Educação Inclusiva.

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Transcrição da apresentação:

Educação Inclusiva

Educação Inclusiva A Educação Inclusiva se configura na diversidade inerente à espécie humana, buscando perceber e atender as necessidades educacionais especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática  pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações familia-escola.

Educação Inclusiva O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial embora o contemple. No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência diversificada como: mental, física, surdos, cegos, etc., com transtornos do espectro autista e a alunos com altas habilidades/ superdotação, desde a educação infantil até à educação superior.

Educação Inclusiva RESUMINDO 1] Por Educação Inclusiva se entende o processo de inclusão dos alunos Deficientes, com Distúrbios de Aprendizagem, ou qualquer outro aluno, na Rede Comum de Ensino em todos os seus níveis, de maneira a garantir seu direito subjetivo a educação.

Educação Inclusiva - Deficiência X Distúrbio de Aprendizagem X Doença Doença caracteriza-se como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções  físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo). -  é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. - alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não; enfermidade, mal, moléstia.

Educação Inclusiva - A doença aguda corresponde a um processo patológico que tem início súbito, desenvolvimento rápido e duração curta. - A doença crônica corresponde ao processo patológico caracterizado por evolução lenta e duração prolongada ou por recorrência freqüente por tempo indeterminado.

Educação Inclusiva 2- Distúrbio de aprendizagem - Alteração da normalidade, seja de natureza estrutural, funcional ou comportamental. Por alteração da normalidade entende-se : - transtornos em geral Os Transtornos tem por característica um comportamento que exprime contrariedade, decepção, marcadas por atitudes que revelam desarranjo ou desordem neurológica.

Educação Inclusiva 2- Distúrbios / Transtornos - Acalculia - Discalculia - Dislexia - Déficit de Atenção - Déficit de Atenção e Hiperatividade - Ansiedade - Espectro Autista

Educação Inclusiva 3- Deficiência - Considera-se Deficiência as perdas ou reduções em caráter permanente, da estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

Educação Inclusiva 3- Deficiência - Congênita - Adquirida - Tipos: - Visual - Auditiva - Física - Intelectual ( Algumas Síndromes) - Múltiplas - TEA (?)

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. - Publico Alvo: 1- Deficientes 2- Transtorno do Espectro Autista (TEA) 3- Altas Habilidades / Superdotação

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Parâmetros Legais - Constituição Federal ( Artigo 208) - LDB ( Artigos 58, 59 e 60) - Diretrizes Curriculares Nacionais - Parâmetros Curriculares Nacionais - Lei 12.764/12 - Estatuto da Pessoa com Deficiência - Resolução SE 61/2014 - TAC de Cuidador - Ação Civil Pública

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. - Resolução SE 61/2014 . Direitos dos alunos: Atendimento Pedagógico Especializado (SAPE e CRPE ) Professor Interlocutor de Libras ( DA) Cuidador ( Deficientes: DI, DF, PC, ) TEA Adaptação Curricular (Ficha Pedagógica Individual) (Transporte)

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. - Resolução SE 61/2014 . Deveres da Escola: Assegurar a matrícula para os alunos público alvo da educação especial. Assegurar os direitos aos alunos público alvo da educação especial.

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. - Procedimentos: Escola Matrícula do aluno Identificação ( DA, DV, DF,PC,DI,TEA, AHS) Encaminhamento para APE- Sala de Recurso Providências 1 DE – Transporte / Cuidador / Interlocutor Família Escola

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. APE – Sala de Recurso Anexo I – Avaliação Inicial Devolutiva para a Escola Construção do PAI Atendimento ao aluno 1 2

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. - Devolutiva da Avaliação Inicial - Solicitação de Laudo Médico para todas as deficiências ou Avaliação Psicológica para DI - Informações sobre o Projeto Pedagógico da Escola - Informações sobre os direitos e deveres - Encaminhamento para matrícula em SAPE, após receber o Laudo Médico ou a Avaliação Psicológico no caso de DI. - Orientações quanto aos serviços de apoio. Família

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. - Informação da matrícula do aluno -Inserção do aluno no Sistema Informatizado indicando ser aluno com deficiência somente após receber o Laudo Médico confirmando a Deficiência do aluno ( para todas as deficiências) ou a Avaliação Psicológica para DI. - Solicitação de serviços de apoio . Cuidador ( TAC) . Transporte . Interlocutor - Solicitação de Apoio quando necessário - Informação sobre alterações ocorridas na Escola - DE – Transporte / Cuidador / Interlocutor

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Escola - Inserção do aluno no Sistema Informatizado indicando ser aluno com deficiência somente após receber o Laudo Médico confirmando a Deficiência do aluno ( para todas as deficiências) no caso de DI pode ser a Avaliação Psicológica. - Construção do Currículo Adaptado - Formação continuada dos professores - Avaliação constante da evolução do aluno - Integração com a Sala de Recursos - Integração com a Equipe de Educação Especial -

Educação Inclusiva Alunos com Distúrbios de Aprendizagem - Procedimentos: Escola Matrícula do aluno Identificação (TDA / TDAH/ Acalculia/ Discalculia/ Dislexia) Providências Família DE Escola

Educação Inclusiva Alunos com Distúrbios de Aprendizagem - Solicitação de Avaliação Neurológica ou Psiquiatrica - Informações sobre o Projeto Pedagógico da Escola - Informações sobre direitos e deveres - Integração com os serviços de apoio Família

Educação Inclusiva Alunos com Distúrbios de Aprendizagem - Informação da matrícula do aluno - Solicitação de Apoio quando necessário - Informação sobre alterações ocorridas na Escola DE

Educação Inclusiva Alunos com Distúrbios de Aprendizagem Escola - Construção do Plano Pedagógico Individualizado - Formação continuada dos professores - Avaliação constante da evolução do aluno - Integração com os serviços de apoio utilizados pelo aluno - Integração com a Equipe de Educação Especial

Educação Inclusiva Alunos com Distúrbios de Aprendizagem - ATENDIMENTO DOMICILIAR - Alunos publico alvo da Educação Especial - Alunos de Inclusão e Doentes - ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR - CLASSE HOSPITALAR