UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A eficiência do aproveitamento energético
Advertisements

Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
PROGRAMA NUCLEAR 3 a CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente 2016 Energia: Soluções Sustentáveis MARIA EMÍLIA CAIXETA MAIRY BARBOSA.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional Sociedade Convergente Pelotas - 12/09/2008.
Purificação do produto obtido do craqueamento térmico do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) em escala piloto. 1. Introdução 2. Materiais e Métodos Craqueamento.
ENERGIA SOLAR.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
Fórum Democrático De Desenvolvimento Regional - FDDR Infra-Estrutura – Sub-grupo de energia Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Julho.
Perspectivas para uma Energia Global e Sustentável Campanha Clima & Energia Greenpeace.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
História das células a combustível
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
A R ELAÇÃO ENTRE H OMEM E M EIO A MBIENTE NO DECORRER DA H ISTÓRIA. ATUALIDADE UEG-UNUCSEH Matéria: Gestão Ambiental Professor: Carlos William Acadêmicos:
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Pablo Fernandez, EcoSecurities Brasil Brasilia, 28 de Outubro de 2008 Direito e Mudanças climáticas nos países da Amazônia Relações existentes entre Energia.
Ciências Naturais – 8.º ano
“Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil Atual e Futuro” B RASÍLIA, 20 DE AGOSTO DE º Congresso Brasileiro de Regulação 17 e 20/08/2015.
Geopolitica da Energia As questões para o século XXI TEP: tonelada equivalente de petróleo. 1TEP = 7,4 barris de petróleo.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Fórum Democrático De Desenvolvimento Regional - FDDR Infra-Estrutura – Sub-grupo de energia Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Agosto.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL Eduarda Gaige Isabella Azevedo Juliano Pellegrinello Laura Akemi Luana Treitny.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Alinhada aos Indicadores Estratégicos do hospital, a TI Verde HNSG está preocupada com a sustentabilidade e eficiência energética com projetos de Virtualização.
Programa Fundo Clima Agosto de Fundo Nacional sobre Mudança do Clima Objetivo do Fundo Clima Apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos.
1 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA USIMINAS Conferência sobre Eficiência Energética e Competitividade 16 de setembro de 2008 Gabriel Márcio Janot Pacheco Diretor.
FUSÃO NUCLEAR. Princípios básicos Origem dos elementos Aplicações.
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
A distinção entre os diferentes materiais pode ser feita com base na origem, na textura, na cor, na cor e no estado físico, entre outras características.
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
(Aspectos técnicos e econômicos)
 Energia Eólica.
João Carlos de Souza Meirelles Secretário São Paulo e o setor energético.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
RECURSOS NATURAIS Página 87.
INFRAESTRUTURA NO BRASIL
Transcrição da apresentação:

UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz

Objetivos da aula: Discutir a crise energética; Conhecer e reconhecer as correntes atuais em relação a utilização de energia; Conhecer e Reconhecer as principais fontes de energia alternativas.

Modelo do mundo em crescimento ou Trajetória severa:  Incentivo para as companhias de energia aumentarem seus suprimentos de combustíveis não-renováveis (petróleo,gás natural,carvão e urânio);

 Construção de grandes usinas termoelétricas (a carvão e combustível nuclear)  Atenderem a demanda nos próximos 25 anos;Substituição dos reatores de fissão por reatores mais eficientes  Para prolongar as reservas de urânio por mais mil anos;  Após 2050 haveria uma mudança para a total dependência das usinas nucleares.

Quais os problemas em relação ao Modelo do mundo em crescimento?  Como armazenar suprimentos de combustíveis não –renováveis em quantidade suficiente,uma vez que os mesmos possuem ciclos de renovação incompatíveis com o tempo de vida humano?????

 As fontes não renováveis estão se tornando escassas, devido ao aumento da população mundial e ao consumo predatório destes recursos;

 O funcionamento das termoelétricas depende ainda de fontes não renováveis, se o objetivo na atualidade é usar o que temos de reservas energéticas não-renováveis, de forma conscienciosa para garantir reservas energéticas para as gerações futuras; Como podemos utilizá-las à exaustão em usinas termoelétricas?????

 A construção de usinas nucleares e a utilização da energia gerada, traz sérias preocupações ambientais:  Onde construir usinas nucleares com segurança? -O que fazer com os resíduos gerados? -O nível de radiação do planeta poderá aumentar,prejudicando ciclos naturais e os seres vivos??(RISCOS E MUITAS INCERTEZAS!!!!)

Modelo de crescimento sustentável ou Trajetória branda  Aumentar a eficiência no uso da energia;  Diminuir o emprego de óleo, carvão e gás natural não- renováveis;  Eliminar as usinas nucleares  antieconômicas, inseguras e desnecessárias;

 Aumentar o emprego de recursos energéticos solares diretos e indiretos;  Construção de casas e edifícios aquecidos por sistemas que aproveitam a luz solar direta;  As usinas térmicas existentes deveriam ser equipadas para não lançar resíduos na atmosfera;

 Indústrias que utilizassem geradores acionados pela força do vento;  A utilização de biocombustíveis de forma mais efetiva;

Quais os problemas em relação ao Modelo de crescimento sustentável ?  Falta de recursos financeiros nos países em desenvolvimento, para investir em pesquisas tecnológicas;  Grande dependência da sociedade dos combustíveis não-renováveis;  Expansão das usinas nucleares;  Articulação entre o setor produtivo e o Estado.

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS  Energia das marés: é obtida através da variação do nível de água dos oceanos (energia potencial) para a obtenção de energia mecânica.  Energia geotérmica: é obtida do calor gerado a partir dos elementos radioativos presentes em depósitos subterrâneos e do magma existente no interior do planeta.

 Energia solar: é a energia radiante do sol, que pode ser utilizada para aquecimento de água em residências e para a geração de energia elétrica através de células fotoelétricas.

 Biogás: é a energia obtida do gás natural, proveniente da decomposição anaeróbica de compostos orgânicos (resíduos domésticos, estrume...). O aproveitamento da energia do biogás ocorre pela queima do gás natural (calor liberado na combustão).

 Biocombustível líquido: é obtido através da fermentação e decomposição anaeróbia de vários tipos de biomassa, como por exemplo, cana-de-açúcar e lixo orgânico. O aproveitamento se dá pela sua queima,

 Gás hidrogênio: combustível gasoso produzido por processos eletroquímicos, a partir principalmente da eletrólise da água. O aproveitamento dá pela queima do gás hidrogênio gerado.

 Exercícios 1) Há várias correntes de pensamento em relação a crise energética mundial,dentre elas se destacam duas: Modelo do mundo em crescimento e Modelo de crescimento sustentável.Em relação ao Modelo do mundo em crescimento, não podemos considerar como um dos seus pressupostos: A) Aumentar os suprimentos de combustíveis não renováveis. B) Diversificação da matriz energética mundial. C) Construção de termoelétricas para atender a demanda de energia nos próximos 25 anos. D) Utilização em larga escala da energia nuclear.

2) Em relação a teoria: Modelo de Crescimento sustentável ou Trajetória Branda,responda: a) Cite dois pressupostos da Teoria. b)Cite dois problemas para a sua efetiva implantação.

 Referência da Aula: BRAGA,Benedito et al.Introdução à Engenharia Ambiental.São Paulo:Prentice Hall,2002. ( Parte II-capítulo:7)