Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho MÓDULO 3 SEGURANÇA DO TRABALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão.
Advertisements

Fortaleza, 07 de Junho de GESTÃO DE TREINAMENTOS Mentor: Mentor 1 Desenvolvedores: Desenvolvedor 1, Desenvolvedor 2 Diretoria: Segurança do Trabalho.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Professor: Daniel Moura Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Graduação em Engenharia de Produção.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Organização do SEP. 2. Organização do Trabalho. Programação e planejamento dos serviços. Trabalho em equipe. Prontuário e cadastro.
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
NR 17 Anexo II
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO, exigência lógica Operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos DEVEM.
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
ELETRICISTA.
“Todo trabalho em altura começa no solo”
Proteção Individual e Coletiva
Normas regulamentadoras.
Normas regulamentadoras
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Elementos chaves/ Aplicação:
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
ARACRUZ-ES 07 de Setembro de 2015
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
ARACRUZ-ES 07 de Setembro de 2015
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
Equipamento de Proteção Individual EPI
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO POR: Thiago Arjona 2013.
Ergonomia - Mapa de Risco
Trabalho em altura construção civil.  Considera-se trabalho em altura qualquer serviço executado em altura igual ou superior a 2,00 metros do nível inferior,
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho DINAMAR FERREIRA Administradora, Tec. de Segurança do Trabalho e Docente.
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Documentação de Instalações Elétricas
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
Saúde e Segurança no Trabalho
PROGRAMAÇÃO AULAS PRÁTICAS
ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Leis Brasileiras sobre Segurança do Trabalho
E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
DDSMS Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Nº Obra:Fase/Equipe:Data: Local (endereço/trecho da obra):Duração (min.): 1 - IDENTIFICAÇÃO DA.
Norma Regulamentadora nº Objetivo e campo de aplicação Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
GOIANA – PERNAMBUCO - BRASIL. PERMISSÃO DE TRABALHO ? PERMISSÃO DE TRABALHO ? É uma autorização prévia por escrito em nome da Jeep, das atividades consideradas.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho MÓDULO 3 SEGURANÇA DO TRABALHO

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 1- Conceito SEGURANÇA DO TRABALHO, nada mais é que a ciência que, através de metodologia e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária Acidente - Conceito

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais Acidente Sem Lesão (SL): todo acidente envolvendo máquinas, equipamentos, produtos e sub-produtos, causando apenas perdas materiais sem lesionar pessoas. Acidente Com Perda de Tempo (CPT): todo acidente em que o acidentado, devido à gravidade da lesão não tem condições de reassumir o seu trabalho normal até o dia imediato ao do acidente. Acidente Sem Perda de Tempo (SPT): todo acidente em que o acidentado, após receber o tratamento médico, retorna ao seu trabalho no mesmo dia ou no dia seguinte Acidente - Classificação

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais Acidente de Trajeto: todo acidente ocorrido com o funcionário durante o deslocamento de sua residência para a empresa, ou vice-versa, desde que o trajeto seja o habitual e não tenha sido alterado por interesse próprio. Acidente Típico: é aquele decorrente da característica da atividade profissional que o indivíduo exerce. Acidente com dano material: É o acidente que provoca perdas materiais, paradas de produção e danos a instalações, equipamentos e ferramentas Acidente – Classificação (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais É um evento que causou ou que teve o potencial de causar acidentes. Na EMPRESA todos os incidentes serão registrados, entretanto, somente serão analisados aqueles que tenham elevado potencial de perda Incidente - Conceito

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais Doença Profissional: é produzida ou desencadeada pelo exercício de determinado trabalho. Doença do Trabalho: é adquirida ou desencadeada pelas condições em que a função é exercida Outras definições

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais 2.4- Outras definições (cont.) Aspectos Ambientais: São elementos de atividades, produtos ou serviços da empresa que podem interagir com o meio ambiente. Exemplo: Consumo de água. Impactos Ambientais: São as conseqüências, positivas ou negativas, dos aspectos ambientais. Exemplo: No consumo de água (aspecto ambiental) a possibilidade de causar desperdício e poluição.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais 2.5- Risco x Perigo Risco: É a combinação da probabilidade da ocorrência do perigo e suas conseqüências. Ex: Operar uma máquina sem proteção. Perigo: É uma fonte ou situação com potencial para provocar danos ao ambiente, à propriedade e à saúde. Ex: Máquina sem proteção.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais 2.6- Condição Insegura São condições do meio que podem causar ou contribuir para acidentes/incidentes. Ex: Óleo sobre o piso.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais 2.7- Ato Inseguro São atos que, contrariando os preceitos de segurança, podem causar ou favorecer a ocorrência de acidentes/incidentes. Ex: Não usar os EPI, utilizar equipamentos rotativos com cabelo, roupas e acessórios expostos,entre outros.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais 2.8- Ato Omisso São aqueles em que as pessoas se omitem perante um risco eminente, deixando de comunicá-lo ou cuidando de sua eliminação.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais Para o Acidentado: Dor e incapacidade para o trabalho, lesão pessoal ou fatal. Para a Família: Redução da qualidade de vida, preocupação e transtorno. Para a Empresa: Ambiente de trabalho ruim, qualidade do produto diminuída e danos aos equipamentos de produção. Além disso, depreciação da imagem da empresa e custo final do acidente, que equivale a 4 vezes o custo direto do acidente (pode-se chegar a 70 vezes) Consequências do Acidente de Trabalho

