UNESC – FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE DO PACIENTE TIPOS DE CAMA
Advertisements

Arrumação de Leito Hospitalar
HIGIENE CORPORAL.
Higiene Corporal Profa. Halene Armada.
Parte 3 .VISÃO ARQUITETÔNICO DO CENTRO CIRÚRGICO PARA ENFERMAGEM.
Treinamento Básico de diretoria e curso de Líderes
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
ROTINA DE IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A. DANTAS.
CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A.DANTAS.
Enfº Pedro Melo FEIRENSINO Curso: Apoio Familiar e à Comunidade Cuidados Humanos Básicos Higiene e Apresentação Pessoal.
UNESC – FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A.
R ISCOS ERGONÓMICOS - M OVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS -TRABALHO DE PÉ: Postura natural e cómoda; Superfície de trabalho ao nível dos cotovelos; Espaço de.
PROGRAMA 5S Treinamento 5S.
Aleitamento Materno Áurea Fabrícia Amâncio Quirino Enfermeira /UENP Bandeirantes - PR Enfermeira Obstetra / UNIGUAÇU – União da Vitória - PR Docente ETEC.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Sabia que quase um quarto das doenças ocupacionais são provocadas pela adopção de más posturas?
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
EnfªMS Célia Alves de Souza
Cronograma de limpeza e Checklist de tarefas
Medidas individuais de bem-estar
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA COZINHA
Anna Carolina e Larissa
BIOQUÍMICA Aula Prática
Mise en Place e sugestões low cost para decoração das mesas
Enf Andrees Souza Higiene Bucal Enf Andrees Souza
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
ENEMA OPACO.
FRATURA DE FÊMUR E PROTESE
Segurança no Lar PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR.
ELETROANALGESIA PROFUNDA
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
Controle dos Micro-organismos
Andreia Aragao Enfermeira
MANUAL DO ACANTONAMENTO
GLICEMIA CAPILAR Prof: Andreia Aragao Enfermeira.
Normas de Apresentação do Serviço
Equipamento de Proteção Individual EPI
CLASSIFICAÇÃO DE ARTIGOS HOSPITALARES
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE)
Educação Física Primeiros Socorros.
(OVACE) Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Alterações Respiratóriais Profª Renata Guzzo Souza Belinelo.
POSTURA CORPORAL.
FISIOTERAPIA- JCI.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Educação Física Primeiros Socorros.
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Higiene e Saúde.
RECEITA DE PUDIM DE LEITE CONDENSADO
Procedimento analítico
NPJ Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito de Vitória
BANHO DO RN É normal o recém-nascido chorar muito durante os primeiros banhos. Também é normal você ficar com medo de machucar o bebê. Como sempre, a segurança.
Higiene Corporal Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP.
Higiene Corporal Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP.
PULSO SINAIS VITAIS Grupo 2: Ana Caroline Sartori Marcelo Green
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
Projecto Teórico Científico
Movimentação e Transporte de pacientes Público: Enfermagem.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
PREPARO DA UNIDADE DO PACIENTE Enf. Patricia Saraiva Especialista em Obstetrícia e UTI Neonatal 1.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO PREMATURO.
Transcrição da apresentação:

UNESC – FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A. DANTAS

SEMIOLOGIA Banho no Leito

SEMIOLOGIA Objetivo: Proporcionar higiene e conforto ao paciente acamado e manter a integridade cutânea. Indicação: Pacientes acamados, dependentes, sedados, inconscientes, em ventilação pulmonar mecânica, com restrições de movimentos. Contraindicação: Pacientes hemodinâmicamente instáveis de difícil controle.

SEMIOLOGIA RISCO/PONTO-CRÍTICO: Em caso de pós operatório e/ou TRM, imobilizações e cirurgia ortopédica deve-se mobilizar o paciente em bloco; Tendência a hipotermia; Erosões e irritação por secagem ou hidratação insuficiente; Queimadura por temperatura inapropriada da água; Queda do leito; Infecções cruzadas por prática deficiente do procedimento, relacionado ao profissional; Infecções por falta de higiene.

SEMIOLOGIA MATERIAIS: Água e sabão, biombo, hamper, cadeira, roupa de cama, comadre ou papagaio, luvas de procedimentos, compressa, bacia, jarro com água morna e sabonete, cotonete, creme ou solução hidratante, comadre, roupa íntima, pijama ou camisola, desodorante, roupa de cama, pente, álcool a 70%.

