GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. A Formação Étnica do Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMBANDA – DESVENDANDO O MISTICISMO
Advertisements

Professor Jorge Luís dos Santos.
Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.
Quantas tribos africanas
13 de maio – Abolição da escravatura
NAGÔ A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES.
A escravidão negra africana no Brasil Colônia
CAPÍTULO 15 – POPULAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
Semana Cultural do Servidor
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Comercio de Escravos.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
O Sol da Liberdade Integrantes: João Paulo Alexandre Wellingson Pedro Rafael Antônio Gabriel.
Congá Os fundamentos do Congá são: atrator, condensador, escoador, dispersor, expansor, transformador e alimentador.
A sociedade e a religião na colônia
Umbanda e suas Práticas
Rituais Continuação....
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
As Religiões Afro-brasileiras
Culturas Negras no Brasil Prof. João Antonio.
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
Religião na colônia Sagrado X profano.
Trabalho de Geografia Alunas: Helem Caroline e Ana Carolina Série: 7°ano “A” Professora: Meiriele.
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
O mensageiro e vitalizador
Multiculturalismo NRE Área Norte – C. E. L. Sebastião Baldo Professora Camila Arantes da Silva.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. A no final do séc. XVIII, para o escoamento das indústrias. B no séc. XX, quando várias cidades surgiram ao redor delas. C a partir.
Povos Europeus no Brasil Feito por Gustavo-n°8 Guilherme Pek-n°6 Luis Renato-n°16 7 ano B Colégio Maria Imaculada.
Zumbi dos Palmares. Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
Povos Europeus no Brasil Cezar Goes nº5 Gabriela Monteiro nº9 Livia Parra nº13 7ºA Wilson Forti - geografia.
EUROPEUS E OUTROS POVOS NO BRASIL Colégio Maria Imaculada Ana Clara (3); Maria Luisa (9) & Rafaella (11) – 7º ano D Professor: Wilson Forti.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
Folclore e cultura brasileira O Brasil Caboclo. Formação cultural Colonos portugueses Indígenas mestiçagem de brancos com índias Alguns negros Nordestinos.
HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL SÉC. XVI A XX.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Mackely Ribeiro Borges
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
CURSO ESSENCIAL DE UMBANDA
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – IEE MATÉRIA DE GEOGRAFIA
ESCRAVIDÃO BRASILEIRA PROFESSORA BABI
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
A Capoeira.
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA. O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo.
Povos e culturas africanas.
Aula 02 Umbanda diferenças Candomblé.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
TRÁFICO NEGREIRO.
A RTE BARROCA. B ARROCO EUROPEU O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas,
Cultura Afro-brasileira
Crescimento vegetativo ou natural
Composição étnica brasileira
Neste material, será abordada a cultura negra e seu lugar na nossa sociedade.
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E DA ESCRAVIDÃO NO SÉCULO 19
H ERANÇAS AFRICANAS. R ELIGIOSIDADE A FRICANA A prática das religiões africanas eram extremamente proibidas no Brasil,eram consideradas bruxaria, a igreja.
Diversidade étnica e cultura
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
Migrantes:Busca por uma vida melhor
Professor Jorge Luís dos Santos.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
América Portuguesa Aula 3
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
No Brasil. Muitas adaptações foram feitas, dando origem a uma arte afro-brasileira característica de um país rico em diversidade cultural e étnica.
Cursinho para o ENEM Colégio João Roberto Borges de Souza
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY

A Formação Étnica do Brasil

Matriz Étnica do Brasil  Índios - Nativos  Europeus - Colonizadores  Negros - Escravos

Miscigenação do Brasil

Os índios

Genocídio

Brancos  Colonização: Portugueses (Séc XVI, XVII, XVIII, XIX).  Povoação do Sul: Alemães, Italianos, Eslavos, Japoneses (Séc. XIX).  Substituição da mão de obra Escrava: Italianos, Espanhóis, Japoneses (Séc XX).

Os negros

A escravidão no Brasil  Séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. (Ciclos da Cana-De- Açúcar, do Ouro e do Café).  Tráfico Negreiro.  Trabalho nas fazendas.  Os castigos.  Resistência.  Quilombo de Palmares.

Abolição da Escravatura  Em 13 de Maio de 1888, a princesa Isabel, assinou a Lei Áurea.

Princesa Isabel

Sincretismo Religioso  Sincretismo é a fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas quanto nas filosóficas.  Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.  No Brasil, o Candomblé e a Umbanda são exemplos.

Os deuses africanos foram associados a personagens, Santos Católicos para facilitar a prática às escondidas:  · Exú – Santo Antônio.  · Omolú – São Roque ou S. Lázaro.  · Ogum – São Jorge em uns locais e Santo Antônio em outros.  · Yemanjá – Nossa Senhora dos Navegantes.  · Oxum – Nossa Senhora da Conceição.  · Xangô – São Jerônimo, São João Batista e São Miguel Arcanjo.  · Oxóssi – São Sebastião e São Jorge.  · Iansã – Santa Bárbara.  · Ibeji – São Cosme e Damião.  · Obá – Santa Rita de Cássia e Joana D’Arc.  · Nanã – Santa Ana.  · Oxumarê – São Bartolomeu.  · Oxalá – Jesus Cristo e Nosso Senhor do Bonfim.

As diferenças entre Candomblé e Umbanda  A Umbanda é uma religião brasileira, nascida em 1908, por meio do Médium Zélio Fernandino de Moraes e de seu guia, o Caboclo das 7 Encruzilhadas. É uma religião que, rompeu com o Espiritismo, apesar de trazer ainda consigo alguns de seus elementos, e absorveu também elementos das crenças indígenas, católicas e africanas.  O Candomblé, (apesar da forma com que conhecemos exista apenas no Brasil), é oriundo da junção das nações trazidas da África pelos escravos. Ou seja, tratam-se de cultos Africanos, dedicados aos Orixás, Nkises e Voduns (Ketu, Angola e Jeje). Dessa maneira, as cantigas, os rituais, as rezas e oferendas, são as mesmas utilizadas pelos ancestrais africanos outrora.

As diferenças entre Candomblé e Umbanda  A Umbanda trabalha com espíritos, os quais são chamados de guias. São entidades que trabalham na energia do Orixá. São falanges de Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Baianos, Boiadeiros, Ciganos, Marinheiros, Exus e Pombogiras. São essas as entidades que comandam a gira, que realizam os batismos, cruzamentos, etc. Além disso, tais entidades, dão passes, realizam curas, descarregos, falam e se utilizam de elementos como o fumo e o álcool.  No Candomblé não existe a manifestação de espíritos. O que se manifestas nas sessões de Candomblé são as energias dos Orixás. Tais energias fazem com que o iniciado, chamado entre em “transe”. Todavia, esse “transe” é bem diferente da chamada incorporação existente na Umbanda. Além disso, o iniciado quando manifestado pelo Orixá apenas dança seu ritmo. Não fala, não fuma, não bebe, não dá consultas, etc. Apenas chega, reverencia seus Babas e dança suas cantigas, nada mais.

As diferenças entre Candomblé e Umbanda  O sacerdote de Umbanda é chamado de Pai de Santo, Pai de Terreiro, Cacique, ou simplesmente Dirigente.  O sacerdote de Candomblé é chamado de Babalorixá, alguns possuem o título deBabalaô.

Situação do Negro atualmente