Jogo do Piano: Software Livre na educação musical Nathalia Sautchuk Patricio, Irene Karaguilla Ficheman, Roseli de Deus Lopes
Educação Musical Fundamental para a educação completa da criança Arte-educadores trabalham com teatro e artes visuais Falta de instrumentos musicais e de especialistas em Música nas escolas
Modelo (T)EC(L)A Desenvolvido por Keith Swanwick Cinco áreas principais: –Técnica –Execução –Composição –Literatura –Apreciação
Licenciamento Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0
No Laboratório de Computação
Laptops Educacionais de Baixo Custo ClassmateMóbilisXO
SO baseado no Fedora 6 Ambiente Gráfico especialmente desenvolvido para o XO: Sugar Atividades desenvolvidas possuem código-fonte aberto e seguem a filosofia do Software Livre Aplicações principalmente em Python
Screen Shots do Jogo
Implementação do Jogo Feito em Python: – Sintaxe simples e de fácil aprendizado – Linguagem orientada à objetos – Necessita de um interpretador Python Usa biblioteca gráfica PyGame: – Facilidade de desenvolvimento de jogos em Python
Trabalhos Futuros Testes com crianças para verificar aceitação e coletar sugestões para o aperfeiçoamento Trabalhar com professores para explorar alternativas de uso na sala de aula Incluir uma opção para permitir que os usuários adicionem desafios personalizados Estudar uma forma de colaboração no jogo
Conclusão Com o Jogo do Piano verificou-se que: –é possível desenvolver atividades de Educação Musical usando Python –é possível desenvolver jogos para plataformas educacionais de baixo custo O Jogo ajuda na inserção da Educação Musical nas escolas, estimula a criatividade das crianças e ajuda a promover a inclusão social e digital
Links Código-fonte: – Jogo do Piano - Wiki do Laptop: – NATE LSI - USP –
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