Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto histórico - “A modernidade”
Advertisements

Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
AUGUSTE COMTE ( ). Comte foi o primeiro pensador da corrente Positivista. O Positivismo foi a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento.
( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Os clássicos da Sociologia. Quem são os Clássicos?
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Dr. Nilton Formiga Psicólogo Social
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
Divulgação do saber A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NOS SÉCULOS XVII E XVIII
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Método Científico – Parte I
Auguste Comte Acadêmicas: Andreia Pereira da Silva Luiza de Melo Isaac
Classificação em biblioteca: os esquemas
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Princípios Metodológicos e Escolas Geográficas
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Introdução ao estudo da Psicologia
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
O Positivismo 15/06/2018
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
A regionalização do Espaço Brasileiro – uma revisão historiográfica
Aget.
Século XIX.
Século XIX.
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
CIÊNCIAS SOCIAIS – ORIGEM E REFLEXÕES
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
KARL POPPER: “OS LIMITES DA CIÊNCIA”
Conceitos O Poder Formas de Poder
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PROF. FRANCICO PORFÍRIO
Disc. Sociologia Geral e Jurídica
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Século XIX.
Século XIX.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
O Que é Ciência?.
Clássicos da sociologia: Max weber
Educação para o Trabalho 1 Professora : Márcia Leite 1.– Da Sociologia a Sociologia do Trabalho: definições básicas. AULA 1. – TÉCNICO EM MECATRONICA.
AUGUSTE COMTE, A SOCIOLOGIA E O POSITIVISMO. Introdução Como vimos em aula, a sociedade passou por inumeras trasnformações no campo social, político,
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ÉMILE DURKHEIM A CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA DE SOCIEDADE.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Augusto comt

Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França 5 de setembro1857ParisFrança

Escola/tradição Sociologia, Positivismo. SociologiaPositivismo Idéias Notáveis Lei dos Três Estados, Sociologia, síntese subjetiva, humanismo. Lei dos Três EstadosSociologiasíntese subjetiva humanismo

FILOSOFIA A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia.

O método positivo, em termos gerais, caracteriza-se pela observação. Entretanto, deve-se perceber que cada ciência, ou melhor, cada tipo de fenômeno tem suas particularidades, de modo que o método específico de observação para cada fenômeno será diferente. Além disso, a observação conjuga-se com a imaginação: ambas fazem parte da compreensão da realidade e são igualmente importantes, mas a relação entre ambas muda quando se passa da teologia para a positividade. Assim, para Comte, não é possível fazer ciência (ou arte, ou ações práticas, ou até mesmo amar!) sem a imaginação, isto é, sem uma ativa participação da subjetividade individual e por assim dizer coletiva: o importante é que essa subjetividade seja a todo instante confrontada com a realidade, isto é, com a objetividade.

"A gênese do Positivismo ocorreu no século XIX, num momento de transformações sociais e econômicas, políticas e ideológicas, tecnológicas e científicas profundas decorrentes da consolidação do capitalismo, enquanto modo de produção, através da propagação das atividades industriais na Europa e outras regiões do mundo.