CNE Status dos Seminários Estaduais de Discussão da BNCC.

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Transcrição da apresentação:

CNE Status dos Seminários Estaduais de Discussão da BNCC

AGENDA IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS

IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS Os seminários estaduais são importantes por: 1.Garante um momento de qualidade, de discussão profunda, para quem vai usar a Base quando finalizada; 2.Dá legitimidade ao processo, pois os participantes dos seminários são plurais; 3.Organiza a discussão dos estados, facilitando a sistematização dessas observações; Os seminários estaduais são importantes por: 1.Garante um momento de qualidade, de discussão profunda, para quem vai usar a Base quando finalizada; 2.Dá legitimidade ao processo, pois os participantes dos seminários são plurais; 3.Organiza a discussão dos estados, facilitando a sistematização dessas observações; IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS

QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO? IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? Devem participar dos seminários os seguintes grupos: Professores de todas as etapas e componentes curriculares; Gestores educacionais; Representantes de entidades de classe e instituições relacionadas a educação; Alunos do Ensino Médio e Movimentos Estudantis; Devem participar dos seminários os seguintes grupos: Professores de todas as etapas e componentes curriculares; Gestores educacionais; Representantes de entidades de classe e instituições relacionadas a educação; Alunos do Ensino Médio e Movimentos Estudantis;

METODOLOGIA DE ANÁLISE DA SEGUNDA VERSÃO DA BNCC Antes do Seminário (Preparação) Antes do Seminário (Preparação) Durante o Seminário (Discussão) Durante o Seminário (Discussão) Após o Seminário (Sistematização) Após o Seminário (Sistematização) 1.Desenvolvimento da metodologia pelo comitê gestor; 2.Validação da metodologia com as coordenações estaduais; 3.Formação das coordenações estaduais e auxiliares de pesquisas; 4.Envio do questionário que roteiriza a leitura da BNCC para os inscritos; 5.Análise dos resultados das respostas ao questionário; 1.Desenvolvimento da metodologia pelo comitê gestor; 2.Validação da metodologia com as coordenações estaduais; 3.Formação das coordenações estaduais e auxiliares de pesquisas; 4.Envio do questionário que roteiriza a leitura da BNCC para os inscritos; 5.Análise dos resultados das respostas ao questionário; SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. 1.TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; 2.TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; 3.TURNO 3: Análise Qualitativa por Etapa. Divididos em 4 grupos; 4.TEXTOS INTRODUTÓRIOS: 1 grupo. Em paralelo aos turnos 2 e 3; 5.TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. 1.TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; 2.TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; 3.TURNO 3: Análise Qualitativa por Etapa. Divididos em 4 grupos; 4.TEXTOS INTRODUTÓRIOS: 1 grupo. Em paralelo aos turnos 2 e 3; 5.TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. 1.Consolidação dos relatórios do seminário; 2.Envio dos relatórios para o comitê gestor; 3.Análise dos relatórios e construção de um parecer do CONSED e da UNDIME; 4.Envio do relatório para MEC; 22/ago 1.Consolidação dos relatórios do seminário; 2.Envio dos relatórios para o comitê gestor; 3.Análise dos relatórios e construção de um parecer do CONSED e da UNDIME; 4.Envio do relatório para MEC; 22/ago Para termos uma devolutiva robusta e eficiente, estamos padronizando a metodologia assim: IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS?

