 SISTEMA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO COREOGRÁFICA.   A partir - No que se refere a passos, deve ser considerado apenas após a conclusão do mesmo. No que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Advertisements

Como se avalia a condição física?
Saltos.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
XVI Copa Escolar Categoria Estreantes NÍVEL 3
HISTÓRICO FREDERICO II, Rei da PRÚSSIA, governante do século XVIII, dava grande importância à Ordem Unida, e determinava que diariamente seus súditos executassem.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Movimentos de Ataque.
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Apostila de Ordem Unida Básica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Regras Básicas do Voleibol
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
10º, 11º e 12º Anos Nível Elementar
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Basquetebol.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
As Técnicas Básicas do Volley
NADO CRAWL.
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Profª. Maria Helena Carvalho
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Lançamentos e Arremessos
Fundamentos do Voleibol
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física
PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Tempos sintéticos.
Atletismo Educação Física
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Noções de geometria projetiva
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Profª Juliana Schivani u.br.
ESPAÇO E FORMA.
Minicurso Java Básico Cristian Backy | Cristian Costa | Ruddá Beltrão.
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
AAHPERD Youth Fitness Test
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
BADMINTON. O BJECTIVO DO J OGO Enviar o volante por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-o cair no campo adversário (acção ofensiva) e.
. Parada Cardíaca e Transporte de pacientes. Professora, como saber se uma pessoa está com parada cardíaca?
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Trajetória e Referencial John Física Disciplina Professor.
EXERCÍCIOS PARA OMBROS
Atletismo.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
FEPART - FESTIVAL PARANAENSE DE ARTE E TRADIÇÃO PAULO CELSO NOGUEIRA DA SILVA DANÇAS DE SALÃO.
Uso Correto de EPI's: Abafadores
Transcrição da apresentação:

 SISTEMA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO COREOGRÁFICA

  A partir - No que se refere a passos, deve ser considerado apenas após a conclusão do mesmo. No que se refere a música, deve ser considerado todo tempo musical.  Até a conclusão - tudo que acontecer antes da conclusão do movimento, incluindo o movimento. Algumas Definições

  Conclusão – Ação ou efeito de concluir, resultado, desfecho.  Durante – No tempo em que durar, pelo espaço de, a qualquer tempo.

  Dançarinos: São todas as pessoas que participam de uma dança (peões e prendas);

  Cumprimento: Para concluir o cumprimento os corpos voltarão a posição inicial.  Reverência: Para concluir a reverência os corpos voltarão a posição inicial. Terminologias

  Coluna: Disposição dos dançarinos postados um atrás do outro, de no mínimo, três pessoas.  Fileira: Disposição dos dançarinos em alinhamento lateral, de no mínimo três pessoas;

  Raio de ação: é o espaço utilizado para que cada dançarino (ou par) expresse espontaneamente sua liberdade individual, respeitando a exigência coreográfica de cada dança, ex: sapateios, sarandeios, marcações, etc.;

 Frente a frente  É quando os dançarinos estão com a frente (face anterior do corpo) voltada um para o outro, o que não significa postarem-se geometricamente paralelos e rígidos podendo, espontaneamente, manter-se dentro de seu raio de ação.

 É quando os dançarinos estão com o lado (face lateral do corpo) voltado um para o outro, o que não significa postarem-se geometricamente paralelos e rígidos, podendo, espontaneamente, manter-se dentro do raio de ação. Lado a lado

 Chama-se giro saudação, o ato pelo qual a prenda, com sua mão esquerda, tomada pela mão direita de seu peão, realiza mais ou menos uma volta inteira em torno do próprio corpo no sentido anti-horário, mediante passos e/ou marcações de passos marcha. Completada a volta, o par inteiramente solto ou soltando-se das mãos efetua um respeitoso cumprimento. O peão pode também utilizar um lenço (tamanho de bolso), e segurá-lo na mão direita, enquanto realiza os movimentos acima descritos. Giro Saudação:

 Não precisa ser absolutamente exato, porém o mais próximo possível à referência aludida. Quando a referência aludida for “mais ou menos no mesmo lugar”, deve ser compreendido como a localização onde o dançarino e/ou o par se encontra, com uma possível liberdade de movimentação, desde que não fique caracterizado um novo lugar. MAIS OU MENOS

  Par enlaçado como na valsa: O peão enlaça sua prenda pela cintura com seu braço direito, de maneira que sua mão direita se coloque mais ou menos sobre a linha da coluna do seu par, e toma com sua mão esquerda a mão direita da sua prenda, mais ou menos à altura dos ombros; a prenda, por sua vez repousa a palma da sua mão esquerda sobre o ombro direito do seu par. Ex.: Havaneira Marcada.

  Tomados pelos braços: O peão e a sua prenda se tomam por ambos os braços (direito do peão com esquerdo da prenda e esquerdo do peão com o direito da prenda) de maneira que a mão do peão proporcione um apoio ao cotovelo da prenda, e a mão desta apoie mais ou menos entre o antebraço e o braço do peão. Essa posição é para ambos os braços. Ex.: Chimarrita Balão

  Tomado por um dos braços: enlaçando-se pelo antebraço e/ou articulação do cotovelo. Ex.: pezinho.  NOTA: Sabemos que tradicionalmente os pares, quando enlaçados, ao iniciarem uma dança o peão realiza o primeiro passo iniciando com o pé esquerdo, enquanto a prenda o faz com o pé direito.

