Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Advertisements

SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
FATEC Analise e desenvolvimento de sistemas. Prof. Norton Glaser  Formado pela UNICAMP  Professor universitário desde 2005  Ministro aulas na Fatec.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Instruções para Calouros 2016 Módulo I Sistema de acesso e Informações Assessor do Curso de Educação Física ( ) Macapá - MAIO
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA. Apresentação Claudio Luiz Téc. Tecnologia da Informação Coordenador e Instrutor de Treinamentos.
Board of European Students of Technology Local BEST Group Porto Summer Course 2002 Presentation.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Prêmio Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino Prêmio Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino Oficinas Integradas como Ferramenta.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Conceitos Iniciais.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
de Federal de GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Portfólio de Serviços TI
Estágio Curricular Supervisionado 2017
Curso de Filosofia - UFRN
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
Temas 2017 de Metodologia da Pesquisa
OFERTAS DE CURSOS NA MODALIDADE EAD
Atividades Complementares Curso de Letras
Oferta Formativa Ensino Secundário 2017 / 2018.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA E PROCESSAMENTO DO PESCADO
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB
Estágios Não-Obrigatórios
Introdução a Engenharia de Alimentos
ASPECTOS OPERACIONAIS
Contabilidade de Custos
} } } L T E X L T E X L T E X A A A Curso de Introdução à Edição em
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
Estágio: legislação CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2017 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima.
NÚCLEO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Ciência da Computação E Sistemas de Informação UFC - Crateús
Coordenação: Luciana Danielli
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
Introdução a Educação a Distância
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Ciência & Engenharia da Computação
Charles Madeira Reunião de Apresentação do Curso Técnico Presencial de Programação de Jogos Digitais Pronatec Charles Madeira
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Apresentação do Módulo
Prof. Me. Christiano Lima Santos
Advocacia Geral da União
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
“PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL - PAP” Maio / 2012
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
A formação do professor na UFMS
Proposta de Curso novo APCN 2018
ABHO MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO Irene Saad
Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014.
CNPq e o Currículo Lattes
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.
Estágio Curricular Supervisionado Prof. Me. José Carlos Perini
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Joyce Larissa Samara Instrutora: Monica.
Estágio Supervisionado
Estágio Curricular Supervisionado Prof. Me. José Carlos Perini
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
O controle do ensino em suas mãos
ABHO MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação

Diferenciando Informática: Usuário x Profissional USO (meio) PROFISSÕES (fim) USO (meio) PROFISSÕES (fim)

Formação Técnica em Informática Fonte: Objetivos:  Compreender o funcionamento do computador e suas possibilidades de configuração  Criação de programas  Integração com outras áreas profissionais  Está presente em praticamente todos os campos de atividades  De todos os profissionais são exigidos conhecimentos de informática

Formação Técnica em Informática Características da Área de Informática:  Elevada taxa de atualização  Textos técnicos (alguns em língua inglesa) Conhecimentos Necessários de Outras Áreas:  Língua Portuguesa  Língua Inglesa  Matemática (lógica, algoritmos e estruturas de dados)

Processo de Produção em Informática Funções Subfunções

Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II Objetivos :  Aprender técnicas de programação e análise de sistemas que permitirão a construção de ferramentas a serem utilizadas por todos os ramos da sociedade  Ingressar no mercado de trabalho Finalidade :  Formação de programadores que irão elaborar software, atuando em desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação tais como sistemas contábeis, bancários, financeiros, etc.

SOFTWARE Importância :  Força motora para tomada de decisão nos negócios.  Embutido em sistemas de transporte, médicos, de telecomunicações, militares, industriais, escritórios, etc.  Inevitável no mundo moderno.  Para o usuário, software é produto: informação.  Para o profissional de informática, software é  processo: programas + dados + documentação.

Disciplinas da Formação Profissional

Disciplina Conteúdo Introd. Ciênc. Comp.  Histórico e Evolução TI; Arquitetura Geral de Computadores; HTML; Javascript; CSS. Ling. Programação I  Ambientação IDE Visual Studio, Introdução ao C# no Visual Studio. Banco de Dados  SQL, SQL embutido em LP II, Normalização, Modelagem. Ling. Programação II  Aplicações Cliente/Servidor, BD com C#. Ling. Programação III  Aplicações para WEB com C#, Web Services. Ling. Programação IV  Outras Tecnologias. Engenharia de  Fundamentos de Engenharia de Software, Software Projeto Final (Desenvolvimento de um Sistema de Informação).

Estágio Supervisionado  Em empresa, com duração de 400 horas.  Parte das 400 horas pode ser obtida através de: cursos, palestras, projetos, projeto final da disciplina Eng. de Software, etc.   Objetivo: utilizar as competências adquiridas durante o curso em um ambiente profissional e iniciar o aluno no mercado de trabalho.  Pode ser feito em qualquer empresa/instituição.  Há convênio do Colégio Pedro II com algumas empresas e instituições, visando a facilitar a obtenção de estágio, mas não há vaga para todos.  Os alunos podem obter estágio por conta própria: - Através do CIEE, Mudes, etc. (contrato com o CPII). - Diretamente com as empresas (termo de compromisso com o CPII).  Existe uma supervisão do estágio do aluno (procedimento estabelecido entre o Colégio Pedro II e as empresas/instituições nas quais o aluno cumpre o estágio).  Os alunos recebem o Manual do Estagiário, que apoia o processo de obtenção, realização e conclusão do estágio.

Como cumprir as horas de estágio Projeto Final Carga Horária Máxima: 150 horas Comprovação: Documentação do sistema impressa em duas vias e gravada em meio digital Observação: Atividade obrigatória. Estágio Corporativo Carga Horária: sem limite Comprovação: Termo de Compromisso, Plano de Estágio, Registro Diário de Atividades, Ficha de Avaliação do Estágio e Ficha de Auto-Avaliação do Aluno. Trabalho na Área com Vínculo Empregatício Formal Carga Horária: sem limite Comprovação: Carteira profissional com registro regular e declaração da empresa em modelo pré-definido. Cursos Relacionados a Desenvolvimento de Software Carga Horária Máxima: 100 horas Requisitos: Certificado com aproveitamento superior a 70%, em qualquer modalidade de ensino, e freqüência superior a 75% das aulas em cursos presenciais. Seminário, Simpósio, Conferência e Congressos Carga Horária Máxima: 50 horas Requisitos: Certificado de presença e relatório. Palestra Carga Horária Máxima: 50 horas Requisitos: Certificado de presença e relatório

Cont. Monitoria em Disciplinas Técnicas do EMI Informática Carga Horária Máxima: 96 horas Requisitos: Relatório do aluno e do professor-orientador Monitorias nos Eventos Internos em Atividades de Desenvolvimento de Sistemas Carga Horária Máxima: 10 horas Comprovação: Certificado de participação ou relatório da comissão organizadora do evento. Pesquisa e Iniciação Científica com Atuação em Atividades de Desenvolvimento de Sistemas Carga Horária Máxima: sem limite Comprovação: Relatório de atividade firmado pelo docente responsável. Apresentação de Trabalho de Informática em Eventos Científicos Carga Horária: sem limite Requisitos: Certificado de participação e trabalho apresentado Viagens Acadêmicas Carga Horária Máxima: 50 horas Comprovação: Certificado da entidade ou órgão visitado ou declaração do professor responsável. Visitas Técnicas Carga Horária Máxima: 24 horas Requisitos: Relatório e declaração do professor responsável.

Ensino Médio Integrado em Informática ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS