I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL  CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA  PREPARA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
Advertisements

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
LIÇÃO 6 - O AVANÇO CIENTÍFICO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
Antiguidade grega e romana
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
Períodos da história da Filosofia
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
A ESCOLÁSTICA MEDIEVAL. TEOLOGIA ESCOLÁSTICA MEDIEVAL A teologia escolástica medieval atravessou praticamente oito séculos, marcando ainda presença durante.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
O nascimento da Filosofia
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Metafísica Aristotélica
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
O DIREITO CANÔNICO. IDADE MÉDIA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO PROTEÇÃO MILITAR DA POPULAÇÃO, COMÉRCIO E COMUNICAÇÃO FALTA DE TRABALHO PARA OS HOMENS LIVRES.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Segurança pública e Violência
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A PESSOA EMRC E A PESSOA.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
EMPIRISMO BRITÂNICO John Locke, a identidade de Batman e a crítica à noção de substância Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos. Heráclito.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Prof. Ricardo Lima Filosofia Platão a.C.  Ateniense, filho de família aristocrática.  discípulo de Sócrates, assistiu inconformado à morte do.
Transcrição da apresentação:

I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL  CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO ) BUSCA A SABEDORIA  PREPARA Ç ÃO PARA A PROCURA ) FORMA Ç ÃO INTEGRAL  CORPO E ESP Í RITO (FOR Ç A, LEALDADE, BONDADE, CORAGEM) / DISCUSSÃO, PERSUASÃO)

ESPARTA ) EDUCAR A VIVER PELO ESTADO E PARA O ESTADO (SENTIDO POLÍTICO-MILITAR ) ATENAS ) LIBERDADE PESSOAL ) IDEAL DE FORMAÇÃO  O CIDADÃO: RAZÃO E PALAVRA AUTÔNOMA / INTELIGÊNCIA CRÍTICA (CONSTRUTOR DA CULTURA) ) O SABER COMO OBJETO DE DISCUSSÃO / PROBLEMATIZAÇÃO

1) FILÓSOFOS  MARCAM A BUSCA PELA ORIGEM E O FUNDAMENTO DAS COISAS (ESSÊNCIA DAS COISAS) 1.1)SOFISTAS  PASSAGEM DA EXPLICA Ç ÃO MITOL Ó GICA PARA A RACIONAL (CENTRO DE INTERESSE É O HOMEM, A MORAL E A POL Í TICA)  CURR Í CULO:GRAM Á TICA  RET Ó RICA  DID Á TICA  ARIT M É TICA, GEOMETRIA, ASTRONOMIA, M Ú SICA  PROT Á GORAS; “ O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS ” – ATIVIDADE: COMENTE A FRASE.

1.2)SÓCRATES( AC)  PRIMEIRA OBRIGAÇÃO “CONHECER A SI MESMO”  ”SÓ SEI QUE NADA SEI” ) O FIM DA EDUCA Ç ÃO  É DESENVOLVER A CAPACIDADE DE CONHECER E APRECIAR A VERDADE ) (ID É IAS E VALORES UNIVERSAIS) / FORMA Ç ÃO MORAL E PR Á TICA DAS VIRTUDES ) M É TODO  O EDUCADOR É ORIENTADOR/MEDIADOR NA BUSCA DA VERDADE (IRONIA E MAIÊUTICA) - VER O ALUNO COMO SUJEITO. ) OBJETIVO: CONHECER O BEM E PRATICAR O BEM (FILOSOFIA A SERVI Ç O DO HOMEM)

1.3)PLATÃO(428 – 347 AC): O PODER PELA INTELIGÊNCIA E NÃO PELA RIQUEZA OU FORÇA  EVOLUÇÃO COLOCA OUTROS PROBLEMAS AO HOMEM: DECIDIR, GOVERNAR, PENSAR  ALEGORIA DA CAVERNA: O HOMEM ACORRENTADO.  AS PESSOAS NÃO NASCEM IGUAIS: EDUCAR SEGUNDO AS DIFEREN Ç AS (ESTADO):  AT É OS 20 ANOS  (DESCOBRIR “ ALMAS DE BRONZE ” );  MAIS 10 ANOS  (DESCOBRIR “ ALMAS DE PRATA ” e “ ALMAS DE OURO ” )  TAREFA DO EDUCADOR  LEVAR O ALUNO A DESCOBRIR ID É IAS E VERDADES QUE ESTÃO EM SEU INTERIOR  RECORDAR

1.4)ARISTÓTELES(384–322 AC) -“NADA ESTÁ NA INTELIGÊNCIA QUE NÃO TENHA PASSADO PELOS SENTIDOS”  AS ID É IAS ESTÃO NAS COISAS  FUN Ç ÃO DA EDUCA Ç ÃO: ATUALIZAR AS POTENCIALIDADES HUMANAS // DISCIPLINAR OS INSTINTOS // APRENDE-SE POR IMITA Ç ÃO (DESENVOLVER H Á BITOS)  M É TODO: REPETI Ç ÃO (VIRTUDE E CONHECIMENTO): EXPOSI Ç ÃO  RETEN Ç ÃO  EXERC Í CIOS  REQUISITOS EDUCACIONAIS:  DISPOSI Ç ÕES NATURAIS // MEIOS NECESS Á RIOS

II) IDEAL ROMANO DE HOMEM  HUMANISTA (RACIONAL: PENSAMENTO E EXPRESSÃO)  RESPONSABILIDADE FAMILIAR (  MULHER (FALAR, ESCREVER  PAI – A PARTIR DO 7 ANOS: SERVIR À P Á TRIA E AOS DEUSES).  SURGIMENTO DO PEDAGOGO (ESCRAVO GREGO OU ESCRAVO LIBERTO)  SURGIMENTO DA ESCOLA ELEMENTAR (FUTUROS ADMINISTRADORES DA CIDADE)  1) C Í CERO (106 – 43 AC): PROT Ó TIPO DO ORADOR (ZELO PELA VIRTUDE, PELO ESTADO)  FILSOOFIA, CULTURA GERAL, JUR Í DICA, LITERATURA, TEATRO  RESPEITO AO CAR Á TER DE CADA UM (PREOCUPA Ç ÃO PSICOL Ó GICA)

2) SÊNECA ( 4 AC – 65 DC): EDUCA Ç ÃO É FUN Ç ÃO DO ESTADO  INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO.  REPETI Ç ÃO E PR Á TICA CONSTANTE  DOMINAR PAIXÕES (BEM VIVIER E BEM MORRER). 3) QUINTILIANO ( 35 – 95 DC) : FOCO NA IDIVIDUALIDADE  PREOCUPA Ç ÃO T É CNICA E PR Á TICA  ALFABETIZA Ç ÃO SIMULTÂNEA DE LEITURA E ESCRITA  RECREA Ç ÃO – L Ú DICO – PARCERIA(TRABALHO EM GRUPO)

III) IDEAL MEDIEVAL  HOMEM DE FÉ CULTURA MEDIEVAL: ELEMENTOS GRECO-ROMANOS E GERMÂNICOS (ASPECTO RELIGIOSO E NATURALISTA) 1) O SABER A SERVI Ç O DAS VERDADE DA F É :  PROTE Ç ÃO CONTRA OS B Á RBAROS E INVA Ç ÕES MU Ç ULMANAS  RURALIZA Ç ÃO (SOCIEDADE ARISTOCR Á TICA)  RELIGIÃO (ELEMENTO INTEGRADOR) SE APROXIMA DO ESTADO.  CULTURA NOS MOSTEIROS : ESCOLAS PERTO DOS MOSTEIROS E CATEDRAIS (CATECUMENATOS)  PRIVIL É GIO DO LER E ESCREVER  -  CARGOS P Ú BLICOS  REDUTO DA CIÊNCIA – MONOP Ó LIO DO CONHECIMENTO (BILBIOTECAS /ESTUDOS / PESQUISAS /EDITORAS)

2) ESCOLA CAROL Í NGIA - REFORMA DO ENSINO  CARLOS MAGNO ( ESCOLA PALATINA) (ALCU Í NO): REESTRUTURA Ç ÃO DAS ESCOLAS MONACAIS, CATEDRAIS E AS PAROQUIAIS.  SETE ARTES LIBERAIS  TRIVIUM (GRAM Á TICA, RET Ó RICA, DIAL É TICA)  QUADRIVIUM (GEOMETRIA, ARITM É TICA, ASTRONOMIA E M Ú SICA)

3) ALTERAÇÕES NAS ESTRUTURAS SOCIAIS A PARTIR DAS CRUZADAS (ENFRAQUECIMENTO DO PODER DOS NOBRES-FEUDOS / SURGIMENTO DA BURGUESIA  NECESSIDADE DE UM NOVA ESCOLA).  ESCOLA BURGUESA (MUNICIPAIS): MAIS PR Á TICA (? COM É RCIO EXIGIA CONHECER....) //  BUSCA OS MESTRES NA PR Ó PRIA CIDADE  FORTE A QUALIFICA Ç ÃO ARTESANAL E PROFISSIONAL (APRENDIZ – COMPANHEIRO – OFICIAL - MESTRE)

4) PATRÍSTICA E ESCOLÁSTICA  CRISTIANISMO COMO ELEMENTO UNIFICADOR (ADAPTAÇÃO DO TESOURO GRECO-ROMANO AO PENSAMENTO CRISTÃO).  PATR Í STICA: DEFESA DOS DOGMAS DA F É E RELIGIÃO / COMBATER HERESIAS /CONVERTER  AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430)  INSPIRADO EM PLATÃO CRIA A TEORIA DA ILUMINA Ç ÃO.  FUN Ç ÃO DO EDUCADOR: RECONHECER DEUS COMO Ú LTIMO FIM.

ESCOLÁSTICA: ALIANÇA ENTRE FÉ E RAZÃO  TOMÁS DE AQUINO (1225 – 1274): FUNDAMENTA-SE EM ARISTÓTELES  AFIRMA AS VERDADES DA FÉ A AS DA NATUREZA  DEUS É O VERDADEIRO MESTRE (MODELO) // PARTIR DO LUGAR DO EDUCANDO // ATUALIZAÇÃO DE POTENCIALIDADES // FORMAR O HOMEM DE FÉ.  COMPANHIA DE JESUS (RATIO STUDIORUM: LIVROS DE ARISTÓTELES E SUMA THEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO. (  ISTO MARCARÁ PROFUNDAMENTE A CULTURA BRASILEIRA.

5) UNIVERSIDADES (VÁRIAS ORIGENS)  CORPORA Ç ÕES AUTÔNOMAS DE MESTRES E ALUNOS  COL É GIOS PARA ALUNOS POBRES ( ROBERTO SORBON)  N Á POLES: TEOLOGIA / FILOSOFIA/ DIREITO / MEDICINA.  VIDA DOS ALUNOS  CASTIGOS / DIAS ESCOLARES LONGOS / FOLGAS NAS FESTAS RELIGOSAS / LIVROS CAR Í SSIMOS/ Ó TIMA MEM Ó RIA