Professor Ms. Arlei da Costa. “ É o direito de pedir ao Estado – Juiz a aplicação do direito penal objetivo a um caso concreto. É também o direito público.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal I
Advertisements

Direito Processual Penal I
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
Direito Processual Penal II 17/05/2011
1. Introdução Proteção da qualidade da atuação jurisdicional, pela via concreta, isto é, pro meio do processo, cercado, então, de regras procedimentais.
Direito Processual Penal I
Direito Processual Penal I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Petição Inicial – Critérios para sua Elaboração e a Correção da OAB
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
Técnica de Elaboração de Decisões Penais
Prática Jurídica I Petição Inicial.
PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI
MODELO DE PETIÇÃO DE INTERPOSIÇÃO E RAZÕES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO EM CASO DE PRONÚNCIA Profª Beatriz Abraão.
Da Denúncia Titular Ministério Público (art. 29, CPPM);
MODELO DE MEMORIAL Profª Beatriz Abraão.
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
SENTENÇA.
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE
EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
a)Estado: Público (Ministério Público);
Professor Ms. Arlei da Costa
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
Direito EmpresariaL III UFT
MODELOS DE PEÇAS PARA INÍCIO DO INQUÉRITO
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
Petição Inicial.
Ação negatória de paternidade
AÇÃO PENAL.
Denúncia Direito Processual Penal Militar Major PM Marcello Martinez Hipólito 2010.
1. Introdução “Proteção da qualidade da atuação jurisdicional, pela via concreta, isto é, por meio do processo, cercado, então, de regras procedimentais.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento Sumaríssimo Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de 04 e 11 de março de 2011.
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
PROCESSO PENAL.
Procedimento dos crimes contra a honra
PROCEDIMENTO ORDINÁRIO
Procedimento dos crimes eleitoraIs
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
LABORATÓRIO DE PRATICA PENAL
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Prof. Ms. José Nabuco Filho PP-II - 10
AÇÃO PENAL. Estado chama para si a tarefa de administrar a justiça, fazendo-o por meio do processo, verdadeiro substitutivo civilizado da vingança privada”
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
CARTA TESTEMUNHÁVEL ART. 639 A 646, CPP.
ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA
PROCEDIMENTOS Inovações trazidas pelas leis /08 e /08.
CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A SEGUNDA FASE DA OAB - DIREITO PENAL
INQUÉRITO POLICIAL.
CURSO DE PRÁTICA PENAL 2ª FASE DA OAB aula 4
CURSO DE PRÁTICA PENAL 2ª FASE DA OAB aula 7
CURSO DE PRÁTICA PENAL 2ª FASE DA OAB aula 6
CURSO DE PRÁTICA PENAL 2ª FASE DA OAB aula 5
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
CURSO DE PRÁTICA PENAL 2ª FASE DA OAB aula 3
PRÁTICA SIMULADA II Aula 2 – Articulação, Teoria e Prática. Os elementos da petição inicial Profª. Andréa Cleto.
PROCESSO PENAL II AULA Nº 6 – PROCEDIMENTO ORDINÁRIO E
PROCURAÇÃO PROCURAÇÃO: É o instrumento do mandato.
Denominação: A petição exordial ordinária na Justiça do Trabalho, na forma do disposto no artigo 840 CLT, tem a denominação de Reclamação Trabalhista.
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
AULA Nº 9 – PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PREVISTOS NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL II.
Transcrição da apresentação:

Professor Ms. Arlei da Costa

“ É o direito de pedir ao Estado – Juiz a aplicação do direito penal objetivo a um caso concreto. É também o direito público subjetivo do Estado- Administração, único titular do poder-dever de punir, de pleitear ao Estado-Juiz a aplicação do direito penal objetivo, com a consequente satisfação da pretensão punitiva” Fernando Capez

AÇÃO PENAL QUANTO À TITULARIDADE  PÚBLICA INCONDICIONADA CONDICIONADA  PRIVADA PROPRIAMENTE DITA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA (art. 5o.,LIX CF) PERSONALÍSSIMA (art. 236 CP)

PETIÇÃO INICIAL PENAL AÇÃO PENAL PÚBLICA DENÚNCIA AÇÃO PENAL PRIVADA QUEIXA

PETIÇÃO INICIAL PENAL ELEMENTOS  ART. 41 CPP “A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol de testemunhas”

ATO 1/84 PROCURADORIA GERAL DO MP SÃO PAULO Ao elaborar a denúncia, deve o membro do MP ater-se ao seguinte: 1. Mencionar todos os nomes e apelidos usados pelo acusado, bem como as folhas dos autos em que se encontra sua qualificação; 2. Indicar, sempre que possível, dia, hora e lugar da infração; 3. Descrever o fato delituoso com todas as suas circunstâncias 4. Nos casos de co-autoria, descrever a participação isolada de cada um dos co-autores, quando desenvolverem condutas distintas;

