DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produto Logístico.
Advertisements

ATIVIDADES LOGÍSTICAS
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Curso: Administração DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
GESTÃ DE ESTOQUES.
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Logística Empresarial
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Diogo Almeida Gabriela Mesquita Mariana Barrozo Suzane Gonçalves.
Conceitos Básicos de Estoques
Por que fazer gestão de estoques?
Unidade 8 - A Distribuição
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Integração das Operações Logísticas
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
Logística Empresarial UNIDADE 5
Logistica Integrada.
Centro de Distribuição Expedição
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Logística Embalagens e Distribuição Física
Logística de Distribuição R08 R08 Grupo 1992 Grupo 1992 Bruno Oliveira Bruno Oliveira Gustavo Basso Gustavo Basso Bruno Takatsu Bruno Takatsu Wesley Araujo.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Logística Empresarial
Controle de estoque.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
ATIVIDADES DA EMBALAGEM
Distribuição Física - Expedição
Logística de Distribuição
Logística.
Distribuição e Armazenagem
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
8 - DISTRIBUIÇÃO O conceito de distribuição é bastante abrangente, incluindo tanto os vários caminhos que o produto segue do produtor ao consumidor, como.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
LOGÍSTICA.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
Administração de Materiais Professor Carlos Eduardo
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Gestão de Armazenagem e Movimentação (parte 2b)
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Princípios e Elementos da Armazenagem
Sistema Logístico e de Materiais
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
ARMAZENAGEM CARGAS, EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO
LOGISTICA EMPRESARIAL
Administração de Materiais - Ciclo
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
A importância da Embalagem como Vantagem Logística
Transcrição da apresentação:

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem Os estoques têm de estar nos lugares certos, ter o tamanho certo, proteger de forma adequada seu conteúdo e permitir entregas e colocação eficientes nas prateleiras. Entre o armazém e a gerência deve haver sistema de informações que permita colocar os produtos em locais conhecidos e em uma ordem conhecida, retirá-los rapidamente e na quantidade necessária, e ter uma rotação correta. As empresas devem ter instalações com docas que permitam a carga e descarga rápidas de veículos, e espaços para separação de cargas que permitam o cross docking, isto é, a separação de cargas recebidas em lotes menores, para serem despachados sem armazenamento local, ou a mistura de cargas de produtos diferentes em lotes consolidados para clientes específicos.

Armazenagem – Objetivos Reduzir custos de transporte e produção Coordenação de suprimento e demanda Necessidades da Produção Considerações de Marketing

Armazenagem – Objetivos Reduzir custos de transporte e produção Reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e estocagem (LEC E LEF). Coordenação de suprimento e demanda Produtos sazonais, de entressafra, de temporada (ventiladores, aquecedores) Necessidades da Produção A manufatura de certos produtos requer tempo de maturação ou envelhecimento. Considerações de Marketing A disponibilidade de produtos para entregas mais rápidas pode gerar melhoria nas vendas.

Armazenagem – Localização Um armazém deve ser localizado com: Referencia aos outros depósitos do sistema logístico (região geográfica); Disponibilidade de sistemas de transporte; Potencial de expansão; Custos de aquisição, construção e locação. Impostos e taxas de operação.

Armazenagem – Funções Abrigo de produtos Consolidação Transferência e transbordo Agrupamento

Armazenagem – Funções Abrigo de produtos Guarda, proteção, registros e rotação dos produtos. Consolidação Se as mercadorias são originárias de muitas fontes a empresa economizar no transporte se as empregas forem feitas de um armazém, onde as cargas são agregadas e consolidadas e, então, transportadas em um único carregamento até seu destino final.

Armazenagem – Funções Transferência e transbordo Desagregar e fracionar quantidades transferidas em grandes volumes para as quantidades demandadas pelos clientes. Distribuir para clientes que exigem quantidades pequenas fica mais barato utilizar um deposito regional. Produtos podem ser armazenados por algum tempo para sincronizar as entradas com as saídas. O armazém, como um terminal de carga, providencia as facilidades de operação intermodal da troca de um tipo de veículo por outro, desagregando os grandes volumes em menores.