SEMIOLOGIA Procedimento de Enfermagem: Higienizar as mãos; Orientar o paciente/acompanhante informando como será realizado o procedimento e solicitar sua colaboração; Desocupar a mesa de cabeceira, isolar o ambiente com o biombo, aproximar o hamper e colocar a cadeira ao pé do leito; Isolar a cama com um biombo e/ou fechar a porta do quarto; Dobrar a roupa de cama limpa e posicioná-la sobre a cadeira na ordem de uso;

SEMIOLOGIA Reunir todo o material no carrinho de banho (ou mesa de cabeceira); Fechar janelas e portas para evitar corrente de ar; Oferecer comadre ou papagaio ao paciente; Reduzir a transmissão de microrganismos; Reduzir a ansiedade e propiciar a cooperação; Promover a privacidade; Facilitar a organização e o controle eficiente do tempo; Soltar a roupa de cama e deixar o paciente coberto somente com o lençol;

SEMIOLOGIA Retirar lençóis, cobertores, travesseiros em excesso; Fechar o clamp do equipo de dieta enteral, se houver; Fazer a higiene oral com creme dental ou antisséptico bucal; Abaixar a cabeceira da cama, se não houver contra indicação; Colocar luvas e umedecer com água para iniciar o banho; Higienizar e enxugar o rosto, orelhas e pescoço; Enxugar com toalha de rosto; Retirar as vestes do paciente; Colocar a toalha de banho no tórax do paciente deixando os braços sobre a toalha de banho; Ensaboar, lavar, enxaguar da mão até a axila com movimentos longos e firmes. Iniciar do distal para o proximal;

SEMIOLOGIA Abaixar a toalha até o abdome e lavar o tórax com movimentos circulares; Subir a toalha até o tórax e ensaboar, lavar, enxaguar e enxugar até o abdome; Limpar a cicatriz umbilical com cotonete umedecido; Cobrir o tórax e abdome com lençol; Higienizar e enxugar os membros inferiores, do tornozelo até a raiz da coxa; Repetir o procedimento no outro membro inferior; Aproximar dos pés do paciente a bacia de água; Higienizar e enxugar ambos os pés e retirar a bacia de água,desprezar a água utilizada; Virar o paciente em decúbito lateral colocando a toalha sob as costas e nádegas; Manter a privacidade do paciente;

SEMIOLOGIA Manter a organização do ambiente; Evitar a umidade da pele, causadora da proliferação de microrganismos e aparecimento de assaduras; Higienizar e enxugar as costas e nádegas do paciente; Realizar desinfecção da cama com álcool a 70% e forrar com lençol limpo, colocando forro se necessário; Massagear com creme hidratante; Posicionar o paciente em decúbito dorsal e colocar a comadre e a toalha sob as nádegas;

SEMIOLOGIA Dar o material para o paciente fazer sua higiene íntima. Caso não seja possível, proceder a higiene; Virar o paciente em decúbito lateral e esticar o outro lado do lençol, procedendo como do outro lado; Voltar o paciente em decúbito dorsal; Vestir o paciente; Explicar a importância da higiene pessoal com base no controle de infecção; Descartar a roupa de cama no hamper; Realizar desinfecção da cabeceira e criado mudo; Fazer a arrumação da cama;

SEMIOLOGIA Pentear os cabelos do paciente; Recolher o material do quarto, deixando-o em ordem e o paciente confortável; Orientar possíveis alterações como dores, frio, tremores e comunicar à enfermagem; Encaminhar o material ao expurgo; Lavar com água e sabão e encaminhar ao CME e os demais materiais realizar a desinfecção com álcool a 70% e encaminhar ao destino; Higienizar as mãos; Realizar as anotações de enfermagem no prontuário.

SEMIOLOGIA Promover sensação de conforto e bem-estar, além de melhorar a circulação; Promover o autocuidado como forma de manter e/ou propiciar a independência e autonomia do paciente; A lateralização do paciente evita o uso de força por parte do profissional, além de promover maior segurança durante o procedimento; Manter o ambiente em ordem; Melhorar a auto-imagem do paciente; Reduzir a transmissão de microrganismos; Documentar o cuidado e subsidiar o tratamento;

SEMIOLOGIA Sempre que possível, o banho no leito deve ser feito por duas pessoas. Durante o procedimento devem ser observadas as condições da pele e das (proeminências) ósseas, para a prevenção de úlcera de pressão. Manter os lençóis sujos sempre longe do seu uniforme.