EDUCAÇÃO HOLISTICA PARA O EMPREENDEDORISMO : UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, DE CIDADANIA E DE COOPERAÇÃO José Soares Ferreira - TI Graça Brites.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Regina Célia Baptista Belluzzo
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Educação Permanente em Saúde :
Comportamento Organizacional
Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Fundamentação Teórica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Empreendedorismo, administração em vendas Aula 05.
Desenvolvimento Curricular
O uso de novas mídias nas escolas
Sou o que sou pelo que nós somos
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Escolas Promotoras de Saúde
Modelo de Excelência em Gestão
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Desenvolvimento Comunitário
Boa Tarde!. Desenvolvendo Talentos Desenvolvendo Talentos Gertrudes Stanislauki
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Trabalhando com Grupos
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Abordagem Contingencial da Administração
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Administração e o Mercado de Trabalho
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
U N E S C O Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura Ary Mergulhão Filho.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
AVALIAÇÃO.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Concepção e gestão de projetos e processos educativos a distância – Abordagens pedagógicas O paradoxo da Educação a Distância Carlos Otávio Fiúza Moreira.
Abordagem Contingencial da Administração
Teorias Educacionais.
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Orientadora: Tânia R. Bertoldo Benedetti Área de Concentração: Atividade Física e Saúde NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO HOLISTICA PARA O EMPREENDEDORISMO : UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, DE CIDADANIA E DE COOPERAÇÃO José Soares Ferreira - TI Graça Brites - ISCTE Cristina Albuquerque – FPCE-UC

RESUMO A educação para o empreendedorismo, um elemento estratégico na promoção de modelos de desenvolvimento mais inclusivos, éticos e holísticos. Questiona as abordagens tradicionais Pedagogia empreendedora associada à capacitação e à educação para a cidadania. Tree Mode l e os Centros de Educação para o Empreendedorismo e a Cooperação CEEC.

“É assim necessária a reflexão sobre uma conceção e práticas de desenvolvimento que considerem as pessoas como um fim em si mesmo e que ponderem, de forma holística e complexa, as finalidades, os processos e os resultados, permitindo delinear um novo catálogo de prioridades e da respetiva ordenação” (Nussbaum, 2012)

“não somos forçados a escolher entre uma forma de educação que promove o lucro e uma forma de educação que promove a boa cidadania. Uma economia florescente requer as mesmas aptidões que suportam a cidadania, logo os proponentes do que os autores chamam de “educação para o lucro”, ou “educação para o crescimento económico”, adotaram uma conceção empobrecida do que é necessário para atingir o seu objetivo “ Martha Nussbaum

PIRÂMIDE EMPREENDEDOR XXI Orientação Conhecimento Comportamentos Motivações Motivações intrínsecas Autoconfiança Resiliência Iniciativa Relações cooperativas Organização Inovação Autoconfiança Resiliência Iniciativa Relações cooperativas Organização Inovação Skills de projecto Resolução de problemas e ética

* * MODELO EM ÁRVORE*/TREE MODEL Aprende-se a mudar o mundo, mudando-o Experiências abertas e desafiantes. Competências base Transversal

C c ontexto Pessoa Contexto Grupo ABORDAGEM HOLÍSTICA

CENTROS DE EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO E A COOPERAÇÃO (CEEC) Projectos Reais Manuais Coordenação Comunidade on-line Vídeos ConferênciasFormação Formar atitudes e comportamentos empreendedores. Motivar para a acção.

+ Univers Reached - MÍNIMO DENOMINADOR COMUM EMPREENDEDOR - Entrepreneur “common denominator” + CEECs

Todas as pessoas são empreendedoras, independentemente da idade, seu estatuto social, cultural ou económico se viverem num ambiente promotor do seu potencial humano. José Soares Ferreira Graça Santos Cristina Albuquerque