Armazenagem – Funções Agrupamento A empresa pode produzir itens de sua linha de produtos em diferentes plantas industriais e os clientes compram a linha toda. No depósito os itens são agrupados conforme os pedidos. O custo adicional do armazém pode ser compensado pelos menores custos de manufatura.

Armazenagem – tipos Armazéns de “commodities”: madeira, algodão, cereais. Armazéns de granéis: produtos químicos líquidos, petróleo e derivados. Armazéns frigorificados: frutas, vegetais, comida congelada, além de alguns produtos químicos e farmacêuticos. Armazéns de utilidades domésticas e mobiliário. Armazéns de mercadorias em geral.

Processo de Armazenagem Definir local Embalagem Unitização Conteinerização Transportar Acomodar Controlar estoques

Processo de Armazenagem Definir Local Gestão do uso do espaço do armazém e fluxo do produto. Políticas definidas para cada tipo de produto. Primeiro a entrar/Primeiro a sair, para produtos alimentícios. Embalagem Prevenir a ocorrência de danos e perdas durante o manuseio e armazenagem do produto, assim como, sua identificação. A embalagem deve permitir combinar embalagens menores em maiores, ser resistente, ter tamanho e configuração que se ajuste aos equipamentos de movimentação e local de armazenagem.

Processo de Armazenagem Unitização consiste agregar volumes pequenos em outros maiores, de tipos e formatos padronizados, possibilitando que sejam movimentados mecanicamente evitando o manuseio, menos viagens, menos mão-de-obra.

Processo de Armazenagem Conteinerização Contêineres são grandes caixas que podem ser transportadas em vagões ferroviários abertos, em chassis rodoviários, em navios ou em grandes aeronaves. São suficientemente grandes para aceitar carga paletizada, são estanques, de maneira que não é preciso proteger a carga de problemas meteorológicos e podem ser trancados para maior segurança.

Processo de Armazenagem Transportar: movimentar, deslocar o material dentro do armazém. Acomodar: Colocar o produto no local especificado pelo cliente. Controle de estoque: Controla a entrada e saída dos produtos por meio de registros verificando seus níveis por meio de políticas explicitadas pelo gestor.

Atividade de Acompanhamento Estudo de Caso PHILIP MORRIS DO BRASIL

A Philip Morris do Brasil foi uma das ganhadoras do IV Prêmio ABML de Logística na categoria sistemas de embalagem e unitização de cargas. A solução da empresa fabricante de cigarros compreendeu suas providencias de reunitização de embalagens. A distribuição física de cigarros, muito pulverizada, reúne elevado número de entregas por veículo. A empresa prepara 3 mil pedidos por dia só na capital paulista. Isto gera uma compra e consumo elevado de caixas de papelão ondulado para a consolidação dos pedidos (para 10 pacotes e 25 pacotes).

Após vários estudos, desenvolveu-se um sistema para reutilização das próprias caixas de papelão ondulado provenientes da fábrica, que comportavam 50 pacotes de um mesmo produto e que eram descartadas no centro de distribuição. O reaproveitamento foi feito a partir de uma máquina de corte, que transforma caixas originárias da fábrica em caixas menores, adequadas a embalagem de pedidos com 10 e 25 pacotes. A empresa adotou também programa para estimular a devolução de caixas utilizadas pelo varejo. Destacam-se entre os resultados “pay-back” de 4 meses, redução anual de despesas na ordem de 150mil e redução de descarte de papelão ondulado.

Atividade de Acompanhamento 5 Com base na teoria como deve ser o processo de armazenagem no centro de distribuição da empresa? Qual o problema de unitização da Philip Morris e como foi solucionado?