Revolução Verde – Complexos Agroindustriais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Espaço Agrário e as relações com o Espaço Urbano Industrial
Advertisements

Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
A AGRICULTURA E A QUESTÃO AGRÁRIA
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Faculdade de Tecnologia Shunji Nishimura Pompéia Curso: Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Disciplina: Administração da Produção Professor:
Economia Informal e Precariedade
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
 A PAC, criada em 1962, assenta em 3 princípios:  Um mercado único;  Preferência comunitária – política protecionista;  Solidariedade financeira –
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS Brasília, 08 de agosto de 2013 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. Frederico Pontes DISCENTES: Helenilse Freitas Lya Beiruth.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA EM 2015.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Princípios da Agroecologia
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES
- Orçamento de Produção
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
América do Norte Estados unidos.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
CASO SHELL/CYANAMID/ BASF: EPIDEMIOLOGIA E INFORMAÇÃO PARA O RESGATE DE UMA PRECAUÇÃO NEGADA. JUNE MARIA PASSOS REZENDE Orientador:HELENO RODRIGUES CORRÊA.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Wolney Betiol Ministério da Ciência e Tecnologia Modelos de Inserção de CT&I no Desenvolvimento.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Localização de empresas logística Professor: Francisco Del Ducca Corrêa Ano: 2009.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
O Estado participa das territorialidades rurais uma vez que estimula, em momentos diferentes, os modelos de produção existentes. É o caso dos projetos.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Alimentos transgênicos
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Revolução Verde – Complexos Agroindustriais Educador: Luiz Lourenço

Revolução Verde As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade, ficou denominada de Revolução Verde. Esse processo ocorreu através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

Revolução Verde A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de 1940, porém os resultados expressivos foram obtidos durante as décadas de 1960 e 1970, onde países em desenvolvimento aumentaram significativamente sua produção agrícola. Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México.

Cada vez maior conteúdo em ciência, técnica e informação. Revolução Verde Ao ser desenvolvida, a Revolução Verde modernizou o campo gerando novas características no meio rural: Mudança da base técnica: maciça substituição dos insumos naturais por insumos produzidos em escala industrial; Dinâmica determinada pelo padrão de acumulação industrial, centrado no desenvolvimento de complexos agroindustriais – CAIs (desarticulação do chamado complexo rural); Cada vez maior conteúdo em ciência, técnica e informação.

Complexos Agroindustriais Os complexos agroindustriais são as formas produtivas resultantes da Revolução Verde. Porém, âmbito produtivo não está mais centrado apenas no ato de produzir, pois emergem uma diversidade de negócios envolvendo a produção agrícola. O ramo da indústria, e das finanças passam a integrar a lógica produtiva do campo. E até mesmo o Estado, dispõe-se a articular-se com esses setores por meio de políticas específicas.

Complexo agroindustrial Biotecnologia Transporte Complexos Agroindustriais Setor financeiro Maquinário Comercialização Complexo agroindustrial Biotecnologia Transporte Empréstimos Infraestrutura

Organismos Geneticamente Modificados Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico.

Organismos Geneticamente Modificados Um OGM é um organismos cujo material genético foi manipulado e um transgénico é um organismo que possui um ou mais genes (uma porção de DNA que codifica uma ou mais proteínas) de outro organismo no seu material genético, ou seja, uma bactéria, por exemplo, pode ser modificada geneticamente para expressar mais vezes uma proteína, mas não é um transgénico, já que não recebeu nenhum gene de outro ser vivo. Em síntese, um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgénico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser.