Tema:.  A arborização é o processo pelo qual as árvores são plantadas extensivamente, a fim de contrabalançar a exploração madeireira que foi feita no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
Advertisements

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Sugestão de proposta de atendimento para casas sem isolamento térmico de uma comunidade carente Fenômenos de Transferência.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Frigoteca Kwá Non
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
Escola EB 2,3 Sec. Dr.Hernâni Cidade. 1. Introdução 1. Introdução 2.O Lince Ibérico 2.O Lince Ibérico 3.A Cegonha Preta 3.A Cegonha Preta 4.O Coelho Bravo.
Audiência Pública – “Fundo Amazônia: Aplicação e Critérios Para Liberação De Recursos” Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
Áreas verdes: praças, canteiros e parques
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Contratos e Cláusulas Ambientais
Medidas fisico-biológicas de calha: Diques e Paliçadas
Energias renováveis em Portugal
Mobilidade urbana no Brasil
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conceitos de GEOGRAFIA
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Geografia Áreas verdes João 13, Bruno 3, Igor 10.
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Agência intermunicipal de regulação de serviços públicos: análise da efetividade de regulação via consórcio público Ana Claudia Hafemann Vanessa.
Corredores Verdes Urbanos como Elementos da Infraestrutura Sustentável
PROBLEMAS COM A FAUNA NO PERÍMETRO URBANO
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Biologia da Conservação
Código Florestal Instrumentos Econômicos e Compliance Ambiental
MEIO AMBIENTE: VIDA NA TERRA
Profa. Nina Ranieri TGE II
Ciências Naturais – 8.º ano
Climatologia.
Jean-Paul Sartre ( ) Plinio Lukian e Douglas Nunes.
Professor: Guilherme Vieira
Elessandra Lira Roseli Maria Rubiana M. Souza
AQUECIMEMENTO GLOBAL CAUSAS:
PAISAGISMO II Prof. Arq. Ms.C. Ana Cunha.
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
CURSO DE DEFESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Impactes ambientais da agricultura
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
Curso de Produção de Mogno Africano
Mineração & Siderurgia
O CRESCIMENTO URBANO E OS PROBLEMAS URBANOS
A organização do espaço urbano
6 anos de Código Florestal: o que mudou?
II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Mineração & Siderurgia
Use o mouse e detenha-se quanto desejar
A organização do espaço urbano
FATORES DO CLIMA.
Autores: Yara Campos Miranda – Mestranda em Engenharia Urbana – UEM
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
SUBSTRATOS PARA TELHADOS VERDES ELABORADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE- AÇÚCAR E FIBRA DE COCO VERDE. MILLA ARAÚJO DE ALMEIDA;
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Associação Ambientalista Floresta em Pé - AAFEP
Silvicultura.
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
Ciências Naturais – 8.º ano
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

Tema:

 A arborização é o processo pelo qual as árvores são plantadas extensivamente, a fim de contrabalançar a exploração madeireira que foi feita no passado. Ela se ajusta bem a uma metodologia de cuidar do habitat e evitar que espécies de plantas ou animais se percam pela ação do homem.  A arborização é da mais alta importância para a qualidade de vida da população. Além de absorver ruídos, diminuir o calor do sol, constituir filtro para a purificação do ar, entre outros, também é responsável pela melhoria ambiental e paisagística dos imóveis, valorizando-os economicamente.

 Além disso, este tipo de arborização tem a finalidade de propiciar um equilíbrio ambiental entre as áreas construídas e o ambiente natural alterado. Para nós toda a vegetação existente na cidade deve ser considerada como área verde, inclusive as árvores de porte que estão nos quintais, ou seja em áreas particulares. Não são áreas verdes da cidade? Evidente que são, pois também estão sob fiscalização do Poder Público, por força do contexto jurídico atual que as protege. Em suma, toda vegetação ou árvore isolada, quer seja ela pública ou particular, ou de qualquer forma de disposição que exista na cidade, constitui a “massa verde urbana”, por consequência a sua área verde.

GOIÂNIAGOIÂNIA É A CIDADE MAIS ARBORIZADA DO BRASIL, SEGUNDO CENSO 2010 DO IBGE, E SEGUNDA DO MUNDO, COM 89,5% DE ARBORIZAÇÃO. BELO HORIZONTE É A CIDADE CAPITAL DE MINAS GERAIS, POSSUI COMO MOLDURA NATURAL A SERRA DO CURRAL QUE CERCA A CIDADE. MINAS GERAIS Parque Flamboyant Goiânia/GOPraça da Liberdade- Belo Horizonte/ MG

Praça da República Presidente Vargas

A vegetação em ambiente urbano além do aspecto paisagístico facilmente percebido tem também a função de garantir uma melhora na qualidade de vida dos habitantes uma vez que garante proteção contra ventos, sombreamento, diminuição da poluição sonora, absorção da poluição atmosférica e diminuição das ilhas de calor. Além de favorecer a recarga hídrica e garantir locais para reprodução de alguns insetos e pássaros que podem ajudar no controle de vetores.poluição sonorapoluição atmosférica ilhas de calor

 Atua em empresas ligadas a produtos derivados da madeira, órgãos ambientais, empresas de consultoria, unidade de conservação e desenvolvimento sustentável, como o mercado carbono, entre outros locais

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO FLORESTAL?  Gestão Florestal e Recuperação de Áreas Degradadas  Industria de Papel e Celulose  Industria madeireira  Educação, Docência e Pesquisa  Fiscalização Ambiental  Manejo de florestas plantadas e nativas  Tecnologia de produtos florestais  Topografia e Geoprocessamento  Reflorestamento e Silvicultura

 Salário  Varia entre seis a oito e meio salários mínimos, de acordo com a carga horaria, segundo o conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

 Obrigado!!