Antes do Seminário (Preparação) Antes do Seminário (Preparação) Após o Seminário (Sistematização) Após o Seminário (Sistematização) 1.Desenvolvimento da metodologia pelo comitê gestor; 2.Validação da metodologia com as coordenações estaduais; 3.Formação das coordenações estaduais e auxiliares de pesquisas; 4.Envio do questionário que roteiriza a leitura da BNCCpara os inscritos; 5.Análise dos resultados das respostas ao questionário; 1.Desenvolvimento da metodologia pelo comitê gestor; 2.Validação da metodologia com as coordenações estaduais; 3.Formação das coordenações estaduais e auxiliares de pesquisas; 4.Envio do questionário que roteiriza a leitura da BNCCpara os inscritos; 5.Análise dos resultados das respostas ao questionário; SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. 1.TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; 2.TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; 3.TURNO 3: - Fase 1: Análise Qualitativa por Segmento; 4.TEXTOS INTRODUTÓRIOS (em paralelo aos turnos 2 e 3); 5.TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. 1.TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; 2.TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; 3.TURNO 3: - Fase 1: Análise Qualitativa por Segmento; 4.TEXTOS INTRODUTÓRIOS (em paralelo aos turnos 2 e 3); 5.TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. 1.Consolidação dos relatórios do seminário; 2.Envio dos relatórios para o comitê gestor; 3.Análise dos relatórios e construção de um parecer do consed e da undime; 4.Envio do relatório para mec; 22/ago 1.Consolidação dos relatórios do seminário; 2.Envio dos relatórios para o comitê gestor; 3.Análise dos relatórios e construção de um parecer do consed e da undime; 4.Envio do relatório para mec; 22/ago Durante o Seminário (Discussão) Durante o Seminário (Discussão) Instrumento para análise dos objetivos de aprendizagem por Segmento. Sugestão de divisão dos 26 grupos: TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? METODOLOGIA DE ANÁLISE DA SEGUNDA VERSÃO DA BNCC Para termos uma devolutiva robusta e eficiente, estamos padronizando a metodologia assim:

Antes do Seminário (Preparação) Antes do Seminário (Preparação) Após o Seminário (Sistematização) Após o Seminário (Sistematização) 1.Desenvolvimento da metodologia pelo comitê gestor; 2.Validação da metodologia com as coordenações estaduais; 3.Formação das coordenações estaduais e auxiliares de pesquisas; 4.Envio do questionário que roteiriza a leitura da BNCCpara os inscritos; 5.Análise dos resultados das respostas ao questionário; 1.Desenvolvimento da metodologia pelo comitê gestor; 2.Validação da metodologia com as coordenações estaduais; 3.Formação das coordenações estaduais e auxiliares de pesquisas; 4.Envio do questionário que roteiriza a leitura da BNCCpara os inscritos; 5.Análise dos resultados das respostas ao questionário; SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. 1.TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; 2.TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; 3.TURNO 3: - Fase 1: Análise Qualitativa por Segmento; 4.TEXTOS INTRODUTÓRIOS (em paralelo aos turnos 2 e 3); 5.TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. SUGESTÃO: 2 DIAS. Até 5/Ago. 1.TURNO 1: - Mesa de Abertura; - Apresentação da BNCC; - Explicação da Metodologia; 2.TURNO 2: Análise dos Objetivos de Aprendizagem. 26 grupos divididos em Segmentos e Componentes Curriculares; 3.TURNO 3: - Fase 1: Análise Qualitativa por Segmento; 4.TEXTOS INTRODUTÓRIOS (em paralelo aos turnos 2 e 3); 5.TURNO 4: Apresentação das discussões do turno 3. 1.Consolidação dos relatórios do seminário; 2.Envio dos relatórios para o comitê gestor; 3.Análise dos relatórios e construção de um parecer do consed e da undime; 4.Envio do relatório para mec; 22/ago 1.Consolidação dos relatórios do seminário; 2.Envio dos relatórios para o comitê gestor; 3.Análise dos relatórios e construção de um parecer do consed e da undime; 4.Envio do relatório para mec; 22/ago Durante o Seminário (Discussão) Durante o Seminário (Discussão) TURNO 3: Análise por etapa; Instrumento para preenchimento IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? METODOLOGIA DE ANÁLISE DA SEGUNDA VERSÃO DA BNCC Para termos uma devolutiva robusta e eficiente, estamos padronizando a metodologia assim:

IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? METODOLOGIA DE ANÁLISE DA SEGUNDA VERSÃO DA BNCC Para garantir que as equipes estaduais entendessem a metodologia, fizemos uma formação em Brasília, nos dias 20 e 21/Jun.

