UM PROJETO DE ESTÁGIO VINCULADO À DISCIPLINA “PRÁTICA EM ENSINO DE FÍSICA” VISANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES André Machado de Rodrigues*, Barbara Bianca.

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Transcrição da apresentação:

UM PROJETO DE ESTÁGIO VINCULADO À DISCIPLINA “PRÁTICA EM ENSINO DE FÍSICA” VISANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES André Machado de Rodrigues*, Barbara Bianca Gerbelli**, Carla Alves de Souza*, Renata Pojar**, Vera Bohomoletz Henriques*** *Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – IFUSP, **Licenciatura em Física – IFUSP, ***Coordenadora do projeto de estágios do IFUSP INTRODUÇÃO Necessidade de formação prática dos futuros professores Programa de formação de professores e criação da CoC- Licenciatura no IF – 2005 Criação da disciplina de Práticas de Ensino de Física – anual – para organizacão e supervisão dos estágios O PROJETO as parcerias CoC busca escolas parceiras para estagios coordenados entre IF e escolas na região próxima ao campus piloto – ensino de ciências 2008 – projeto piloto com 3 licenciandos na escola de ensino fundamental Integrando a escola e a universidade Final de 2008 Reuniões CoC – professores da escola em HTPCs : opção dos professores por aulas experimentais inseridas em seus programas por parte dos estagiários Professores parceiros participam do Encontro IFUSP – escola janeiro 2009 (encontros de 1 semana nas férias de janeiro e de julho) REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS Formação de Professores para a mudança educativa. GARCIA, C. M. Portugal: Porto, Como as Pessoas Aprendem – cérebro, mente, experiência e escola. BRANDSFORD, J.D.; BROWN, A.L. e COCKING, R.R. PRO-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO 45 turmas de ensino médio 11 turmas de ensino fundamental – 5a a 8a series Escola Estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto 15 turmas de ensino médio Professores selecionam conjuntos de 12 experimentos por série a partir de materiais desenvolvidos em projetos do IF Os licenciandos participam do ensino nas escolas parceiras TEMA 1 Eletrização, corrente e circuito Oficina 1AbrilBiruta elétrica Oficina 2AbrilEletroscópio Oficina 3MaioModelo mecânico da corrente Oficina 4MaioCorrente de quê? TEMA 2Eletrodinâmica e eletromagnetismo Oficina 5AgostoCircuito em série e paralelo Oficina 6AgostoBússola elétrica Oficina 7SetembroO campo dos ímãs Oficina 8SetembroQuando a eletricidade e o magnetismo se juntam TEMA 3Indução eletromagnética e física moderna Oficina 9OutubroÍmãs produzindo luz Oficina 10OutubroMotor elétrico Oficina 11NovembroSemicondutores e temperatura Oficina 12NovembroLuz, cor e matéria IFUSP CCEx CG Prática de Ensino Ação no ensino básico público Licenciandos Escola Professores Alunos Cursos de extensão Programa de formação de professores da USP COCLicenciatura Uma das escolas reabre seu laboratório 1 º Ano 2º Ano3º Ano Manhã-88 Andronico Tarde142- Noite356 Manhã-55 Virgilia Tarde72- 5 º 6 º 7 º 8 º Manhã1112 Amorim Tarde – 55 licenciandos, em duplas, assumem o trabalho com experimentos e discussões conceituais em aulas quinzenais conjuntas com o professor DIFICULDADES instabilidade de horários e agenda escolar horas de estágio náo previstas na grade curricular PERSPECTIVAS institucionalização - instalação de laboratório didático-pedagógico - alocação de técnico para preparação de kits experimentais