Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
SISTEMA PARA CONTROLE DE INSUMOS EM RESTAURANTES DO TIPO SELF-SERVICE Rafael Knoch Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
SISTEMA PARA AUXILIXAR NO GERENCIAMENTO DA ONG SOCIEDADE CASA DA ESPERANÇA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Arã Mahatma.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA MONTAGEM DE CARDÁPIOS NUTRICIONAIS Natasha Zimmermann Orientador:
APLICAÇÃO DA TÉCNICA RBC NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SUPORTE AOS CLIENTES DA EMPRESA MULTITHERM SISTEMAS E AUTOMAÇÃO JOÃO RODRIGO DA SILVA ORIENTADOR:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
SISTEMA INTEGRADO AOS SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A GERÊNCIA DE PROBLEMAS BASEADO EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
S ISTEMA DE PEDIDOS DE VENDA OFF - LINE UTILIZANDO W EB S ERVICE EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Por Daniel Hass Krahn Orientador: Oscar Dalfovo.
Heloisa Schwämmle Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Fernando Welter Orientador: Paulo Roberto Dias Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Operacionalidade.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS DE AMBIENTES CORPORATIVOS BASEADO NA BIBLIOTECA ITIL Clóvis Diego Schuldt Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Universidade Regional de Blumenau Curso de Sistemas de Informação Mateus Viel Prof. Cláudio Ratke, Orientador WORKCONTROL – FERRAMENTA DE APOIO AO ATENDIMENTO.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
SISTEMA DE CONHECIMENTO EM HELP DESK UTILIZANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS PARA APOIO AOS CLIENTES E CONSULTORES DE SOFTHOUSE NA WEB Por Janira Wehrmeister.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS BASEADO NAS MELHORES PRÁTICAS DA ITIL Karin Schoenfelder Orientador: Wilson Pedro Carli.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO Renato Henschel.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
GERENCIADOR DE INSTALAÇÃO DE ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS
Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Universidade Católica de Moçambique
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso I
Transcrição da apresentação:

Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo

Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos Requisitos Implementação Operacionalidade Resultados e discussão Conclusão

Introdução Modo de atendimento às requisições de suporte de TI sem formalização ITIL e o Service Desk Sistema que apóia nas soluções de ocorrências de TI os atendentes da equipe de Service Desk Necessidade de maior organização

Objetivos Desenvolver um sistema de apoio a Service Desk a fim de apoiar o trabalho das pessoas envolvidas nesta função. Os objetivos específicos do trabalho são: possibilitar consultar através de filtros a base de dados das soluções de ocorrências passadas, permitindo assim, agilizar a solução de incidentes e problemas de suporte de TI no atendimento da equipe de Service Desk; registrar e consultar hardware, software, incidentes e problemas de TI ocorridos na empresa; disponibilizar relatórios e gráficos para consulta e controle.

Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) são sistemas que buscam dados e a partir deles, fornecem informações que ajudam nas tomadas de decisões, ou no processo de tomada de decisão.

INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY (ITIL) No final dos anos 80 a Central Computer and Telecommunications Agency (CCTA), agora o Office for Government Commerce (OGC), com auxílio de profissionais da área de TI na Inglaterra, desenvolveu uma biblioteca de melhores práticas de gerenciamento de TI. ITIL é uma biblioteca de melhores práticas de gerenciamento de TI que visa auxiliar empresas e profissionais a fazerem uma melhor gestão de seus recursos de TI, encontrando-se atualmente na terceira versão. O ITIL não é uma metodologia, e também não é um manual de instruções. É flexível e suas práticas podem ser adaptadas às necessidades das empresas.

Service Desk Especializada e focada nas diferentes áreas de TI, a equipe de Service Desk é responsável por representar a área de TI aos usuários, já que é a única porta de comunicação para o atendimento das solicitações feitas pelos usuários. o Service Desk não serve apenas para registrar incidentes e problemas ou realizar consultas, serve também para realizar requisições de mudanças de equipamentos necessárias, efetuar comunicados sobre indisponibilidade de algum serviço, etc. Os atendimentos no Service Desk funcionam em níveis divididos por experiência, onde o primeiro nível será o que fará o contato inicial, analisando a ocorrência e tentando resolvê-la. Caso não seja possível, a ocorrência vai para o nível de atendimento seguinte. O número de níveis de atendimento varia para cada organização. o Service Desk procura manter um nível de serviço de grande satisfação para seus usuários desde o primeiro contato, durante o processo de atendimento até a sua conclusão.

