Brasília 24 de agosto de 2011. Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil 2000 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Advertisements

Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
1.
Diálogos com Movimentos Sociais
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
INCLUSÃO PRODUTIVA URBANA
08/02/2013 FAMURS.
Brasília, 04 de setembro de 2011.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
O LUGAR DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Reduzindo Fome, Pobreza e Desigualdade
29 janeiro de 2013.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
Objetivos Específicos:
SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO / BRASIL SEM MISÉRIA
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Seminário Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico: Os Instrumentos de Monitoramento do Plano Brasil Sem Miséria Paulo Jannuzzi Secretário de.
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
Audiência Pública “A Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA BRASIL+6” Profa. Catarina de Almeida Santos-
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do PETI Maceió/AL 13 de julho de
Fundação Social do Trabalho FUNSAT. MISSÃO Promover geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda, melhorando a distribuição de riquezas e contribuindo.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
CONARES COMISSÃO ESPECIAL PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE CARREIRA PARA O SUS Elizabete Matheus e Fernanda Terrazas Assessoras do CONASEMS.
Flávio Tonelli Vaz. Rumo a agendas que nunca emergiriam do crivo das urnas  Remodelação do papel do Estado  Desmonte da capacidade do Estado intervir.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. REALIDADE BRASILEIRA.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Intervenções Estruturais no Centro Metropolitano
Diagnóstico da Cidade de São Paulo e Estratégia
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Universalização – Desafio Comum para o Saneamento no Mundo
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
Questão racial e social
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Bahia Coordenação e Organização de Ranieri Muricy Barreto
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
BOLSA FAMILIA Gisele Cavanha Tomim.
Universidade Aberta do SUS
Eixos do Programa Mais Médicos Mais Médicos para o Brasil
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Territórios da Cidadania
Principais Bases de Micro-Dados
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
O que nos mostra o Censo Demográfico 2010
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
Apresentam:. Apresentam: CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE Grito da Terra 2008 B r a s i l CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE.
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Fonte: Disponível em. Acesso em: 26 fev DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS. Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer.
INJUSTAS OU NECESSÁRIAS?
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
Transcrição da apresentação:

Brasília 24 de agosto de 2011

Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil

LINHA E PÚBLICO DA EXTREMA POBREZA  Linha de extrema pobreza: renda familiar per capita de até R$ 70  Acima da linha adotada nos Objetivos do Milênio/PNUD (US$ 1,25)  Valor de referência da extrema pobreza do Bolsa Família  Público do Brasil Sem Miséria: 16,2 milhões de pessoas em todo o país, distribuídas da seguinte forma: Fonte: Censo IBGE (*) Domicílios particulares permanentes e ocupados Total de pessoas % UrbanoRural Pessoas% % Brasil % % % Norte % % % Nordeste % % % Sudeste % % % Sul % % % Centro-Oeste % % %

Fenômeno atinge todas as regiões do país

Perfil dos extremamente Pobres Brasil  59% estão concentrados na região Nordeste = 9,61 milhões de pessoas  Do total de brasileiros residentes no campo, um em cada quatro se encontra em extrema pobreza (25,5%)  50,9% tem até 19 anos de idade  39,9% tem até 14 anos de idade = cerca de quatro em cada dez indivíduos em extrema pobreza no Brasil  53,3% dos domicílios não estão ligados à rede geral de esgoto pluvial ou fossa séptica  48,4% dos domicílios rurais em extrema pobreza não estão ligados à rede geral de distribuição de água e não têm poço ou nascente na propriedade  70,8% são negros (pretos e pardos)  51% do sexo feminino e 49% do sexo masculino  25,8% são analfabetos (15 anos ou mais)

Busca Ativa – O Estado que chega às famílias A busca ativa organiza as ações do Brasil sem Miséria e tem por objetivo localizar todas as famílias extremamente pobres para: cadastramento no Cadastro Único de Programas Sociais; documentação civil dos indocumentados; encaminhamento, segundo as necessidades das famílias, para acesso a benefícios e serviços a que têm direito (transferência de renda, beneficio de prestação continuada, aposentadoria rural, serviços da assistência social, saúde e educação entre outros); acesso a serviços públicos; acesso ao trabalho e geração de renda, como direito básico de cidadania

Eixos de Atuação MAPA DA POBREZA 16,2 MILHÕES ELEVAÇÃO DA RENDA PER CAPITA AUMENTO DAS CONDIÇÕES DE BEM-ESTAR Aumento das capacidades e oportunidades Eixo Inclusão Produtiva Eixo Acesso a serviços públicos Eixo Garantia de Renda

Inclusão Produtiva URBANO INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL Acesso aos meios de produção Assistência técnica e acompanhamento das famílias Acesso aos mercados Autoconsumo Acesso aos meios de produção Assistência técnica e acompanhamento das famílias Acesso aos mercados Autoconsumo Aumento da produção Geração de ocupação e renda Qualificação profissional Intermediação/oportunidades Economia solidária Microcrédito Microempreendedor individual - MEI Qualificação profissional Intermediação/oportunidades Economia solidária Microcrédito Microempreendedor individual - MEI

Acesso a Serviços Expansão dos serviços e/ou aperfeiçoamento da cobertura Sensibilização, mobilização e qualificação dos servidores OBJETIVO – AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS AUMENTO DA OFERTA QUALIFICAÇÃO DA OFERTA

Acesso a Serviços Públicos

ESTRUTURA DE GESTÃO GRUPO EXECUTIVO CC, MF, MPOG E MDS COMITE GESTOR CC, MF, MPOG E MDS GRUPO INTERMINISTERIAL DE ACOMPANHAMENTO CC, MF, MPOG, MDS, MDA, MEC, MS, MCid, MTE, MI e SG INSTANCIAS DECISORIAS SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA PARA SUPERAÇÃO DA EXTREMA POBREZA INSTÂNCIAS GERENCIAIS COMITÊS MINISTERIAIS

Características do BSM O Plano Brasil Sem Miséria mobiliza a estrutura do governo federal, dos estados e municípios reconhecendo as características do federalismo brasileiro. O Plano é intersetorial e cria, renova, amplia e integra dezenas de ações das áreas da assistência social, segurança alimentar e nutricional, saúde, educação, moradia, geração de ocupação e renda e desenvolvimento agrário, entre outras.