COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA (COM-VIDA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
Advertisements

O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Educação Ambiental Prof.ª Jackeline Cardoso Bahé Mst Engenharia Ambiental e Doutoranda em Meio Ambiente 2009.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Total de Escolas: escolas
Centro Educacional Unificado
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
EVENTO REGIONAL DE EA É a realização de 03 eventos que ocorrerão simultaneamente nos dias 27,28 e 29 de maio de Local desejável – Teatro Mário Covas.
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Conselho Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e Sisal GT Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e.
Projeto Político Pedagógico - PPP

Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
O conceito básico da Agenda 21
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
O QUE É A CONFERÊNCIA Processo pedagógico e participativo
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Secretaria Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Diretoria de Ensino – Região Osasco
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
A BNCC e a Saúde.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA (COM-VIDA)

Potencializar as ações de educação ambiental nas escolas dos ensinos fundamental e médio, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas à sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos. A escola vai implantar ou revitalizar? OBJETIVO

Promover o intercâmbio entre a escola e a comunidade Focalizar as questões socioambientais indicadas no processo de construção do PPP. FUNÇÕES Criação de espaços na escola que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Espaços para debates e tomada de decisões compartilhadas entre gestores, professores e estudantes comunidade. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Para a criação das COM-VIDAS nas escolas, o MEC/Coordenação de Educação Ambiental, adotou uma metodologia de pesquisa ação participativa, chamada Oficina de Futuro, e que tem a “cara do jovem”. Ela permite a participação coletiva de forma dinâmica, ajudando também na construção de um plano de ação para tirar a COM-VIDA do papel. FORMAÇÃO DA COMISSÃO

Significa “um lugar onde ocorrem grandes transformações”. A Oficina de Futuro consiste em uma série de passos ou etapas para a construção de projetos coletivos, com duração que pode variar de acordo com o ritmo e o aprofundamento do grupo. Passos: Árvore dos sonhos; As pedras no caminho; Jornal mural; COM-VIDA para Ação. 1 Metodologia criada pela ONG Instituto ECOAR para a Cidadania. ( OFICINA DE FUTURO¹

Etapa 1 O gestor, em uma reunião interna com a equipe pedagógica, os estudantes, os professores, os funcionários e os colaboradores, explica a COM-VIDA, a importância na escola e as responsabilidades para a partir daí selecionar os integrantes de diferentes setores; A coordenação da comissão pode/deve ficar com jovens, preferencialmente do Ensino Médio, sob a supervisão de pelo menos um professor; COMO ORGANIZAR

Etapa 2 Convidar a comunidade escolar para reunião explicativa sobre a COM-VIDA; Apresentar os estudantes, professores, funcionários e colaboradores que compõem a equipe da já eleitos em reunião anterior na escola; Faz-se o convite entre os presentes na reunião para a composição da comissão. COMO ORGANIZAR

Etapa 3 Agendar uma reunião com os integrantes da comissão, o gestor e representantes das Gereds/Coordenadoria para pensar na formação, organização dos trabalhos, entre outros. Fazer o “Acordo de Convivência”, que é um conjunto de entendimentos feitos entre as pessoas para facilitar o funcionamento da COM-VIDA. Uma vez que todos ajudam a construir e concordam, tornam-se responsáveis por cumprir o acordo. COMO ORGANIZAR

A COM-VIDA será o apoio das ações de educação ambiental na escola, na perspectiva de torná-la um espaço educador sustentável e promotor de saúde e ainda realizar/mobilizar ações nos diferentes espaços escolares; Só tem sentido criar a COM-VIDA se for para modificar para melhor o dia a dia da escola e comunidade – compromisso socioambiental; IMPORTANTE

Estudantes são os principais articuladores da Com-vida, podendo ser: delegado ou delegada eleitos na Conferência de Meio Ambiente na escola; grupos de estudantes que já realizam ações na área; Grêmio Estudantil preocupado com o tema; Para elaborar um acordo de convivência precisa ter respeito mútuo, solidariedade, respeito às diversidades, transparência e reconhecimento do espaço do outro; Organizar a Agenda 21 na escola; IMPORTANTE

A educação ambiental deve constar no Projeto Político Pedagógico, com desdobramento em todas as etapas da Educação Básica e em todas as disciplinas; A escola proporcionar a formação dos envolvidos, na Proposta Curricular do Estado – PCSC e na legislação nacional, estadual e municipal. Formar leitores acerca da EA crítica, participativa, sistêmica e holística; Registrar em Ata todas as etapas e fazer a memória fotográfica e a lista de presença. IMPORTANTE

Material de Apoio

Lei nº , de 27 de abril de 1999Lei nº , de 27 de abril de Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei nº /10 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes que permitem o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Resolução n° 02, de 15 de junho de Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, bem como o parecer n° 14/2012. Material de Apoio

Elaboração Edinéia Rauta Pagani – Assessoria de Comunicação - ASCOM Leila Cristiane Machado Schlemper – GABSA Maria Benedita da Silva Prim – DIPE/ Rosimari Koch Martins - DIGR/GEMPE Colaboradores Andrea de Castro Alves – DIGR/GEMPE Alethea Patrícia Ferreira – Instituto Estadual de Educação/IEE Sérgio Luiz de Almeida – Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis Maria das Dores Pereira - GABSA Neide Beschtold - DIGR/GEMPE Ketryn Fabiana Cidade Beseke - DIGR/GEMPE Revisão Textual e Gramatical Olires Marcondes do Espírito Santo

Apoio pedagógico na SED : NEPRE - Rosi (048) NEA Maria Benê (048) OBRIGADA!