Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião Consed, Marcelo Feres Discussão Articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.
Advertisements

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Célia de Oliveira Paz Doutoranda em Educação - UEP/PY
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATITUDE, COMPROMISSO E DEMANDA SOCIAL.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Extensão Universitária
Curso de Filosofia - UFRN
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Bacharelado em Educação Física (entra em vigor a partir de )
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Bacharelado em Educação Física
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Estrutura Curricular do Curso de Doutorado em Estudos da Mídia Regimento Interno do PPgEM (Anexo da Resolução nº 098/2015-CONSEPE)
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino de Graduação
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º MAT2110 Cálculo I para Química (6T)
internacionalização das IES – UENP
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Formação de professores de ciências no Brasil
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
O QUE É O PEDAGOGO.
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
DIRETRIZES CURRICULARES
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Curso de Licenciatura em Música - UFSJ
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
A formação do professor na UFMS
Supervisão Acadêmica em Serviço Social Módulo 10 – Aula 01
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2019) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Prof. Daniela Reis.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB

Um contexto de mudança: Os anos 80 e 90 (1) Os anos 80 no Brasil (redemocratização do país, liberdade de expressão. Período de efervescência produção cultural,científica e artística que impactou as formas de organização política e social; Explosão de reivindicações advindas de diferentes grupos étnicos, diferentes culturas e religiões; Popularização da escola:Grande movimento de universalização do acesso á escolarização obrigatória;

Um contexto de mudança: Os anos 80 e 90 (2) Promulgação da Constituição Federal denominada “Constituição Cidadã” ECA(1990) LDB 9394/96; Parecer 776/97-Orientação para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação

Princípios da Constituição de 1988 Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação Flexibilização na organização dos cursos; Liberdade na composição de carga horária Redução da duração dos cursos; Diversificação dos tempos e espaços de aprendizagem; Articulação teoria/prática; Articulação ensino-pesquisa na graduação; Variedade na oferta de atividades para integralização curricular.

Movimento Pós-LDB Resoluções 01 e 02/2002 CNE/CP- Instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior(Licenciatura; Instituem a duração e carga horária dos cursos de Licenciatura.

Novidades que estas diretrizes provocaram na gestão acadêmica Duração menor do curso; Ampliação da carga horária de estágio supervisionado; Distribuição da carga horária de estágio ao longo do curso; Eliminação do esquema 3+1 Inserção de atividades científico-culturais como carga horária obrigatória nos currículos dos cursos de Licenciatura;

Panorama Geral sobre a Reformulação dos Cursos de Bacharelado Diretrizes Específicas por Curso;(variação sobre a carga horária e obrigatoriedade de Estágio Diálogo entre a Universidade e as associações/ Conselhos profissionais:interesses diferentes porque são instituições sociais diferentes; Alguns cursos de Bacharelado não tem Diretrizes Curricular-potência e desafio; Obrigatoriedade da inclusão de LIBRAS-Linguagem Brasileira de Sinais no Curso de Fonoaudiologia;

Princípios norteadores da Reformulação Curricular dos Cursos de Bacharelado da UNEB Diversificação da formação (ACC, EAD); Integração e flexibilização Curricular (disciplinas, grupos de estudos, seminários, laboratórios, etc.) Transversalidade; Pesquisa/TCC; Estágio supervisionado como processo formativo; Articulação teoria/prática; Mobilidade discente;

Breve histórico do processo de Reformulação Curricular dos Cursos de Bacharelado da UNEB Os colegiados já têm uma caminhada interna com o assessoramento da PROGRAD; Em 2007 a PROGRAD começa a coordenar um processo coletivo dessa Reformulação(Contábeis e Administração); Em 2008 realiza 02(dois) Encontros de Reformulação Curricular(julho e outubro);

Os Encontros de Participação dos coordenadores dos diferentes cursos de bacharelados da UNEB (cursos recém- criados, cursos já consolidados); Regulamentação das Atividades Complementares para os Cursos de Bacharelado (Resolução 1022/08-CONSEPE); Discussão sobre os princípios norteadores da Reformulação Curricular;

A PROGRAD... Discussão sobre concepções de: currículo; formação; aprendizagem; percurso acadêmico; análise de documentos legais como Diretrizes, Pareceres, Resoluções etc;

Os Colegiados... Promoveram reuniões com a comunidade acadêmica; Avaliaram o currículo vigente; Propuseram retirada/inserção de pré- requisitos entre disciplinas/componentes curriculares; Alteraram ementas;

Em Reformulação Curricular por área; Participação de professores e alunos no processo( sujeitos do currículo) Participação de professores/consultores para colaborar na compreensão da especificidade dos saberes;

Daquilo que eu Sei Ivan Lins Daquilo que eu sei Nem tudo me deu clareza Nem tudo foi permitido Nem tudo me deu certeza... Daquilo que eu sei Nem tudo foi proibido Nem tudo me foi possível Nem tudo foi concebido... Não fechei os olhos Não tapei os ouvidos Cheirei, toquei, provei Ah Eu! Usei todos os sentidos Só não lavei as mãos E é por isso que eu me sinto Cada vez mais limpo! Cada vez mais limpo! Cada vez mais limpo!

Eliene Maria da Silva Barbosa GERDE Gerência de Desenvolvimento de Ensino