Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital:
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Apresentando.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Tecnologias na escola.
Diante a Era Tecnológica.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Edna Maria Barbosa Arrebola
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Aprender ao Longo da Vida
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Capacitação dos professores
educação NA ERA DIGITAL
SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Construindo o futuro do seu filho!
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Profa. Reane Franco Goulart
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Gabriel Bastos Machado
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Era digital e mudanças sociais
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como Utilizar a Internet na Educação
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Tecnologias em Minha Escola. Temos vários meios tecnológicos em nossa escola como: Televisão, DVD, Sala de computação, Rádio, Impressora, Aulas temáticas.
Ricardo de Andrade Kratz
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTIMULANDO A LEITURA, A COMUNICAÇÃO E O RACIOCÍNIO

Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo a pedagoga são as aulas de informática de colégios particulares e públicos, que assumem apenas o papel de ensinar o uso dos programas. “O jovem já sabe disso, ninguém precisa ensiná-lo. Por este motivo, estas aulas acabam se tornando um espaço de “desprazer”, porque os estudantes querem utilizar a tecnologia para criar, re-significar, construir e intercambiar saberes. Infelizmente, este potencial todo a escola ainda despreza”, frisa Lynn. Saiba mais:

INFORMÁTICA EDUCACIONAL: ESTIMULANDO A LEITURA, A COMUNICAÇÃO E O RACIOCÍNIO “Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05). “A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”

Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares. De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.

No entanto, ele ressalta que os modos de viver e de pensar a organização da vida estão em crise. Está em curso uma mudança qualitativa em virtude da rápida transmissão de informações entre as sociedades, rompendo com isso as barreiras geográficas dos países. “Por isso, cabe à educação uma parcela de responsabilidade tanto na compreensão crítica do(s) significado(s) desta transformação, quanto na formação dos indivíduos e grupos sociais. Estes devem assumir com responsabilidade a condução social de tal virada, provocada, entre outros fatores, pela revolução nas dinâmicas sociais de comunicação e de processamento de informação”, analisa Arnaud.

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx O que é: O Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos. Não perca: A possibilidade de fazer os próprios quadrinhos. Palavra da especialista: "O site desenvolve a criatividade das crianças. Ele estimula a produção de textos e publica as histórias produzidas pelas crianças, depois de aprovadas pela equipe do site. Caso a publicação não seja imediata, as crianças interagem com a equipe e melhoram suas histórias, sendo uma atividade de aprendizagem", diz Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.

http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/ http://jogoseducativos.jogosja.com/ http://blog-kademi.educacao.ws/blog/ http://youtu.be/_OsYdePR1IU

"Tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição "Tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles já sabem o que você quer se tornar". Steve Jobs

"Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. A sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis." José Manuel Moran

“Continuo buscando, re-procurando “Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire MEF Profª Monica Elino profmonicaelino@gmail.com profmonicaelino@hotmail.com

http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/

CONTATOS: