Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA PROJEÇÃO ORTOGONAL
Advertisements

Desenho Projetivo Perspectivas
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
Projeção Ortogonal Desenho I
Projeções Tiago Santos.
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
Espelho Plano Um espelho plano possui duas partes: Refratora ( vidro ou cristal) Refletora ( alumínio ou prata) Os risquinhos representam a parte de.
Cartografia 2.
SISTEMA MONGEANO DE PROJEÇÕES
OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais referentes as folhas para representação de.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Instrutor : Jeferson Lopes de Oliveira Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós.
Escadas e Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Estudo da Reta.
RELÓGIO COMPARADOR. O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos.
PROJETO MONITORIA VISTAS AUXILIARES Letícia Thomaz Noronha Orientador(a): Estela Maris de Souza.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
Desenho Técnico para Mecânica
Geometria Aula 3, ciclo 1.
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES Noções básicas
Ciências da Natureza e suas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
O método de Monge PROJEÇÕES ORTOGONAIS
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Introdução ao desenho técnico
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
CAPITULO 2 Equilíbrio dos Corpos Deformáveis Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Geometria Plana: Estudo de Área de Figuras Planas
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Mapa É uma representação do espaço geográfico, sendo assim um instrumento. em superfície plana e em escala reduzida de um espaço qualquer serve para se.
Ângulos Triângulos Aplica Aplica
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Espelhos Esféricos Prof. Luciano Soares Pedroso.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Função de mais de uma variável
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
GEOMETRIA DESCRITIVA A
AULA 10: Representação e contexto na arquitetura
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos esféricos ESTUDO ANALÍTICO
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos esféricos ESTUDO ANALÍTICO
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJEÇÕES.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
05 Forças Movimentos e forças| Forças e movimentos.
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Transcrição da apresentação:

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar de conservarem as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto. Além disso, a representação em perspectiva isométrica nem sempre mostra claramente os detalhes internos da peça. Na indústria, em geral, o profissional que vai produzir uma peça não recebe o desenho em perspectiva, mas sim sua representação em projeção ortográfica

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Modelo, observador e plano de projeção A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza. Para entender bem como é feita a projeção ortográfica você precisa conhecer três elementos: o modelo, o observador e o plano de projeção.

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Modelo É o objeto a ser representado em projeção ortográfica. Qualquer objeto pode ser tomado como modelo: uma figura geométrica, um sólido geométrico, uma peça de máquina ou mesmo um conjunto de peças.

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Observador É a pessoa que vê, analisa, imagina ou desenha o modelo. Para representar o modelo em projeção ortográfica, o observador deve analisá-lo cuidadosamente em várias posições.

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Plano de projeção É a superfície onde se projeta o modelo. A tela de cinema é um bom exemplo de plano de projeção:

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Diedros Cada diedro é a região limitada por dois semiplanos perpendiculares entre si. Os diedros são numerados no sentido anti-horário, isto é, no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio. O método de representação de objetos em dois semiplanos perpendiculares entre si, criado por Gaspar Monge, é também conhecido como método mongeano. Atualmente, a maioria dos países que utilizam o método mongeano adotam a projeção ortográfica no 1º diedro. Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3º diedro.

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira

Norma Europeia adotada pela ABNT, o objeto se localiza na frente do plano do desenho

Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial DAE - Divisão de Assistência às Empresas Departamento Regional do Espírito Santo FONTES DE PESQUISA ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Faculdade de Arquitetura - Departamento de Expressão Gráfica – UFRGS - Setor Técnico Prof. Alexandre S. Rezende Telecurso 2000 – Desenho Técnico PROTEC – Projetista de Máquinas