Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Seminário Nacional de Provimento e Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Divisão territorial e hierarquização dos serviços de saúde de Mato Grosso do Sul
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Sistema Único de Saúde - SUS
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
GOVERNO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Programação Pactuada e Integrada (PPI) e Saúde no Sistema.
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PROJETO DE CIRURGIAS ELETIVAS.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
CONARES COMISSÃO ESPECIAL PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE CARREIRA PARA O SUS Elizabete Matheus e Fernanda Terrazas Assessoras do CONASEMS.
1 Fortalecer o modelo de atenção básica municipal através de aquisição de veículos para vigilância sanitária, endemia e ESF. (Municipal e Estadual) Aprovado.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Intervenções Estruturais no Centro Metropolitano
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sistema Único de Saúde – SUS
22ª Reunião Técnica – Porto Velho/RO
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
Silvete Maria Brandão Schneider
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
IMPACTO DE ESTRATÉGIAS DE INTEGRACÃO DA ATENÇÃO EM REDES DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA AMÉRICA LATINA BRASIL Avanços do Projeto Santiago - Chile, 24 de março.
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Avanços no Projeto 28 de abril a 26 de maio 2016 Brasil
Universidade de Brasília
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
Avanços no Projeto 26 de maio a 30 junho de 2016 Brasil
Universidade Aberta do SUS
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
Eixos do Programa Mais Médicos Mais Médicos para o Brasil
Panorama da Atenção Básica no Piauí
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ População: 128
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NOS MUNÍCIPIOS PIAUIENSES
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 30 ANOS universalidade e sustentabiliade
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
COBERTURA VACINAL EM OEIRAS-PI: PROPOSTA DE UM PLANO DE INTERVENÇÃO Aluno: Enos Campos Neto Tutor: Angelo Brito Rodrigues 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
SILVIA NÁPOLE FICHINO FORMAÇÃO: Fonoaudióloga PUCSP – 1999
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
TELESSAÚDE SP.
Experiência municipal: reorganizando a peça orçamentária
Transcrição da apresentação:

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Seminário Nacional de Provimento e Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior Vulnerabilidade Abril de 2011

CONASEMS Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior Vulnerabilidade Tema prioritário para a diretoria do CONASEMS Dificuldades concretas para o gestor municipal de saúde fixar profissionais, em especial, o médico; Dificuldades concretas para o gestor municipal de saúde fixar profissionais, em especial, o médico; Prejuízos na prestação dos serviços de saúde à população dessas áreas( extrema cobrança); Prejuízos na prestação dos serviços de saúde à população dessas áreas( extrema cobrança); Necessidade de debate e busca de saídas solidárias e cooperativas entre as três esferas de governo Necessidade de debate e busca de saídas solidárias e cooperativas entre as três esferas de governo

CONASEMS Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior Vulnerabilidade Considerações para o aprofundamento do tema Questão Geográfica Questão Geográfica Questão Econômica Questão Econômica Questão Social Questão Social Questão cultural Questão cultural Tendência à fixação nas regiões mais desenvolvidas econômica, social e culturalmente

CONASEMS Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior Vulnerabilidade Problema complexo, presente em diversos países, intervenção exige estratégias múltiplas e combinadas: Gestão da Educação Gestão da Educação Gestão do Trabalho Gestão do Trabalho Regulação Regulação Incentivos Financeiros Incentivos Financeiros São medidas suficientes para o enfrentamento do problema? NÃO.

CONASEMS Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior Vulnerabilidade Estado da Arte/ municípios sem médicos residentes 387 municípios sem médicos residentes Disponibilidade bastante baixa (<10%) de médicos de saúde da família Disponibilidade bastante baixa (<10%) de médicos de saúde da família Elevada rotatividade Elevada rotatividade Escassez de médicos especialistas Escassez de médicos especialistas Outras categorias, à princípio, parecem não apresentar as mesmas dificuldades que a área médica Outras categorias, à princípio, parecem não apresentar as mesmas dificuldades que a área médica

CONASEMS Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior Vulnerabilidade Temas de relevância na Agenda Tripartite do SUS Consenso acerca da proporção médico/população nas diversas especialidades Consenso acerca da proporção médico/população nas diversas especialidades Quantificação da demanda médica no SUS Quantificação da demanda médica no SUS Identificação da oferta e distribuição profissional Identificação da oferta e distribuição profissional Definição do perfil médico necessário para o SUS Definição do perfil médico necessário para o SUS Formação condizente com o perfil e a demanda SUS Formação condizente com o perfil e a demanda SUS Superação de obstáculos de gestão Efeitos da LRF Superação de obstáculos de gestão Efeitos da LRF

CONASEMS Fixação de Profissionais em Áreas Remotas, Isoladas e de Maior Vulnerabilidade Propostas Apoio técnico e financeiro aos municípios Apoio técnico e financeiro aos municípios Estímulo à implantação de PCCS Estímulo à implantação de PCCS Serviço civil obrigatório e ou voluntário Serviço civil obrigatório e ou voluntário Rediscussão do processo de validação de diplomas estrangeiros Rediscussão do processo de validação de diplomas estrangeiros Aumento de vagas de residência médica Aumento de vagas de residência médica Outras formas de financiamento para a ESF e Atenção Básica Outras formas de financiamento para a ESF e Atenção Básica Investimento Investimento

CONASEMS Antônio Carlos Figueiredo Nardi Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde