CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS Laboratório associado “Brincar com o fogo”: estudos sobre riscos, controvérsias e florestas Rita Serra, PhD., Investigadora do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Referências. BAYLESS, L. A. What are the non-academic needs of distance learners? Blacksburg, VA. 2001, 408 f.. Thesis (PhD in Higher Education) – Department.
Advertisements

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS Laboratório associado BIOSENSE: iniciativas colaborativas para aproximar as ciências da vida e as ciências sociais.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera cronologicamente como idosa a pessoa a partir.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Plano Estratégico Junho Transferência de conhecimento Organização de eventos de partilha de experiências Criação de um conselho consultivo por escola.
INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO INICIAL Janeiro 2010 Principais Resultados.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
O futuro começa hoje sempre. Breve Apresentação Coimbra Inovação Parque Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia, Saúde, SA.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
IT-16 Plano de Emergência
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Instituto de Ciências da Sociedade – ICS 1.
O Planos de Negócios Paulo Santos / Rui Miranda. OBJECTIVO  Compreender a importância da elaboração do Plano de Negócios e como o estruturar e apresentar.
Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Algoritmo de Navegação Robótica em Redes de Sensores sem Fio baseado no RSSI Autores: Antonio R. de Carvalho-Jr, Afonso D. Ribas, Carlos M. S. Figueiredo.
Parque Tecnológico Capital Digital
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Associação MEDIA Desk Portugal MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
DRAMA COMO MÉTODO DE ENSINO
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Programa de Cidadania Tributária Parceria Governo do Estado do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Apresentação do CBIS “A INFORMÁTICA TRANSFORMANDO A SAÚDE”
USP – FEA Gestão de Operações Sustentáveis (EAD5961) – 1º/2016 Discussão do Artigo - BOONS, F. et al. Sustainable innovation, business models and economic.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
1 Tutor: Professora Patrícia Figueiredo. -Trabalho Desenvolvido - O Que Falta Desenvolver? - Bibliografia - Dúvidas e Questões 13. Functional Brain Imaging:
BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR V SEMINÁRIO.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
A Integração das Ações para Controle do Tabaco Clayton Hillig DEAER/CCR/UFSM
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
22 anos de serviço público com valores e ética Ponto de situação em utilização de antimicrobianos Ana Silva Direção de Informação e Planeamento Estratégico.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Jogo Digital para a Integração dos Estudantes do Ensino Superior David José Miranda Mendes Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Orientador:
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
Dia 3 de julho Evento em que serão lançados dois livros: “Tecnologias de Geoinformação para Representar e Planejar o Território Urbano” – de autoria de.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
PROGRAMA DE INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer os requisitos do programa de inserção para os novos colaboradores.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
7º Programa Quadro EURATOM e “Facts and numbers”
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS Laboratório associado “Brincar com o fogo”: estudos sobre riscos, controvérsias e florestas Rita Serra, PhD., Investigadora do CES

Enquadramento - Estudos sobre o risco e vulnerabilidade do N ú cleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do CES (ambiente, sa ú de) - Observat ó rio do Risco (riscos no territ ó rio)

Risco: corredor transdisciplinar no CES - circulação de ideias e pessoas entre á reas disciplinares - ciência inovadora, “ impura ” e arriscada 2009, Ed. Afrontamento

Estudos s ó cio-ecol ó gicos sobre o risco no territ ó rio Situa ç ões relevantes para Portugal Florestas: - incêndios - fitopatologias c Bursaphelenchus xylophilus

Eventos c í clicos

Florestas: objectos heterog é neos e complexos Rita Serra e João Arriscado Nunes. What turns a space occupied by some trees into a forest: tracking continuums between the socio-ecological practices, institutions and policies of risk reduction in Portugal. EASST Conference 2010, 'Practicing Science and Technology, Performing the Social,' University of Trento, Italy, 2-4 September controvérsias sócio- técnicas políticas públicas futuros sustentáveis contextos heterogéneos globais e locais

Projecto SCRAM- Crises, gestão de risco e novos arranjos s ó cio-ecol ó gicos para as florestas FCT (FCOMP FEDER ) c SCRAM, a journal of unpopular culture emergency shutdown of complex operations Start Cutting Right Away Man

SCRAM - An á lise das controv é rsias; - Estudos de caso; - Painel de consultores; - Registos audio-visuais (materiais educativos)

Redes de contactos CES; CEF (H. Freitas, Marisa Azul) DEM (Xavier Viegas); AFN (João Pinho) FSC Portugal (Vera Santos) U. Évora (T. Pinto-Correia) Kostas Kalabokidis (Fireguard) Marcelo Porto (FIOCRUZ) Peter Taylor e New England Workshop SSC Bruce Goldstein (Fire learning network) Raul Garcia Barrios Mayren Alavez (UNAM)

Rita Serra N ú cleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais