Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
A Enfermagem na Organização do SUS
Educação profissional:
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Política Nacional de Humanização
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
A psicologia na atualidade
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Articulação e Fortalecimento
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
A prática do psicologo no CRAS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Introdução ao Serviço Social
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Residencia Integrada em Saúde (RIS) – Escola de Saúde Pública.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Estratégia de Saúde da Família
A importância do estágio na formação profissional: suas dimensões
Prof. Vinicius Padilla PRÁTICA DA PSICOLOGIA CLÍNICA EM HOSPITAIS.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Revisita ao PPP.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE THAÍSA TEIXEIRA CLOSS CONGRESSO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MAIO 2007.
Transcrição da apresentação:

Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos

CONCEITO Humanizar é tornar-se humano, adquirir novos hábitos mais apropriados sob o prisma da ética e da moral distanciando-se da ignorância, estupidez e desamor.

Ganong, citado por Casate e Correa, coloca que: “humanizar significa reconhecer as pessoas que buscam nos serviços de saúde a resolução de suas necessidades de saúde, como sujeitos de direitos [...] é observar cada pessoa em sua individualidade, em suas necessidades específicas, ampliando as possibilidades para que possa exercer sua autonomia.”

Intervir na realidade humana e social, na perspectiva da assistência integral à saúde da população atendida. Construindo uma prática competente, na qual o valor humano, a qualidade de vida sejam os objetivos comuns para toda a equipe.

O projeto de intervenção para o profissional de Serviço Social caracteriza-se em um caminho com as linhas gerais para o agir profissional. Deverá estar conectado com o projeto ético político da profissão, tendo subjacente a concepção teórico-metodológica.

O embasamento desse projeto se fundamentou nas observações feitas diariamente no decorrer do estágio supervisionado I e II, aos usuários do HACM/ Unidade de Urgência e Emergência e Apoio Diagnóstico de Inhambupe Bahia. O objetivo do mesmo é promover palestras com o intuito de discutir uma nova perspectiva do cuidado com o outro.

Humanização no Atendimento. OBJETIVO GERAL Promover a humanização da assistência à saúde, para todos os usuários do SUS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir, sobre a ética no espaço de trabalho, possibilitando uma reflexão sobre os valores e princípios que direcionam a prática profissional. Sensibilizar os funcionários/servidores para a importância e os benefícios da humanização. Garantir o cumprimento de direitos dos usuários anteriormente negligenciados dentro do Sistema de Saúde Pública.

METAS Com esta proposta pretende-se que humanizemos a atenção à saúde valorizando a dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de atenção e gestão do SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e às populações específicas e garantir o acesso dos usuários às informações saúde.

AVALIAÇÃO E CONTROLE A avaliação será feita através de conversas informais no decorrer da execução do projeto, mas um questionário que será entregue aos participantes, no final do projeto, com algumas perguntas para avaliar-mos o nível da satisfação do mesmo.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Serão realizadas palestras com os profissionais do HACM/ Unidade de Urgência e Emergência e Apoio Diagnóstico de Inhambupe, e ao final, será aplicado um questionário, para avaliar-mos os resultados do Projeto.

RECURSOS Os materiais utilizados como instrumentos para a elaboração desse projeto, um notebook, uma estagiária, uma assistente social.

CONCLUSÃO Para que haja um avanço nas discussões sobre o cuidado, é necessário que o trabalhador adote a postura de colocar-se no lugar do ser que é cuidado para sentir quais são suas reais necessidades, garantindo conforto, resolução e atendimento humanizado para os seres que cuidam e seres que são cuidados.

BIBLIOGRAFIA BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de Brasília: Senado Federal, Casete JC, Corrêa AK. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Rev Latino-Am Enf 2005;13(1): BRAVO, Maria Inês de Souza. Política de Saúde no Brasil. In: MOTA, Ana Elizabete. [et al], (orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, Cortez, p BRAVO, Maria Inês de Souza; MATOS, Maurílio Castro de. Projeto Ético-Político e sua Relação com a Reforma Sanitária: Elementos para o Debate. In: MOTA, Ana Elizabete. [et al], (orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, Cortez, p CAMPOS, Teresinha Calil Padis. Psicologia Hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. São Paulo: EPU, p COSTA, Maria Dalva Horácio da. O Trabalho nos Serviços de Saúde e a Inserção dos (as)Assistentes Sociais. In: MOTA, Ana Elizabete. [et al], (orgs). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, Cortez, p