TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Advertisements

Modelos de Textos Científicos
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
CONHECENDO PELA LEITURA
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Competências e Habilidades
CONHECENDO PELA LEITURA
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Metodologia Científica
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Para Kelsen: - A economia, assim como outras ciências, podem até influenciar o legislador na fabricação de normas, mas isso não interesse ao estudioso.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
“Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao acaso ou por ouvir dizer. Quem a sugere deve saber o que está sugerindo.
O ATO DE ESTUDAR COMO POSTURA CRÍTICA: O ATO DE LER E SUBLINHAR
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Fundamentos da Administração
Pesquisa de Avaliação Autor: Skyup Informática. Atividade – Pesquisa de Avaliação O módulo de atividade pesquisa fornece uma série de instrumentos de.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Formas, condutas religiosas, estilos de espiritualidade e condutas religiosas uniformes evidenciam a presença influente de um substrato religioso-cultural.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Introdução a atividade acadêmica
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
Transcrição da apresentação:

TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO RESUMO – RESENHA – ESQUEMA LEITURA DE ESTUDO O que é ler? Diferentes tipos de leitura. Registro de leitura. LER: ATO MECÂNICO OU CONSTRUÇÃO DE SENTIDO? Geraldi – leitura como interlocução entre sujeitos e, como tal, espaço de construção e circulação de sentidos. NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO

DIFERENTES TIPOS DE LEITURA: Ler para: divertir-se, fantasiar e imaginar, informar-se, conhecer, compreender, entender o funcionamento de algo etc. Lê-se por obrigação, por necessidade, por paixão... Lê-se publicamente, individualmente, silenciosamente, em voz alta. Leitura de estudo Ler para construir sentido. Leitura que busca não uma informação pontual, mas perceber como o texto se organiza, o que discute e como discute Paulo Freire, sobre o ato de estudar: Assumir o papel de sujeito. Atitude de indagação frente ao mundo. Ler outras leituras afins. Dialogar com o texto. Humildade.

RECURSOS PARA UMA LEITURA DE ESTUDO Sublinhar Anotar na margem. Usar marcas diversas que orientem a leitura. Fichar: esquema, resumo, resenha ESQUEMA – organizar o texto em tópicos, permitindo uma visualização rápida e global. RESUMO – Recriação do texto original, reduzindo-o a suas idéias principais (distinguir o que é essencial do que não é essencial). Exige analisar, compreender, selecionar, hierarquizar, equivaler idéias, generalizar, suprimir, sintetizar, adaptar, construir, memorizar.

PISTAS PARA A LEITURA COM OBJETIVO DE RESUMIR Normatização (ABNT) Resumo: “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto”. No resumo, deve constar a natureza do trabalho, metodologia, resultados e conclusões. PISTAS PARA A LEITURA COM OBJETIVO DE RESUMIR Descobrir os conceitos-chave e compreendê-los. Identificar os autores que o autor cita e suas idéias e concepções. Descobrir a contribuição própria do autor lido ao tema em questão. Verificar se o pensamento do autor está vinculado a algum paradigma.

RESENHA “Descrição minuciosa que compreende um certo número de fatos”. (MARCONI & LAKATOS) Resenha crítica – além de descrever, apresentar uma obra/texto, apresenta a formulação de um conceito de valor. Requisitos básicos: Conhecimento completo da obra. Competência na matéria. Capacidade de juízo de valor. Independência de juízo. Correção e urbanidade. Fidelidade ao pensamento do autor.

RESUMO CIÊNCIA E ESPERANÇA (Carl Sagan) Palavras-chave: Ciência – conhecimento – modo de pensar. (O autor fala sobre a ciência) O que diz sobre ela? Informa quando teve contato pela primeira vez com a ciência e o que sentiu. Fala da vontade de repartir o que sabe sobre ciência. Trata do medo de que a sociedade em que vive se transforme e retorne ao que ele chama de superstição e escuridão. Paradoxo entre a necessidade de ciência e tecnologia e a falta de conhecimento sobre ciência e tecnologia. Os preconceitos étnicos e nacionais estimulando o irracional.

Carl Sagan, no texto Ciência e esperança, posiciona-se com relação à ciência e à necessidade de conhecimento. Começa apresentando como foi seu primeiro contato com a ciência e o que sentiu. Dizendo-se apaixonado pela ciência, julga necessária a sua divulgação; para ele, é preciso repartir o conhecimento. Considerando o que tem assistido na sociedade em que vive, revela o medo de que as pessoas se transformem e retornem ao que chama de superstição e escuridão. Ainda a partir do comportamento da sociedade, ele mostra o paradoxo de uma sociedade dependente da ciência e da tecnologia, mas, ao mesmo tempo, que não possui muitas pessoas que compreendam ciência e tecnologia. Conclui o texto, alertando para o fato de que os preconceitos étnicos e nacionais estimulam uma postura irracional, como em outros tempos.