Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Advertisements

CONTO analisando a estrutura
Prof. Júnior Oliveira.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Discurso Direto.
"Sabedoria" infantil AUTOMÁTICO - Vá clicando...
Crônica Um gênero do cotidiano.
EXERCÍCIOS VALENDO NOTA Para entregar
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Elementos da narrativa
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Verbo Língua Portuguesa.
Elementos da Narrativa
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Professora Cláudia Alencar 9ª série
O CONTO e seus elementos
Categorias da Narrativa Sistematização
Discurso Directo e Discurso Indirecto
As mãos do meu avô “Tu nunca voltarás a ver tuas mãos da mesma maneira…” Meu avô, com noventa e tantos anos, Sentado debilmente no banco do jardim, Não.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Igreja Batista Monte Sião
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Ensino Fundamental , 7º ano
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem- sucedidos. Pv 16.3.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
PROFA. JOELMA ARAGÃO PRONOMES RELATIVOS. PRONOMES RELATIVOS: CONCEITO São aqueles que retomam um termo (substantivo ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Introdução a Pesquisa Científica
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
O quê? Quando? Quem? Como? Onde? Porquê?. Uma Reportagem (notícia) Novidade Enfoque: O que se sabe? O que não se sabe?
Dúvidas Pontuais de Português
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Escola de Ensino Básico Julius Karsten Jaraguá do Sul / SC.
Aprendizagem da Escrita
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
Trabalhando com produção textual
ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA E DENSIDADE Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Paulo Roberto Barbosa “Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Confusão na cidade dos números
Conceito e representação gráfica
M EMÓRIAS P ÓSTUMAS DE B RÁS C UBRAS Machado de Assis.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
SEIS RAZÕES PARA DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS Pesquisa Realizada Pelo Prof. MARINS – Com Vários Empresários – Demonstra os Motivos Pelos Quais Uma Empresa.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
“(...)De repente, a praça inteira começou a correr atrás de mim. Corria, corria, corria, mas o pessoal acompanhava. Nunca vi esse povo correr assim no.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática, a narração é eminentemente dinâmica. Nela predominam os verbos. Aqui o importante está na ação. No "o que aconteceu”.

A essência da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas. São elas: a) Quem participa nos acontecimentos? (personagens) b) O que acontece? (enredo) c) Onde e em que circunstâncias acontece? (o lugar dos fatos, ambiente e situação)

Em síntese, a narrativa de um fato ou vários é feita com base em alguns elementos, tais como: O quê? - o acontecimento a ser narrado; Quem? - a personagem principal (protagonista); Quem? - o antagonista; Como? - a maneira como se desenrolou o acontecimento;

Quando? - o tempo da ação; Onde? - o local do acontecimento; Por quê? - a razão do fato; Por isso - o resultado ou conseqüência.

Procedimentos: O DISCURSO DIRETO constitui a técnica do diálogo. É a personagem em atividade, animizada, falando. Estrutura-se, normalmente, com a precedência de dois- pontos e inicia-se após um travessão. "...Botou as mãos na cabeça e a boca no mundo: - Nossa senhora, meu patrãozinho me mata!" (F.Sabino) 1º MOMENTO

2º MOMENTO O DISCURSO INDIRETO caracteriza-se pelo emprego da subordinação sintática, impedindo a fala da personagem. "D. Evarista ficou aterrada. Foi ter com o marido, disse lhe que estava com desejos." (M. de Assis)

3º MOMENTO O DISCURSO INDIRETO LIVRE é uma mescla do discurso direto com o indireto, proporcionando um movimento interno da fala, o monólogo interior. Observe o fragmento: "Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando". (G. Ramos)

AGORA VAMOS EM FRENTE !

As narrações poderão ser lidas por alguns alunos.

Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre. Paulo Freire Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre. Paulo Freire