LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
Advertisements

Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Pré-Modernismo Profª. Mara Magaña.
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Pré-Modernismo.
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
PRÉ-MODERNISMO.
Monteiro Lobato Algumas observações.
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Nome: Thiago Série do integral: 3°ano Professora: Cristiane
Pré-modernismo no Brasil
Nome: Guilherme Série do integral: 5º ano
José Bento Renato Monteiro Lobato
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
Nome: Maria Eduarda Série do integral: 3º ano Professora: Cris
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
PRÉ-MODERNISMO.
Nome: KAICK ARAUJO DE LUNA Série do integral: 3º ANO Professora: CRIS
Nome: Lara Série do integral: 4º ano Professora: Cris.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Romantismo no Brasil Teatro. O teatro romântico define-se apoiado na tradição clássica do teatro de Shakespeare, no drama burguês e no teatro tradicional.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
1 Sede : Rondonópolis – MT End. Rua João Pessoa, 599, Edifício Pirâmide s/102, centro, Cep fone (66)
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
O Romantismo no Brasil.
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
 PERÍODO HETEROGÊNEO  CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL  LUTA E INSATISFAÇÃO  TRAÇO INDIVIDUAL, MAS...  MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS  Antecipa eventos da.
Revisão – Parnasianismo e A Hora da Estrela Questões.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Resultados PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2010.
MONTEIRO LOBATO SIMONE RODRIGUES DE OLIVEIRA. MONTEIRO LOBATO.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
Tipo de Letra: ARIAL ou TIMES Tamanho da Fonte: 20 Quantidade: máximo : 25 slides Duração da apresentação máximo: 20 minutos OBS: “É importante constar.
Trabalhando com produção textual
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Reunião com Orientadores Pedagógicos
Romantismo Contexto e Características. Escola Secundária Cacilhas - Tejo 2 CONTEXTO (Finais do séc. XVIII / Início do séc. XIX) Revolução francesa (Liberté,
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Naturalismo BRASILEIRO
ARTE GÓTICA.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
Ensino tradicional.
 Neste trabalho falaremos sobre o realismo, as suas características, (por temas preferidos), principais representantes  Neste trabalho também recorreremos.
PORTOS DE CABO VERDE SUPORTE LOGÍSTICO NO ATLÂNTICO MÉDIO FIC - Feira Internacional de Cabo Verde
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
AULA 2 Construindo as bases teóricas para o Trabalho de Campo Integrado Disciplina: TRABALHO DE CAMPO INTEGRADO Curso: Geografia Professor: MSC. Carlos.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
Perspectiva enunciativa de Mikhail Bakhtin BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13 ed. São Paulo: Hucitec, Tradução.

Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática,
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Monteiro Lobato e Jeca Tatu Nome: Gabriel e Pablo Turma: 993.
PRÉ-MODERNISMO (1902 – 1922).
Transcrição da apresentação:

LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012

MONTEIRO LOBATO: MONTEIRO LOBATO: morou no interior; Hábitos da vida rural

Destinatário: Destinatário: “O Estado de São Paulo”; (queimadas) Denúncias dos usos, dos costumes e hábitos prejudiciais do homem do interior (queimadas)

Carta: o editor do jornal solicita outras; Colaboração jornalística: início de carreira de Lobato; Citação do personagem Jeca Tatu.

Apresentação do perfil do caboclo; Morador das fazendas de café (Interior paulista); Caboclo: habita as fazendas, escasseia os recursos da terra; Muda-se para outro local e continua com seus hábitos.

Urupês: publicação em 1918; Obra de estréia de Monteiro Lobato; Série de 14 contos (vida cotidiana e mundana do Caboclo;

Usos, costumes, crenças e tradições deste homem do interior; Reunião de alguns contos – experiência como fazendeiro (Vale do Paraíba)

Local das narrações: cidade de Itaoca (SP); Histórias com finais trágicos; Mistura de elementos cômicos;

Último conto (Urupês): apresentação de Jeca Tatu; Jeca Tatu: um caboclo típico da região e preguiçoso.

Linguajar e costumes dos moradores da redondeza; Natureza: idealização romântica na descrição; Personagens: mostrados com técnicas expressionistas (deformação);

Deformação: personagens com características exageradas (cômicas); Objetivo: demonstrar sua indignação frente aos problemas sociais brasileiros.

Linguagem: coloquial; Reproduz o linguajar típico do homem do interior; Monteiro Lobato: Monteiro Lobato: contra o estilo rebuscado e preciosista do Parnasianismo.

Contos 1) Os faroleiros Narrador = ouvinte Gerebita = Maria Rita = Cabrea Duelo sangrento Vencedor: Gerebita

2) A colcha de retalhos Narrador Fazendeiro Zé (mulher e filha) Filha: Pingo ou Maria das Dores Matriarca (conversa com o narrador)

3) Urupês Caboclo: um mestiço fraco