de
SESSÕES INICIAIS Estabelecimento de Rapport Realização de diagnóstico (ateórico e teórico) Reconhecimento das dificuldades do paciente e instauração da esperança Identificar expectativas com relação à terapia Estabelecimento conjunto de metas / objetivos Familiarização do paciente quanto ao modelo cognitivo, ao processo da terapia e quanto a sua patologia
Diagnóstico Ateórico EIXO I: EIXO I: T. Depressivo Maior Recorrente Severo T. Depressivo Maior Recorrente Severo Distimia Distimia T. Doloroso T. Doloroso EIXO II: EIXO II: Traços de Personalidade Obsessivo-compulsiva Traços de Personalidade Obsessivo-compulsiva EIXO III: EIXO III: Cefaléia Cefaléia Gastrite Crônica Gastrite Crônica Obesidade Grau I Obesidade Grau I EIXO IV: EIXO IV: Problemas com Grupo de Apoio Primário Problemas com Grupo de Apoio Primário Problemas ocupacionais Problemas ocupacionais
Diagnóstico Teórico (Cognitivo) TRÍADE COGNITIVA TRÍADE COGNITIVA VISÃO DE SI VISÃO DE SI Sem atrativos (feia, pobre) Sem atrativos (feia, pobre) Injustiçada Injustiçada Chata Chata Inteligente e competente Inteligente e competente Culta Culta Amiga Amiga VISÃO DO MUNDO (OUTROS) VISÃO DO MUNDO (OUTROS) Maldosos Maldosos Egoístas e interesseiros Egoístas e interesseiros Felizes Felizes VISÃO DO FUTURO VISÃO DO FUTURO Reservada Reservada Relacionada a melhoria de suas condições atuais Relacionada a melhoria de suas condições atuais
DIAGRAMA DE CONCEITUALIZAÇÃO Dados Relevantes da História Filha caçula. 1 único namoro que foi proibido pelo pai. Pais rígidos e altamente moralistas em sua educação. Filho considerado especial e tendo todos as vantagens na casa. Criada para cuidar dos pais. Crenças Centrais Sou injustiçada. Sou feia e chata. Sou culta, inteligente e amiga. Os outros são intereseiros e com 2as intenções. Minha família não me ama. Tenho que diminuir meu sofrimento. Crenças Intermediárias / Crenças regras Se sou injustiçada, tenho direito de reclamar. Se sou feia e chata, devo centrar-me nos estudos Se sou feia, chata, inteligente e culta, as pessoas só gostam de mim quando tabalho para elas. Estratégias Compensatórias Reclamar, acusar, crises de choro, ideações suicídas, brigas com colegas, grande ingestão alimentar, “shopping médico”
Encaminhar para tratamento psicofarmacológico Psicohigiene do sono Reestruturação cognitiva sobre si, outros, trabalho, sexualidade etc. Aumentar contatos com amigos e vizinhos Construir estratégias para melhor lidar com a convivência com a mãe e as colegas de trabalho Treino de habilidades sociais para aumentar suas chances de relacionamentos afetivos METAS PARA O TRATAMENTO
SESSÕES INTERMEDIÁRIAS Promoção uma reestruturação cognitiva (substituição de crenças desadaptativas por outras mais adaptativas) Aumento das habilidades de automonitoramento Melhoria das habilidades de enfrentamento e resolução de problemas Aumento da funcionalidade do paciente em seu meio Objetivo geral: atingir as metas estabelecidas
Breve atualização e verificação do humor (e de medicação e/ou uso de drogas quando aplicável) Ponte com a sessão anterior Estabelecimento de roteiro / agenda Revisão da tarefa de casa Discussão dos tópicos do roteiro Estabelecimento de tarefa de casa Resumo final e feedback ESTRUTURA DAS SESSÕES
SESSÕES FINAIS Consolidação dos ganhos Ênfase no automonitoramento Expectativas com relação a alta Idéias associadas a continuação do tratamento farmacológico Recaída Fracasso