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 2- Definições Gerais Para a Comunidade: Reflexos negativos na geração de empregos com desrespeito ao bem estar das comunidades vizinhas. Nota: Para que todos ganhem, é preciso prevenir os acidentes e para isso os princípios básicos de segurança devem ser seguidos Consequências do Acidente de Trabalho (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 3- Normas Regulamentadoras - NR A segurança do trabalho da ELBI é embasada em normas regulamentadoras (NR), para dar atendimento a legislação e aos requisitos do cliente.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho As principais normas regulamentadoras que são aplicadas as atividades da ELBI são: NR 6 - Equipamento de Proteção Individual – EPI NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional –PCMSO NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade NR 15 - Atividades e Operações Insalubres. NR 16 - Atividades e Operações Perigosas. NR 17 - Ergonomia. NR 23 - Proteção Contra Incêndios. NR 33 - Espaço Confinado NR 35 - Trabalho em Altura 3- Normas Regulamentadoras – NR (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 4- Equipamento de Proteção Individual - EPI Considera- se EPI todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho Conceito

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 4- Equipamento de Proteção Individual – EPI (cont.) A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas, e para atender a situações de emergência Obrigações da empresa

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 4- Equipamento de Proteção Individual – EPI (cont.) Cabe ao empregador quanto ao EPI: Adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Exigir seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, com CA (certificado de aprovação); 4.3- Obrigações da empresa (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 4- Equipamento de Proteção Individual – EPI (cont.) 4.3- Obrigações da empresa (cont.) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado guarda e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 4- Equipamento de Proteção Individual – EPI (cont.) Cabe ao colaborador quanto ao EPI: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação através da bolsa fornecida pela ELBI; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado Obrigações do colaborador

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 4- Equipamento de Proteção Individual – EPI (cont.) 4.5- Exemplos de EPI

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 5- Equipamento de Proteção Coletiva – EPC 5.1- Conceito Considera- se EPC todo dispositivo destinado à proteger um grupo de trabalhadores expostos aos riscos, perigos, e condições inseguras.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 5- Equipamento de Proteção Coletiva – EPC 5.2- Exemplos

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 6- Medidas de Proteção As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. É vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades Proteção Individual

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 6- Medidas de Proteção As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece a NR10 e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança. Na impossibilidade de implementação do estabelecido no item citado acima, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático. O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes Proteção Coletiva

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI Um dos métodos utilizados para a prevenção de acidentes é o DDS, que nada mais é que um pequeno espaço de tempo, recomendado antes do inicio das atividades diárias na empresa e com duração de 5 a 15 minutos, para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à segurança no trabalho que devem ser utilizadas e praticadas por todos os participantes. O diário diálogo de segurança pode ser realizado por profissionais da área de segurança como também por supervisores, encarregados, líderes de equipe e demais funcionários que ministrem bem o assunto a ser discutido.

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) DDS- OBRA

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Falha de Informação Instrumentos de Prevenção: Melhoria da comunicação, com regras de trabalho, práticas padrão, lista de presença, comunicação escrita, código de comunicação para situações críticas, vídeo- tape check-list, checagem do entendimento da informação, acompanhamento, permissão de trabalho, orientação aos novos ou novos na função, memória técnica e arquivo técnico. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.1- Medidas prevencionistas contra o erro humano no trabalho

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Falta de Capacidade Instrumentos de Prevenção: Melhoria da habilitação, com treinamentos, estágio prático com equipamentos novos, seleção, reciclagem, checagem da habilitação dos polivalentes e controle da habilitação do pessoal de empreiteiros. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.1- Medidas prevencionistas contra o erro humano no trabalho (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Falta de Aptidão Física ou Mental Instrumentos de Prevenção: Adequação, com seleção e acompanhamento, kan-bam, remanejamento, medidas sobre o ambiente de trabalho e acompanhamento de fatores estressantes 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.1- Medidas prevencionistas contra o erro humano no trabalho (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Motivação Incorreta Instrumentos de Prevenção: Formação de atitudes, com exemplo dos níveis superiores, acompanhamento de desempenho, reuniões, estabelecimento de limites, punição para todos os níveis, treinamentos sobre valores, permissão de trabalho, liderança adequada e inspeção regular dos postos de trabalho. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.1- Medidas prevencionistas contra o erro humano no trabalho (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Inspeções de rotina: Objetivam checar operações, máquinas, equipamentos e instalações para possibilitar a continuidade operativa dos processos produtivos e, ao mesmo tempo, identificar falhas precoces que possam comprometer o bom funcionamento dos sistemas em apreço. Essas inspeções são realizadas todos os dias. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.2- As inspeções de riscos como medidas prevencionistas

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Inspeções periódicas: Devem ocorrer em períodos determinados, objetivam averiguar falhas que possam ocorrer após determinado tempo de uso. Por exemplo: Inspeções mensais em sistemas de proteção contra incêndio ou em algum tipo de equipamento com um determinado acúmulo de horas. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.2- As inspeções de riscos como medidas prevencionistas (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Inspeções especiais: Geralmente feitas em processos ou instalações novas. Visam descobrir e eliminar os riscos antes do funcionamento. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.2- As inspeções de riscos como medidas prevencionistas (cont.)

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho A APR é uma técnica de identificação de perigos e análise de riscos que consiste em identificar eventos perigosos, causas e conseqüências e estabelecer medidas de controle. È preliminar, porque é utilizada antes de iniciar o trabalho. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.3- Análise Preliminar de Riscos – APR

Treinamento Básico Introdutório -TBI Módulo 3 – Segurança do Trabalho Permissão para trabalho que consiste em liberar trabalhos não rotineiros e de alto risco. 8- Medidas preventivas de Segurança no Trabalho adotadas pela empresa ELBI (cont.) 8.4- Permissão de Trabalho – PT