Os Novos Rumos dos Sistemas de Qualidade Curso de Gestão Hospitalar Profª. Sandra Virgínia G. Bacalhau.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Negócios. Gestão da Qualidade Modelo de gestão baseado no conjunto de normas ISO 9000 Benefícios –Maior capacitação dos colaboradores –Melhoria.
Advertisements

NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
N ECESSIDADES DE UM S ISTEMA DE G ESTÃO Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos; Tradução.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Educação e Trabalho  Technos – RH – MAO Tempo... É por ele que avançamos todos os dias em nossas idéias e conquistas. Em 2006, a Technos completará 50.
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
Santana do Livramento. “A racionalidade e a própria essência da atividade estatal diferem da gestão de empresas” (OSBORNE e GAEBLER (1992)
Disciplina: Negociação em Gestão Empresarial Carga horária: 45 horas Professora: Eliaura Maria Brito Santos.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
ANÁLISE SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO BSC NO PROGRAMA DE EAD DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Orientador:
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Para entender o que é política pública Produção cultural
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade EAD 765 – Profa.Adriana Marotti.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
MODELO DE APURAÇÃO DE CUSTOS  MODELO ELABORADO PELO PROF. NELSON MACHADO (CONTABILIDADE ORÇAMENTÁRIA)  MODELO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS A PARTIR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SUBGRUPO nº 1 – RECEITAS POR COMPETÊNCIA ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: José Valter Cavalcante.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
POLÍTICAS NACIONAIS DE INFORMAÇÃO ALDO DE ALBUQUERQUE BARRETO CINFORM - JUNHO DE 2004.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
ISO
Cultura Organizacional
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Video-aula 3 Páginas 30 a 32 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO PROFESSOR: THIAGO.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Sistema de Gestão da Capacitação por Competências Arlete de Paula / Renata Benevenuto / Márcia Iglesias.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
Protocolo de prevenção de úlcera por pressão: cuidados de enfermagem conforme escala de risco Enfermeiro Jaci Simão Boing, Msc.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Modelos de Avaliação de Desempenho na Regulação da Aviação Civil Marcelo Henrique da Silveira M.Sc Marcelo de Canossa Macedo D.Sc.
Portal da Agricultura Familiar Andre Marchetti Coordenação de Relações Institucionais e Gestão do Sibrater.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
A EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O TPM ? A alta direção está comprometida com a implantação? A estrutura organizacional está motivada ? A empresa possui.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Os Novos Rumos dos Sistemas de Qualidade Curso de Gestão Hospitalar Profª. Sandra Virgínia G. Bacalhau

Sistemas de Gestão Ambiental A visão contemporânea das organizações estabelece sua responsabilidade social frente a diversos processos, dentre ele o S.de Gestão Ambiental. Objetivo: O objetivo maior da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada.

ISO O que diz a norma NBR-ISO Objetivos da gestão ambiental · implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; · assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida; · demonstrar tal conformidade a terceiros; · buscar certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa; · realizar uma auto-avaliação e emitir auto-declaração de conformidade com esta Norma.

Sistema de Gestão de Pessoal Gerenciar pessoas significa atualmente estimular o envolvimento e o desenvolvimento das mesmas. Estratégias: Identificar habilidades (competências) de cada pessoa; Motivação da equipe; Reconhecimento do sucesso; Reconhecimento das necessidades pessoais.

Melhoria da Qualidade de Vida O sucesso da qualidade vai além das ferramentas do trabalho e consiste em mais 4 elementos básicos: Comprometimento da alta administração; Melhoria contínua; Capacitação; Comprometimento dos colaboradores.

Fatores que influenciam na melhoria da qualidade de vida Maslow(1970) – relatava que as necessidades humanas estão dispostas em níveis de importância e influenciação: Pirâmide de Maslow – identifica de forma hierárquica as necessidade humanas: