ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Advertisements

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO DO CÂNCER 27/09/2016 BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO.
Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011.
FRENTES DE TRABALHO COLETIVO SUL – Ação direta dos consultores
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Saúde Bucal no Pré Natal no Município de
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões
Especializada: Ariagna Gardon Exposito
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
  MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA UBS OLHO D’ÁGUA DOS BORGES DO MUNICÍPIO OLHO D’ÁGUA DOS BORGES/RN ANNA CAROLINE RODRIGUES DE SOUSA Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Sistema Único de Saúde – Brasil Legislação, Princípios e Diretrizes
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Universidade Federal de Pelotas
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
A Política Nacional de Atenção Básica
Orientadora: Danieli B. da Silva
ORGANIZAÇÃO E POLITICAS DE SAÚDE
Orientador: Mateus Casanova dos Santos
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
ESTRATÉGIA DE COMPOSIÇÃO: DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Comissão Integração Ensino e Serviço do RN (CIES/RN)
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Gerência de Atenção Primária - GAP
Serviço Nacional de Saúde Cabo Verde (APS)
A POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Rede de Atenção às Urgências e Emergências: Saúde toda Hora
A Nova Política Nacional de Atenção Básica
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
A SAÚDE MENTAL NOS MUNICÍPIOS BAIANOS
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Santa Catarina Lizete Contin Novembro 2014

Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 2488 de 21/10/11 Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelece a revisão das diretrizes e Normas para a organização da Atenção Básica, da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 2488 de 21/10/11 Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelece a revisão das diretrizes e Normas para a organização da Atenção Básica, da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde Atenção Básica Base e porta de entrada prioritária do SUS Ordenadora da Rede de Atenção à Saúde

MISSÃO GEABS Ofertar apoio qualificado à gestão municipal para a atenção à saúde da população catarinense.

Proporção da população cadastrada pela Estratégia Saúde da Família. Estados da Região Sul e Brasil, 2014.

1650 Equipes de Saúde da Família 991 Equipes de Saúde Bucal 45 Centros de Especialidades Odontológicas (destes 29 aderiram à Rede de Cuidado às Pessoas com Deficiência) 104 Laboratórios Regionais de Prótese Dentária 85 Centros de Atenção Psicossocial 239 Núcleo de Apoio à Saúde da Família 292 Municípios aderidos ao PSE 147 Polos de Academias de Saúde Habilitados 02 Consultórios na Rua 09 Munic. com Equipes de Atenção Domiciliar Cobertura Populacional da Estratégia Saúde da Família 78,00% Capacidade Instalada SC

 Os NASF foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica, ampliando sua abrangência, resolubilidade e inserção na rede de serviços.  São equipes multiprofissionais que devem trabalhar de forma integrada às equipes Saúde da Família, apoiando- as e compartilhando saberes.  A lógica do trabalho deve ser o apoio matricial: retaguarda assistencial e apoio pedagógico. Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF

 2008 : Portaria nº 154 – Instituiu o NASF, modalidades 1 e 2 (revogada)  2009: SC inova e institui o NASF SC, modalidades 1 e 2 forma de adesão dos municípios com 1 a 7 ESF Deliberação CIB 023 de 24/04/2009 Incentivo financeiro estadual aos NASF SC: para apoiar os municípios que estão impossibilitados de cumprir os requisitos exigidos no Art. 5º e no Art. 6º da Portaria GM nº 154. Marcos Legais

 2013 – SC aprova Deliberação CIB 440: - incentivo estadual para Cofinanciamento dos NASF Federal, modalidades 1, 2 e 3. - orienta a migração do NASF SC para o NASF Federal (durante o processo SC garante o financiamento dos NASF SC)  2011 – PNAB 2488 – amplia para 19 ocupações e redefine nº equipes vinculadas  Portaria nº 3.124– cria o NASF 3 e redefine parâmetros de vinculação das equipes. Marcos Legais

NASF Implantados em SC = 239 Presentes em 215 municípios 86 Núcleos de Apoio à Saúde da Família Federal I 45 Núcleos de Apoio à Saúde da Família Federal II 88 Núcleos de Apoio à Saúde da Família Federal III 03 Núcleos de Apoio à Saúde da Família SC I 17 Núcleos de Apoio à Saúde da Família SC II Em 11/11/14 foram credenciados mais 47 NASF (Port. MS 2450).

Financiamento NASF Valor por Equipe Federal Estadual (SC) Equipe NASF 1 Fed (5 a 9 eq) , ,00 Equipe NASF 2 Fed (3 a 4 eq) , ,00 Equipe NASF 3 Fed (1 a 2 eq) 8.000, ,00 Equipe NASF SC 1 (4 a 7 eq) 8.000,00 Equipe NASF SC 2 (1 a 3 eq) 4.000,00

CATEGORIA PROFISSIONAL Número de Profissionais Nº% Psicólogo21420,8 Fisioterapeuta20820,2 Farmacêutico14313,9 Nutricionista14213,8 Assistente Social11010,7 Profissional da Educação Física848,2 Fonoaudiólogo494,8 Médico Pediatra333,2 Médico Psiquiatra191,8 Médico Ginecologista/Obstetra121,2 Terapeuta Ocupacional40,4 Médico Internista (clínica médica)30,3 Profissional Arte Educador30,3 Médico Geriatra20,2 Médico do Trabalho20,2 Profissional Sanitarista10,1 Médico Veterinário10,1 Médico Acupunturista00 Médico Homeopata00,0 Total Fonte: DAB/MS; GEABS/SES/SC – dados maio Número de profissionais segundo ocupação nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Santa Catarina, 2014.

MACRORREGIÃONASF 1NASF 2NASF 3NASF SCTOTAL Grande Fpolis Grande Oeste Meio Oeste e Serra Catarinense Planalto Norte e Nordeste Sul Vale do Itajaí e Foz TOTAL Capacidade Instalada

Link Atenção Básica

Gerência de Coordenação da Atenção Básica (48) Obrigada!