Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Petróleo Surgimento do petróleo
Advertisements

Hidrocarbonetos.
AULA 4 – 13/03/09 Professor Charles 3º ano EM -2009
Trabalho de Bioquímica
Funções Orgânicas Prof: Renê Machado.
Aula 04 HIDROCARBONETOS Parte 01 Prof.a Letícia Pereira.
Química orgânica módulo 1 hidrocarbonetos
Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos
HIDROCARBONETOS.
Nomenclatura dos compostos orgânicos
Hidrocarbonetos Nome:Aline, Jonatas, Leonardo Barreiro e Rodrigo Turma:202.
9.5 Hidrocarbonetos. 9.5 Hidrocarbonetos De todos os compostos identificados pelo Homem, cerca de 90 % são compostos orgânicos. Os mais simples contêm.
Classificação das Cadeias Carbônicas
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Aplicações dos Hidrocarbonetos no dia- a- dia
É o conjunto de compostos que apresentam propriedades QUÍMICAS SEMELHANTES. Essa semelhança é identificada nas fórmulas através de um GRUPO FUNCIONAL.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono PROPRIEDADE TÍPICA DO CARBONO  Formação de cadeias.  Formação de quatro ligações.
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
Fontes alternativas de energia
FUNÇÃO HIDROCARBONETO
Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto
Energia.
Do petróleo à gasolina - Parte 3
Hidrocarbonetos.
Introdução à Química Orgânica
CLASSIFICAÇÃO DE CARBONOS E CADEIAS CARBÔNICAS
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Professor: Alexandre D’Emery.
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
QUÍMICA ORGÂNICA parte 1
Química 12ºAno COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE
Revisão avaliação de recuperação
QUÍMICA ORGÂNICA Prof. Ana.
recursos não energéticos
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Química Orgânica- QO.02.
CLASSIFICAÇÃO: QUÍMICA ORGÂNICA - DO CARBONO e
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Química Orgânica- QO.01.
AULA 02 HIDROCARBONETOS I
25 Introdução à Química dos compostos de carbono Capítulo
Funções Orgânicas Prof. Fernanda.
FUNÇÕES ORGÂNICAS É o conjunto de compostos que apresentam propriedades QUÍMICAS SEMELHANTES. Essa semelhança é identificada nas fórmulas através de um.
Hidrocabonetos dia a dia
Cadeias Carbônicas.
QUÍMICA ORGÂNICA Há muitos anos atrás surgiu a expressão
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Alcanos (hidrocarbonetos parafínicos) São hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre.
Origem do Petróleo Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e.
Do petróleo à gasolina - Parte 1
Ar.
QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono
O que são cadeias carbônicas? Como o próprio nome já diz, cadeias carbônicas são ligações realizadas por carbonos que podem formar encadeamentos com outros.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
ENERGIA ¹.
O que você deve saber sobre
recursos não energéticos
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Módulo 5 Capítulo 2.
FUNÇÃO HIDROCARBONETO
... fermentação da uva a obtenção do vinagre... vinho... álcool etílico Na Pré-história tínhamos na... Na Pré-história tínhamos a produção de......
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian

Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos.

Praticamente todos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação. Podendo também ser sintetizados em laboratório.

Alcanos (ou Parafinas) Alcanos são os hidrocarbonetos alifáticos (cadeia aberta) saturados, isto é, apenas com ligações covalentes simples (C─C) entre seus átomos de carbono. H3C─CH2─CH2─CH3

Alcenos (ou Alquenos, ou Olefinas) Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. H2C═CH─CH2─CH3

Alcinos (ou Alquinos ou Acetilenos) Alcinos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente tripla entre átomos de carbono sem que a seqüência de carbonos forme um ciclo.

Alcadienos O alcadienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta com duas duplas ligações na cadeia. Entre eles, o de principal utilização é o isopreno. H2C = CH - CH = CH - CH3.

Ciclanos Também conhecidos como cicloalcanos ou cicloparafinas, os ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos que contêm apenas ligações simples em sua cadeia carbônica, representados pela fórmula geral CnH2n.

Ciclenos Ciclenos são todos os hidrocarbonetos de cadeia fechada, insaturados que apresentam dupla- ligação.

aromáticos ● Os hidrocarbonetos aromáticos possuem a cadeia carbônica fechada e apresentam um anel benzênico.

Combustível fossil:Petróleo A teoria mais aceita para a formação do petróleo é que restos de organismos vegetais e animais (seres marinhos, principalmente unicelulares) se acumularam em camadas sedimentares no fundo de lagos e mares, onde o oxigênio foi preservado, e foram então submetidos à ação de bactérias, do calor e da pressão das camadas superiores, sofrendo decomposição. Esse petróleo originado ficou então preso nos poros no interior da rocha.

utilização atual Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo: Parafina, Gás natural, GLP, Produtos Asfálticos, Nafta petroquímica, Querosene, Solventes, Óleos combustíveis (Diesel), Óleos lubrificantes, Combustível de aviação.

Tipo de impacto O petróleo é um poluente recalcitrante, e provoca graves danos ao meio ambiente quando entra em contato com as águas de oceanos, mares e/ou com a superfície do solo. Ocorre no oceano em cargas pontuais e em grandes proporções.

Gás natural: ● O gás natural é encontrado principalmente em jazidas, geralmente em associação ao petróleo, pois ele também é um combustível fóssil, sendo resultado da degradação ao longo de milhares de anos de matéria orgânica, como restos de animais, flores, plantas e outros.

Utilização Esse gás é basicamente composto de metano (CH4) e outros hidrocarbonetos leves. Ele vem sendo usado para gerar energia elétrica, em indústrias, para geração de calor, e como combustível de automóveis.

● Impactos ao meio ambiente Impactos ao meio ambiente: O gás natural é o que emite menos poluentes, porém, o seu transporte e estocagem exigem gasodutos imensos, que podem causar impactos ao meio ambiente.

Carvão mineral O carvão é resultado da decomposição apenas de matéria orgânica de origem vegetal, e não animal, como se dá no caso do petróleo e do gás natural. O carvão passou a ser bastante utilizado com o advento da Revolução Industrial em meados do século XVII. Sua queima produzia vapor que movia as máquinas das fábricas, as locomotivas e os navios.

Infelizmente, o carvão libera grandes quantidades de óxidos para a atmosfera, porque ele contém altos teores de enxofre. Isso agrava o problema do aquecimento global e das chuvas ácidas.