ATO 1/84 PROCURADORIA GERAL DO MP SÃO PAULO 5. Consignar a motivação dos crimes dolosos e, nos crimes culposos, descrever o fato caracterizador da culpa e sua modalidade (imprudência, imperícia e negligência); 6. Mencionar o tipo penal ao qual se subsume o fato descrito, indicando, quando for o caso, a aplicação combinada das normas atinentes à co-autoria, ao concurso de delitos, à tentativa, às circunstâncias agravantes e às qualificadoras. 7. Indicar o rito processual 8. Formular o pedido de condenação ou pronúncia 9. Apresentar o rol de testemunhas

ART. 396 CPP (NOVA REDAÇÃO) “ Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias”

DENÚNCIA - ELEMENTOS Pela nova redação do art. 396, logo após o pedido de condenação deverá ser realizado o pedido de citação do denunciado, nos seguintes termos: “… citando-se o denunciado para responder à presente ação no prazo de 10 (dez) dias…”

QUEIXA ART. 44 – CPP “A queixa poderá ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelante, a menção do fato criminoso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligências que devem ser previamente requeridas no juízo criminal”

TERMINOLOGIA  DENÚNCIA PÓLO PASSIVO => DENUNCIADO  QUEIXA PÓLO PASSIVO => QUERELADO PÓLO ATIVO => QUERELANTE

ESTRUTURA DA PEÇA DE QUEIXA 1. Endereçamento 2. Parágrafo inicial  Qualificação completa do querelante  Menção à capacidade postulatória  Qualificação completa do querelado  Fundamentação legal do pedido 3. Dos Fatos 4. Dos Pedidos

1. ENDEREÇAMENTO MATÉRIA ESTADUAL  EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MERITÍSSIMA __ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ____ MATÉRIA FEDERAL  EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA MERITÍSSIMA__ VARA CRIMINAL DA SUB(SEÇÃO) JUDICIÁRIA DE _________

3. DOS FATOS Narrar os fatos, observando os ítens 3 a 6 do ato 1/84 da Procuradoria geral do MP de São Paulo (UTILIZE A TERMINOLOGIA DO PRÓPRIO TIPO PENAL QUANDO POSSÍVEL)

2. PARÁGRAFO INICIAL ___________(nome), _________(nacionalidade), ______ (estado civil), __________________(profissão), portador do documento de identidade no. _________, inscrito no CPF/MF sob o no. ________, residente e domiciliado à Rua ____, no. _____,bairro___________, na cidade de __________, Estado de ____, vem respeitosamente, através de seu procurador infrafirmado, constituído conforme anexo documento de procuração com cláusula “ ad judicia et extra” e poderes especiais para, com base nos artigos ____ do Código de Processo Penal, oferecer QUEIXA contra ________(nome), _______(nacionalidade), ______ (estado civil), __________________(profissão), _________ (apelido se possuir), portador do documento de identidade no. _________, inscrito no CPF/MF sob o no. ________, residente e domiciliado à Rua _____,no.___, bairro__________, na cidade de _____________, Estado de ____, pelo seguinte fato:

DOS PEDIDOS  DE RECEBIMENTO DA QUEIXA  DE CITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE RESPOSTA ESCRITA À ACUSAÇÃO  OITIVA DAS TESTEMUNHAS ARROLADAS  QUE SEJA JULGADA PROCEDENTE  FIXAÇÃO DE INDENIZAÇÃO PARA REPARAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS PELA INFRAÇÃO (387,IV – CPP)

ROL DE TESTEMUNHAS  Último ítem no canto inferior esquerdo da peça  Nome e qualificação

Maria das Merces desentendeu-se com seu vizinho Mariano Luis pelo fato de sua cadela de estimação estar latindo muito durante o dia, incomodando-o, sendo certo que ambos discutiram reiteradamente por vários dias. O Síndico do prédio, Valdivino Luís, após fracassadas tentativas de solução amigável da questão levou o caso à reunião do condomínio, à qual Maria das Merces estava ausente, Mariano Luís, afirmou em tal reunião que, no apartamento de Maria das Merces “… não dava pra saber qual das cadelas fazia mais barulho…”. A afirmação constou integralmente na ata da reunião dos condôminos, presidida pelo síndico e secretariada por Divino Xavier, morador do mesmo condomínio. De posse de cópia da referida ata Maria das Mercês o procura, esclarece que em seu apartamento reside apenas em companhia de sua cadela Laila e pede que tome as medidas judiciais cabíveis na esfera criminal. Como advogado (a) de Maria elabore a peça cabível.