esse caso, o ideal seria uma demarcação das rotas, permitindo que as navegações trajetem apenas por trechos compatíveis ao seu tamanho. 2 - Sinalização com auxílio de bóias para delimitação do trajeto de navegação e conhecimento prévio hidrológico da região. 3 - Pode ser corrigida com a construção de barragens para regularizar o nível do rio.

Problema: Assoreamento Solução: 1 - remoção dos obstáculos, proteção das margens, recuperação da mata ciliar. 2 - utilização de máquinas (dragas) para a retirada de material depositado no leito dos rios 3 - dragagem do leito do rio, obras de contenção como curvas de nível e implantação de matas siliares (SIC) ao longo da margem do rio. 4 - pode ser corrigido com a dragagem. 5 - recuperação da mata ciliar e dragagem do rio. 6 - retirada do material do fundo do rio e/ou limitação do tipo de embarcação.

Problema: Quedas d’água Solução: 1 - construção de eclusas, canal de transposição. 2 - uma possível intervençao é a construção de eclusas que transponham no (SIC) rio em diferentes níveis. 3 - construção de eclusas para conseguir transpor as quedas. 4 - construção de eclusas. 5 - Diferença de nível que pode ser vencida com a construção de eclusas.

Problema: Estreitamento do rio Solução: 1 - sinalização adequada no trecho e/ou remoção dos bancos. 2 - pode ser corrigido com o alargamento das margens. 3 - execussão (SIC) de obras que visam ampliar a largura do leito navegável, através da escavação e estabilização das margens.

Problema: Meandros Solução: 1 - retificação dos canais, suavização das curvas, entre outras obras de regularização. 2 - podem ser contornados pela construção de canais artificiais. 3 - retificação dos meandros e busca de uma nova linha de equilíbrio. 4 - pode ser corrigido com a retificação do rio. 5 - construção de canais artificiais, quando possível, em determinadas partes do leito do rio.

Problema: Vazões irregulares Solução: 1 - construção de barragens, estreitamento do leito. 2 - construção de barragens para a regularização das vazões. .

Problema: Excesso de canais secundários Solução: 1 - fechamento dos canais secundários.

Problema: Erosão das margens Solução: 1 - plantação de vegetação e obras de contenção, como curvas de nível.

Problema: Sinuosidade Solução: 1 - em trechos relativamente curtos, a construção de canais artificiais entre dois pontos torna-se viável.

Problema: Incompatibilidade entre embarcação e rio Solução: 1 - embarcações vindas do oceano podem não conseguir entrar no continente através dos rios devido à incompatibilidade entre as dimensões da embarcação e do rio. Intervenção: mudança de embarcação antes de entrar no rio.

Problema: Obstáculos no curso do rio Solução: 1 - defensas nos pilares das pontes, sinalização.