CALENDÁRIO DOS SEMINÁRIOS Amapá – 2 e 3/Ago Pará – 4 e 5/Ago Maranhão – 1 e 2/Ago Ceará – 28 e 29/Jul Rio Grande do Norte – 14 e 15/Jul Paraíba – 26 e 27/Jul Pernambuco – 27 e 28/Jul Alagoas – 04 e 05/Jul Sergipe – 27 e 28/Jul Bahia – a definir Espírito Santo – 02 e 03/Ago Rio de Janeiro – 27 e 28/Jul São Paulo – 27 e 28/Jul Paraná – 02 e 03/Ago Santa Catarina – 19 e 20/Jul Rio Grande do Sul – 23/Jun Acre – 20 e 21/Jul Amazonas – 27 e 28/Jul Rondônia – 05 e 06/Jul Roraima 19 e 20/Jul Tocantins – 3 e 4/Ago Mato Grosso – 16 e 17/Jul Goiás – 2 e 3/Ago Dist. Federal – 26 e 28/Jul Minas Gerais – 2 e 3/Ago Mato Grosso do Sul – 13 e 14/Jul Piauí – 29 e 30 /Jun IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS?

IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? PRÓXIMOS PASSOS COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? OS SEMINÁRIOS QUE JÁ OCORRERAM (RS E PI)

COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? GOVERNANÇA DE ACOMPANHAMENTO COMITÊ EXECUTIVO PAPEL: Tomada de decisões estratégicas; Alinhamento com MEC e CNE; Comunicação com a mídia; RESPONSÁVEIS: Eduardo Deschamps (Pres. CONSED); Alessio Costa Lima (Pres. UNDIME); PAPEL: Tomada de decisões estratégicas; Alinhamento com MEC e CNE; Comunicação com a mídia; RESPONSÁVEIS: Eduardo Deschamps (Pres. CONSED); Alessio Costa Lima (Pres. UNDIME); A Governança de acompanhamento está dividida em 3 instâncias; IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS PRÓXIMOS PASSOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO? COMITÊ GESTOR COORDENAÇÕES ESTADUAIS PAPEL: coordenação das atividades dos seminários estaduais; RESPONSÁVEIS: Cada estado definiu um representante da Secretaria de Educação e um representante da Seccional da Undime; PAPEL: coordenação das atividades dos seminários estaduais; RESPONSÁVEIS: Cada estado definiu um representante da Secretaria de Educação e um representante da Seccional da Undime; PAPEL: Tomadas de decisões no dia a dia; Alinhamento do Comitê Executivo; Acompanhamento das coordenações estaduais; RESPONSÁVEIS: Nilce Costa (Consed); Vivian Fuhr (UNDIME); João Cossi (Movimento); Representante dos estados: Fabiano Farias (RJ), Gorethi Camargo (MA), Julia Siqueira, (SC), Julia Tami (Movimento), Renata Dias (DF) e Vera Lima (AM) PAPEL: Tomadas de decisões no dia a dia; Alinhamento do Comitê Executivo; Acompanhamento das coordenações estaduais; RESPONSÁVEIS: Nilce Costa (Consed); Vivian Fuhr (UNDIME); João Cossi (Movimento); Representante dos estados: Fabiano Farias (RJ), Gorethi Camargo (MA), Julia Siqueira, (SC), Julia Tami (Movimento), Renata Dias (DF) e Vera Lima (AM)

COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO Iniciamos essa semana um processo de acompanhamento com as coordenações estaduais para apoiar nos seguintes pontos, além dos pontos tradicionais da realização de qualquer evento: 1.Procedimentos legais e de controle; 2.Implementação/Multiplicação da metodologia; 3.Controle de custos (no caso de necessidade de recursos do MEC); 4.Prestação de Contas; IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS PRÓXIMOS PASSOS COMO ESTAMOS ACOMPANHANDO?

COMO ACONTECERÃO OS SEMINÁRIOS? PRÓXIMOS PASSOS Os próximos passos para a realização dos seminários são: 1.Seminários das duas próximas semanas: AL, RO, MS, RN e MT 2.Definição do processo de sistematização; 3.Início da Sistematização do Relatório Final; IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS PRÓXIMOS PASSOS

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