R ISCOS ERGONÓMICOS - M OVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS -TRABALHO DE PÉ: Postura natural e cómoda; Superfície de trabalho ao nível dos cotovelos; Espaço de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
Advertisements

10 Princípios em Ergonomia.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Dicas para uma boa ergonomia na Informática
Ergonomia preventiva.
Como viver bem com ela e prevenir
Norma Regulamentadora 17 Ergonomia
A posição correta na cadeira
QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO TRABALHO
CHECK-LIST NR 17.
Ergonomia II NR-17.
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Ergonomia
Adaptação do trabalho ao Homem:
COMO PROJETAR UM ESCRITÓRIO.
Layanne Lobo.  O posto de trabalho deve se dimensionado de forma que a maioria de seus usuários tenha uma postura confortável.
A MESA DE TRABALHO UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Administração | DGEEI - Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas.
4. A CADEIRA UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Administração | DGEEI Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas | SHST Segurança,
1. O MONITOR UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Administração | DGEEI Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas | SHST Segurança,
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Os ossos do Corpo Humano E.E.Ernesto Solon Borges Prof. Afonso Prof. Ste: José Alberto Ciências 8ºEF Aluno: Cláudio.
Estruturas Hipoestáticas, Isostática, e Hiperestáticas
Iluminação em Museus Luminotécnica; Projeto e Aplicação de Iluminação em Museus Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
 Mantenha o mouse e outros acessórios próximos ao teclado e no mesmo plano.
Orientações Posturais Dr. Eduardo Gallas Leivas
Refração da Luz Refração da Luz Mudança de velocidade devido à mudança de meio de propagação. velocidade Varia ao mudar de meio.
PROFª. MSC. NECIENNE DE PAULA. Análise Ergonômica do Trabalho Abordar o Trabalhador Observação da tarefa Entrevista com os trabalhadores, questionamento.
A postura “A CONDUZIR” UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Administração | DGEEI - Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas clique nas setas.
NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características.
Levantamento manual de cargas UNIVERSIDADE DE COIMBRA | Administração | DGEEI - Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas.
... Treinamento de Transporte Manual de Carga Treinamento: Transporte manual de cargas.
Iluminação CURSO BÁSICO DE HIGIENE INDUSTRIAL Módulo III E&P-BC/GESEG/Higiene Industrial Elaborador por: Maria Cristina Dias dos Reis 1998.
Sabia que quase um quarto das doenças ocupacionais são provocadas pela adopção de más posturas?
Ergonomia
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Projecto de iluminação interior
DIVISÃO DA SUPERFICIE CORPORAL EM REGIÕES
Comportamento Humano nas Organizações
Geometria Projetiva PROJEÇÃO ORTOGONAL.
A B O ESQUELETO FICHA FORMATIVA NOME DATA
Sistema esquelético.
O Corpo Humano Os Ossos.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
Corridas Rasas.
Para aliviar tensões do dia-a-dia Clinica Saúde & Bem Estar
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Capítulo 35 - Interferência
LUZ.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
AÇÕES E POSTURA Documentos de Recursos
? Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
POSTURA CORPORAL.
1ª Lei da Reflexão Regular
Automassagem para aliviar tensões do dia-a-dia
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
ERGONOMIA Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
O Corpo Humano Os Ossos.
Climatização em Postura
Automassagem para aliviar tensões do dia-a-dia
O Planeta Terra As estações do ano.
Exame físico da coluna
PREVENÇÃO DE QUEDAS NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA - AVDs
Transcrição da apresentação:

R ISCOS ERGONÓMICOS - M OVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS -TRABALHO DE PÉ: Postura natural e cómoda; Superfície de trabalho ao nível dos cotovelos; Espaço de trabalho arrumado; Alternar as posturas.

MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS TRABALHO SENTADO: Costas direitas e região lombar apoiada; Assento adequado (a coxa e perna: ângulo de 90º); Apoio para os pés. -

NA MOVIMENTAÇÃO LATERAL: Não torcer o tronco; rodar todo o tronco para mover lateralmente a carga; Usar calçado cómodo e de tacão baixo; Alternar, sempre que possível, tarefas que exijam posturas diferentes; Fazer exercício físico para fortalecimento da Musculatura.

ECRÃ Colocação do topo do ecrã ao nível dos olhos; Orientação e inclinação reguláveis (0ºa 15º); Regulação da intensidade luminosa e do contraste; Opção pelo fundo claro e por carateres escuros; Ausência de reflexos; Imagem estável e sem cintilação. ECRÃS DE VISUALIZAÇÃO

TECLADO Inclinação regulável do teclado (5ºa 15º) Teclas claras com carateres escuros Separação do teclado em relação ao ecrã

MESA Dimensões adequadas : Regulação do ecrã e teclado Disposição dos documentos e instrumentos de trabalho Espaço adequado ao apoio da mão, punho e antebraço Tampo baço e arestas arredondadas.

CADEIRA Estabilidade (cinco pés com rodas); Altura regulável do assento e encosto; Inclinação regulável do encosto; Encosto com dimensões que permitam o apoio da região lombar e dorsal; Apoio de braços, Estofo confortável.

ESPAÇO DE TRABALHO Amplo para permitir a movimentação necessária ao trabalho e a alternância de posturas

I LUMINAÇÃO Adequação às tarefas globais (300 a 500 lux) Ausência de reflexos no ecrã Ausência de encadeamento da luz natural e/ou artificial Lâmpadas fluorescentes (ligadas a fases diferentes)

RUÍDO Até 55 dB(A) em tarefas que exijam concentração Até 60dB(A) em tarefas de rotina

A MBIENTE TÉRMICO No Inverno (temperaturas entre 18ºa 24 ºC) No Verão (temperaturas entre 24ºa 26ºC) A humidade relativa do ar entre 45% a 55%.

CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO COM ECRÃS DE VISUALIZAÇÃO Ao nível dos olhos: Ardor Fadiga Lacrimejo Vermelhidão dos olhos “Picadas”nos olhos Sensação de ofuscação

CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO COM ECRÃS DE VISUALIZAÇÃ O Ao nível do tronco: Dores na região dorso-lombar e cervico--dorsal Ao nível do membro superior que intervém na digitalização: Dores na região do punho Dores ao nível do cotovelo e ombro

ONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO COM ECRÃS DE VISUALIZAÇÃO Ao nível dos membros inferiores: Dores nos membros inferiores A nível psíquico: Stress psicossocial

POSTURAS Curvaturas da coluna vertebral (cervical, dorsal, lombar e sagrada) e importância de as manter nas suas posições naturais.