Incidentes e a Gerência de Incidentes Conforme OGC (2007), um incidente no contexto do ITIL é uma interrupção não planejada de um serviço de TI, ou a redução da qualidade do mesmo. A Gerência de Incidentes tem como responsabilidade encontrar uma solução o mais rápido possível para os incidentes informados. Se não for encontrada uma solução pelo mais alto nível de atendimento para o incidente, o trabalho será encaminhado para a Gerência de Problemas.

Problemas e a Gerência de Problemas Quando um incidente é registrado e não é resolvido, gera-se um problema que estará sob os cuidados da Gerência de Problemas. Segundo OGC (2007), um problema é a causa de um ou mais incidentes. Ou seja, para cada incidente sem solução existe um problema. A Gerência de Problemas será responsável pela solução do problema, que consequentemente gerará a solução do incidente relacionado ao problema. Assim como um incidente, para a solução de um problema utiliza-se o escalonamento entre os níveis de atendentes, o que faz com que a solução seja mais rápida.

Sistema Desenvolvido Foi identificada a necessidade de centralizar os atendimentos às requisições de serviços de TI numa única ferramenta. O propósito principal do sistema desenvolvido é oferecer uma forma simples de cadastro das ocorrências de suporte de TI da empresa, a fim de utilizar o histórico de ocorrências como base de pesquisa fazendo com que exista uma resolução mais rápida de futuras ocorrências. Com o desenvolvimento deste sistema, foram supridas as necessidades citadas.

Trabalhos Correlatos “Sistema de Gerenciamento de Controle de Liberação de Versões de Sistemas Web Baseado na Recomendação ITIL Utilizando Shell UNIX” (SAMAGAIA, 2007) “Sistema Para Help-Desk Baseado em Workflow Utilizando Shell UNIX” (SIMON, 2007) “Modelagem de Processos Aplicada na Gestão de um Ambiente Real de TI” (FERREIRA; RALHA, 2005)

Requisitos do Sistema Alguns dos Requisitos Funcionais de maior relevância:  RF10: O sistema deverá permitir registrar incidentes e problemas.  RF11: O sistema deverá permitir registrar providências de incidentes e problemas.  RF12: O sistema deverá permitir registrar soluções de incidentes e problemas.  RF13: O sistema deverá possibilitar consultar históricos de incidentes e problemas com suas respectivas soluções.

Requisitos do Sistema Requisitos Não Funcionais:  RNF01: O sistema deverá ser implementado utilizando a linguagem Object Pascal, com a ferramenta de desenvolvimento Borland Delphi 7.  RNF02: O sistema deverá utilizar banco de dados Oracle 10g Express Edition.  RNF03: O sistema deverá ser executado em ambiente Windows.

Operacionalidade Sequência das telas apresentadas: 1. Tela de Login 2. Tela Principal 3. Cadastro de Tipo de Hardware 4. Cadastro de Hardware 5. Cadastro de Usuários 6. Consulta de Usuários 7. Liga Usuário X Software 8. Consulta Hardware e Software utilizado por Usuário 9. Registro de Incidentes 10. Registro de Providências de Incidentes 11. Registro de Soluções 12. Consulta de Incidentes

Implementação Para a implementação do sistema, foram usadas as seguintes ferramentas: Para o desenvolvimento do sistema, foi utilizada a ferramenta Delphi 7 Enterprise da empresa Borland. Como banco de dados do sistema desenvolvido, optou-se por utilizar o banco de dados Oracle 10g Express Edition.

Resultados e Discussão Os atendentes do Service Desk desde o primeiro nível de atendimento tiveram uma significativa redução do tempo de atendimento de ocorrências que já haviam acontecido. Devido à possibilidade dos atendentes poderem consultar na base de histórico se haviam casos similares ou mesmo iguais àqueles que estavam registrando. Os atendentes de níveis superiores puderam se dedicar mais à resolução de casos mais complexos, com menos atendimentos mais simples repassados por atendentes de primeiro nível para resolverem.

Conclusões Observou-se melhora significativa no processo de atendimento às requisições de TI Os objetivos propostos foram alcançados Houveram dificuldades no decorrer do trabalho devido à falta de experiência em desenvolvimento de software Foi possível adquirir muito conhecimento na área de desenvolvimento de software

FIM Ser negativo com relação ao futuro significa não aproveitar a vida. Joey Ramone OBRIGADO!