  Passos de Marcha: [...]Devemos salientar que, sempre que estivermos realizando passos de marcha nas danças, os mesmos devem ser executados com mobilidade rítmica, ou seja: demonstrar que estão dançando e não apenas caminhando. [...]

 Pode ser executado de duas maneiras: a) Com um passo de juntar (dois movimentos) livre de direção e sentido: 1º movimento: o pé realiza um deslocamento pousando no solo (de toda planta do pé e/ou meia planta); 2º movimento: o outro pé vem mais ou menos se aproximar ao pé que realizou o primeiro movimento pousando no solo (de toda planta e/ou meia planta). Passo de valsa

 b) com três movimentos: 1º movimento: o pé realiza um deslocamento pousando no solo (de toda planta do pé e/ou meia planta); 2º movimento: o outro pé realiza um movimento de marcação ou deslocamento pousando no solo (de meia planta do pé e/ou toda planta); 3º movimento: o pé que realizou o primeiro movimento realiza um movimento de marcação ou deslocamento pousando no solo (de meia planta do pé e/ou toda planta) -Exemplos de dois passos de valsa em diagonal com quatro e com seis movimentos.

 É semelhante ao passo de valsa com três movimentos, sendo que o primeiro movimento deve ser acentuado, com toda planta do pé pelo peão, podendo a prenda executá-lo em meia planta. Na conclusão do último passo de rancheira, (na finalização da 1ª e 3ª figuras da Rancheira de Carreirinha e na finalização das figuras do Pau de Fitas) este poderá ser realizado por apenas um passo de marcha e/ou marcação. Passo de Rancheira

  Trata-se simplesmente do ato do dançarino afastar lateralmente um dos pés, que deve pousar no solo, de meia planta ou toda planta, sem tomar o peso do corpo, para em seguida trazê-lo à posição inicial. Passo de Recuo

  No caso de continuar a execução dos passos de polca, o passo subsequente é iniciado (primeiro movimento) com o pé que realizou a pausa. Passo de Polca

 É semelhante a um passo de polca, diferenciando-se do mesmo pelo “salto”. Pois, este deve ser executado de tal maneira que, na conclusão do primeiro movimento do passo, realize-se, com o mesmo pé, um impulso dando margem ao “salto”. Entre um salto e outro é passível que ocorra um “deslizar em giro” do pé que sustenta o peso do corpo. Salto de Polca

 *Estes passos são executados com certa flexibilidade dos joelhos. NOTA: Os dançarinos poderão infletir mais ou menos 1/8 (um oitavo) de volta durante a execução da pausa. Passo de Chote

 Movimento 2 [...] Durante a inflexão de mais ou menos [...] Movimento 3 O par se enlaça como na valsa e gira no sentido horário, executando uma valsadinha mais ou menos no mesmo lugar, respeitando o raio de ação, mediante quatro passos de marcha e/ou marcações de passos de marcha (quatro movimentos), podendo realizar um passo de juntar no segundo passo de marcha. Chote Fundamental

 Ocorre quando o par, tomado ou tomando- se pela mão (mais ou menos a altura dos ombros), rodeia mediante passos de marcha em curva, de modo a executarem uma volta completa. Porém, se o par, tomado ou tomando-se pela mão (mais ou menos a altura dos ombros) realiza apenas meia volta com os mesmos movimentos, temos um “meio balancê”. Balancê e “meio balancê”

 ERROS DE EXECUÇÃO -Alguns peões: (0,05) **OBS: Mínimo de 3 peões DESCONTOS - Algumas prendas: (0,05) **OBS: Mínimo de 3 prendas  Alguns dançarinos: (0,10) **OBS: Mínimo de 3 peões e 3 prendas -Todos os Peões: (0,10) -Todas as Prendas: (0,10) -Todos os dançarinos (Todos os Peões e todas as Prendas): (0,20)

 ERROS COREOGRAFADOS -Erro de coreografia das Prendas: (0,20) -Erro de coreografia dos Peões: (0,20) -Erro coreografado dos Dançarinos (peões e prendas): (0,40) ERROS DE COREOGRAFIA INDIVIDUAL -Peão: (0,10) -Prenda: (0,10) -Dançarinos: (0,20)

 -Até 50% do grupo com erro de formação: (0,20) -Acima de 50% do grupo com erro e formação: (0,50) - 100% do gruo com erro de formação: (1,00) -Dança não foi realizada o mínimo de vezes descrito: (0,60) -Ao repetirem mais uma vez a dança, após a dança ser realizada o mínimo de vezes, a coreografia não foi realizada por completo: (0,40) -A dança não foi realizada na ordem descrita: (0,40) -Não foi realizada uma das figuras obrigatórias a dança: (0,70) -Não foi realizada a figura mais usual a dança: (1,00) DEMAIS ERROS

 OBS: Para os grupos da categoria pré- mirim e xirú os descontos serão sempre pela METADE, porém o desconto mínimo de correção permanece (0,05)